Desfecho

Pantanal: Saiba o final de todos os personagens

Assassinato, casamento e morte súbita marcam os últimos capítulos da novela


Murilo Benício, Marcos Palmeira, Dira Paes e Alanis Guillen em Pantanal, novela da Globo
Tenório, José Leôncio, Filó, Juma e mais: saiba o que acontece com cada personagem no fim de Pantanal - Foto: Reprodução/Globo
Por Walter Felix

Publicado em 22/09/2022 às 04:19,
atualizado em 22/09/2022 às 13:08

Os últimos capítulos de Pantanal terão assassinato, casamento e morte súbita. O autor Bruno Luperi já anunciou que vai manter o mesmo desfecho da novela original, escrita por seu avô, Benedito Ruy Barbosa, para a Manchete em 1990. Assim, os principais personagens da trama terão o mesmo fim que há 32 anos.

Nos próximos capítulos de Pantanal, os acontecimentos se encaminham para um final feliz. O vilão Tenório (Murilo Benício) será castigado por suas maldades, enquanto José Leôncio (Marcos Palmeira) e Filó (Dira Paes) planejam subir ao altar. Uma reviravolta, contudo, muda os rumos da trama.

Confira, a seguir, o final dos principais personagens da novela:

Tenório é assassinado por Alcides

imagem-texto

Depois de estuprar Alcides (Juliano Cazarré), Tenório sofrerá uma revanche do peão. Na última semana de Pantanal, o amante de Maria Bruaca (Isabel Teixeira) tem um embate com o grileiro. Os dois se enfrentam e o fazendeiro leva a pior, ferido no peito pelo algoz. Ele não morre na hora, mas tem seu corpo engolido por uma sucuri.

Depois do episódio, Alcides e Maria Bruaca vão embora da região. Já Zaquieu (Silvero Pereira) finalmente consegue ser respeitado como um peão de verdade, mas não ganha um amor no desfecho – isso ainda pode mudar, já que o remake tratou da sexualidade do personagem de forma diferente da versão original.

Com a morte do marido, Zuleica (Aline Borges) assume os negócios da família e firma uma sociedade com José Leôncio, colocando fim à rivalidade na região. Ela recebe o apoio de Guta (Julia Dalavia) e Marcelo (Lucas Leto), agora assumidos como casal. Já Renato (Gabriel Santana) se arrepende de ter ficado ao lado do pai em seus crimes.

Final feliz para os casais

imagem-texto

A maior parte dos casais terá final feliz. Irma (Camila Morgado) dá à luz ao filho de Trindade (Gabriel Sater) com a ajuda do violeiro, que retorna brevemente para pedir que José Lucas (Irandhir Santos) cuide da criança como se fosse dele. A nova mamãe e o primogênito de José Leôncio, que ingressa na política, terminam a novela juntos, com a bênção de Mariana (Selma Egrei), que aprova a união.

Tadeu (José Loreto) finalmente se casa com Zefa (Paula Barbosa) após ter uma crise de identidade ao descobrir que não é filho biológico de José Leôncio. Também depois de parir, Juma (Alanis Guillen) se acerta com Jove (Jesuíta Barbosa) e passa a morar com ele na fazenda da família. Os dias também serão felizes para Muda (Bella Campos) e Tibério (Guito).

José Leôncio assume lugar do Velho do Rio

imagem-texto

A cerimônia de casamento entre Tadeu e Zefa será a mesma que vai oficializar a união entre Filó e José Leôncio. O casal, contudo, tem pouco tempo para curtir o matrimônio: no dia seguinte, o fazendeiro começa a se sentir mal, tem um ataque do coração e cai morto na sala de casa.

Em seguida, José Leôncio finalmente reencontra seu pai, o Velho do Rio (Osmar Prado). A entidade explica que nunca apareceu para o filho porque este não acreditava que seria possível. O encantado explica, ainda, que o herdeiro assumirá seu lugar no objetivo de zelar pela família. “Cuida da tua comitiva”, diz o amigo de Juma, antes de partir para o descanso eterno.

Viúva, Filó sofre de saudade

imagem-texto

Uma passagem de tempo marca a sequência final da novela. Filó aparece alguns anos mais velha e vê a filha de Jove e Juma e o filho de José Lucas e Irma passeando pelo Pantanal. Ela percebe que as crianças interagem com algo invisível e conclui tratar-se de José Leôncio, que assumiu a identidade do Velho do Rio.

“Por que só essas crianças veem esse Velho do Rio? Se ele é mesmo o meu Zé Leôncio, por que não aparece para mim?”, reflete Filó na última cena. Se seguir à risca o roteiro original, a novela termina com a imagem do patriarca caminhando com os netos, sobreposta pela seguinte mensagem:

“O homem é o único animal que cospe na água em que bebe. O homem é o único animal que mata para não comer. O homem é o único animal que corta a árvore que lhe dá sombra e frutos. Por isso, está se condenando à morte. Palavras do Velho do Rio, meu pai.”

Benedito Ruy Barbosa

O último capítulo de Pantanal vai ao ar em 7 de outubro. A novela será substituída às 21h na Globo, por Travessia, criada e escrita por Gloria Perez, com direção artística de Mauro Mendonça Filho.

O NaTelinha divulga todos os dias os resumos dos capítulos, detalhes dos personagens, entrevistas exclusivas com o elenco e spoiler da novela Pantanal. Confira!


Imagem da thumbnail do vídeo

Acompanhe a TV NaTelinha no YouTube

Resumos de novelas, entrevistas exclusivas, bastidores da televisão, famosos, opiniões, lives e muito mais!

Inscreva-se
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado