Nada feliz

Viúva e abandonada: O fim de Filó em Pantanal

Saiba como foi o final da cozinheira na primeira versão da novela


Dira Paes como Filó em cena da novela Pantanal, em exibição na Globo
Em Pantanal, felicidade de Filó após casamento com José Leôncio dura pouco - Foto: Reprodução/TV Globo

Em Pantanal, Filó (Dira Paes) deve ter um fim nada feliz. No último capítulo da novela da Globo, a cozinha deve terminar a história viúva e abandonada. Isso se o remake assinado por Bruno Luperi seguir à risca o desfecho da trama original, criada por Benedito Ruy Barbosa e exibida na extinta Manchete em 1990.

No fim de Pantanal, Filó finalmente se casa com José Leôncio (Marcos Palmeira). O casamento dos dois é celebrado junto ao de Tadeu (José Loreto) e Zefa (Paula Barbosa), que também se acertam no decorrer da história. A cerimônia é acompanhada por boa parte dos personagens, que se reúnem para comemoração na fazenda.

Na noite de núpcias, Filó não se aguenta de tanta felicidade. “Hoje eu quero dormir e sonhar com o dia mais feliz da minha vida”, comemora a recém-casada. “Ocê foi a minha perdição”, declara José Leôncio na cama com a esposa. “Ai como eu gosto de ouvir isso”, devolve a mãe de Tadeu.

“Eu pensei que fosse ouvir o berrante tocando de novo hoje na cerimônia de casamento”, comenta o fazendeiro, lembrando que isso aconteceu na união entre Jove (Jesuíta Barbosa) e Juma (Alanis Guillen). “Vai ver que o Velho do Rio tá descansando. Ou então foi-se embora daqui”, responde Filó.

Em seguida, a morena se insinua para o marido. “Cê tá cansado, Zé?”, questiona ela. “Tô, Filó. Hoje eu tô cansado… Cê me perdoe”, responde José Leôncio. “Perdoar ocê de quê, Zé? Ocê me deu tudo que uma mulher pode querer na vida”, declara ela. “Então hoje cê dorme quieta”, responde o fazendeiro, que ouve da mulher: “Eu vou dormir feliz”.

José Leôncio morre no último capítulo de Pantanal e deixa Filó inconsolável

imagem-texto

Só que o clima de felicidade dura pouco. No dia seguinte ao casório, após a noite de núpcias, José Leôncio acorda com dores no peito e tem um mal súbito. Na sequência, Filó fica inconsolável ao dar de cara com José Leôncio morto na sala de casa. Os gritos de desespero da viúva são ouvidos por todos na casa.

Todos os membros da família Leôncio vão correndo até a sala para ver o que está havendo. Entre eles, além de Jove e Juma e de Tadeu e Zefa, casados, estão também José Lucas de Nada (Irandhir Santos) após se acertar com Irma (Camila Morgados). Eles ficam perplexos diante do cadáver do patriarca, que morreu sorrindo.

"O pai de ocês foi embora", anuncia Filó a Jove, Tadeu e José Lucas. O corpo de José Leôncio é velado na cena seguinte, em alto-mar, com todos os parentes reunidos em barcos. No mundo dos mortos, o chefe da família reencontra o pai, o Velho do Rio (Osmar Prado), e assume seu lugar para zelar pelos entes queridos.

A última cena da novela reúne José Leôncio e os netos, que caminham pelo avô pela fazenda no Pantanal. O tempo passa e Filó aparece cuidando de toda a família anos depois. Ela estranha o comportamento da filha de Jove e Juma e do filho de José Lucas e Irma, que parecem interagir com alguma entidade invisível.

A antiga cozinheira e agora patroa logo presume que os meninos estão conversando com José Leôncio, que segue abençoando a família em outro plano. Triste e sozinha na porta da fazenda, ela se questiona: “Por que só essas crianças veem esse Velho do Rio? Se ele é mesmo o meu Zé Leôncio, por que não aparece para mim?”.

O NaTelinha divulga todos os dias os resumos dos capítulos, detalhes dos personagens, entrevistas exclusivas com o elenco e spoiler da novela Pantanal. Confira!

Acompanhe a TV NaTelinha no YouTube

Resumos de novelas, entrevistas exclusivas, bastidores da televisão, famosos, opiniões, lives e muito mais!

Inscreva-se
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado