Confidente

Pantanal: Juma revela a Filó que descobriu seu segredo

Mulher-onça diz que o Velho do Rio lhe contou a verdade guardada pela cozinheira por mais de 20 anos


Alanis Guillen e Dira Paes como Juma e Filó na novela Pantanal, em exibição na Globo
Em Pantanal, Filó faz Juma prometer que guardará segredo sobre paternidade de Tadeu - Foto: Reprodução/Globo

Em Pantanal, Juma (Alanis Guillen) vai revelar a Filó (Dira Paes) que descobriu o segredo guardado pela cozinheira a vida inteira. Em cenas previstas para irem ao ar na próxima semana, em 30 de setembro, sexta-feira, na Globo, a mulher-onça tem uma conversa íntima com a amiga, que abre o coração sobre um mistério guardado a sete chaves.

Na penúltima semana de Pantanal, Juma conta a Filó que o Velho do Rio (Osmar Prado) afirmou que Tadeu (José Loreto) não é seu neto biológico. A conclusão da entidade é de que o rapaz não é filho de José Leôncio (Marcos Palmeira), ao contrário do que a mãe do peão contou quando o casal ainda era jovem.

Filó fica desesperada, com medo de que a verdade chegue aos ouvidos do filho. Só que Juma trata de acalmar a amiga. Ela garante que não pretende revelar o que sabe a ninguém, comprometendo-se a guardar segredo. Só que não demora muito até que a história caia na boca do povo.

Após a conversa entre as duas, José Leôncio e Tadeu vão se estranhar mais uma vez. O fazendeiro repreende o peão por ter usado a sela de prata do avô Joventino. Os dois têm uma discussão, e o namorado de Zefa (Paula Barbosa) desafia o patriarca dizendo que só se casa com a empregada se o rei do gado também oficializar sua união com Filó.

Tadeu descobre que não é filho de José Leôncio no fim de Pantanal

imagem-texto

Só que, às vésperas do casório, Tadeu ouve uma conversa em que Filó menciona que o jovem não é filho biológico de José Leôncio. Revoltado por ter sido enganado, ele arruma suas coisas e vai embora da fazenda. A família se preocupa com o sumiço do rapaz, e Zefa não se conforma de ter sido abandonada a poucos instantes do casamento.

Na fuga de casa, Tadeu vai encontrar o Velho do Rio, que chama o amigo de Tibério (Guito) para um dedo de prosa. “Você ia embora de casa sem pedir a bênção do seu pai?”, indaga o encantado. “Ele não é meu pai, velho”, devolve Tadeu. “E você conhece algum outro? Arranca essa mágoa do seu peito”, dispara o homem-sucuri.

“Quando falei com a Juma que você não era meu neto, eu estava falando de sangue. Não estava falando de amor. Claro que você é meu neto!”, crava o fantasma. “Eu ouvi você tocando seu berrante, se despedindo do seu pai. Aí é que eu vi que você é meu neto, sim. Porque só eu toco um berrante daquele jeito”, elogia ele, emocionando o neto.

“Você não podia ter arranjado um pai melhor nessa vida. Quem te fez nem sabe que você existe. Volta lá e diz que conversou com o Velho do Rio. Diz que falou comigo, que te chamei de neto. Vai lá e conta essa história.”

Velho do Rio (Osmar Prado)

Quando o Tadeu se distrai, percebe que o Velho do Rio desapareceu. “Diacho! Será que eu estou sonhando?”, indaga o peão. Antes de ir embora, ele conclui: “Não sou filho de sangue, sou filho de amor”. Mais tarde, ele tem um acerto de contas com José Leôncio, perdoando o pai pelos erros do passado.

O NaTelinha divulga todos os dias os resumos dos capítulos, detalhes dos personagens, entrevistas exclusivas com o elenco e spoiler da novela Pantanal. Confira!

Acompanhe a TV NaTelinha no YouTube

Resumos de novelas, entrevistas exclusivas, bastidores da televisão, famosos, opiniões, lives e muito mais!

Inscreva-se
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado