Mais curta

Pantanal perdeu quase 50 capítulos na Globo

Remake chega ao fim em 7 de outubro totalizando 167 episódios, ante 216 da versão exibida na Manchete em 1990


Alanis Guillen, Jesuíta Barbosa, Marcos Winter e Cristiana Oliveira nas duas versões de Pantanal
Na Globo, Alanis Guillen e Jesuíta Barbosa assumiram papéis que foram de Cristiana Oliveira e Marcos Winter na primeira versão de Pantanal - Fotos: Reprodução
Por Walter Felix

Publicado em 23/09/2022 às 04:47,
atualizado em 23/09/2022 às 08:53

Pantanal chega ao fim na Globo em 7 de outubro. Isso significa que o remake assinado por Bruno Luperi, no ar desde 28 de março, terá um total de 167 capítulos. A adaptação cortou 49 capítulos da novela original, escrita por Benedito Ruy Barbosa e apresentada na Manchete, em 1990, com 216 capítulos.

A primeira versão de Pantanal foi exibida há 32 anos, em uma época em que os folhetins longos eram mais comuns. Naquele mesmo ano, a Globo apresentou Barriga de Aluguel (1990) às 18h, com um total de 243 capítulos. Sucessora de Pantanal na Manchete, A História de Ana Raio e Zé Trovão (1990) chegou ao fim com 251.

Atualmente, entretanto, a política da emissora privilegia tramas mais curtas, que raramente se aproximam dos 200 capítulos. Há exceções, como Cara e Coragem, exibida às 19h, que só deve chegar ao fim em janeiro de 2023. Internamente, especula-se que Terra Vermelha, prevista para as 21h no ano que vem, também fure a bolha e chegue até a 250.

A queda chama atenção, principalmente ao considerar que Bruno Luperi pouco mexeu nos rumos da história criada por seu avô. A história que se vê no ar é praticamente idêntica àquela escrita por Benedito Ruy Barbosa. Recentemente, ele respondeu às críticas por não mudar o destino de alguns personagens – como o sumiço de Trindade (Gabriel Sater).

O rumo dos personagens da primeira versão está sendo o mesmo. As alterações estão restritas a comportamentos de 1990 que não cabem em 2022 – como a abordagem mais cuidadosa da homofobia por meio de Zaquieu (Silvero Pereira) e fala sobre machismo envolvendo Guta (Julia Dalavia) e Maria Bruaca (Isabel Teixeira).

Mesmo com “barriga”, novela da Globo perdeu cenas contemplativas do Pantanal e que pouco agregam à trama

Pantanal perdeu quase 50 capítulos na Globo

A queda dos 216 capítulos da Manchete para 167 na adaptação da Globo não significa um prejuízo tão grande à trama. Há 32 anos, os capítulos também eram mais curtos. Atualmente, a produção do horário nobre tem cerca de 50 minutos diários de arte no ar, bem menos que a duração de cada episódio da versão original.

Prova disso é que a reprise da Pantanal de 1990 no SBT em 2008 também teve uma menor quantidade de capítulos. Foram 188 ao todo, considerando não apenas um possível aumento na duração de cada episódio, mas também que a reapresentação na emissora de Silvio Santos estava suscetível a possíveis cortes na edição.

O estilo contemplador da novela original também justifica a queda nos números. A versão da Manchete era pontuada por longas cenas com imagens de bichos e paisagens do Pantanal, recurso utilizado em menor escala na Globo. Também eram mais frequentes as “prosas” entre os personagens que pouco agregavam à narrativa. Sequências de nudez em banhos de rio, uma das marcas do original, também ficaram de fora.

Pesa contra a Pantanal da Globo a crítica recente de que a novela estaria andando em círculos, se repetindo e com uma grande “barriga” – período em que nada acontece. Assim, pode-se concluir que a diminuição em 50 capítulos, se não extinguiu esses problemas, presentes na primeira novela, ao menos impediram que estes ficassem ainda mais evidentes.

Com o último capítulo exibido em 7 de outubro, Pantanal será substituída na faixa das 21h na Globo por Travessia. A novela, criada e escrita por Gloria Perez e com direção artística de Mauro Mendonça Filho, tem no elenco nomes como Lucy Alves, Rômulo Estrela, Chay Suede, Jade Picon, Giovanna Antonelli, Alexandre Nero, entre outros.

O NaTelinha divulga todos os dias os resumos dos capítulos, detalhes dos personagens, entrevistas exclusivas com o elenco e spoiler da novela Pantanal. Confira!

Acompanhe a TV NaTelinha no YouTube

Resumos de novelas, entrevistas exclusivas, bastidores da televisão, famosos, opiniões, lives e muito mais!

Inscreva-se
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado