Fim da saga

José Leôncio morre em Pantanal? Saiba final da primeira versão

No desfecho da novela original, fazendeiro assume o lugar do Velho do Rio


Marcos Palmeira como José Leôncio na novela Pantanal, em exibição na Globo
Personagem de Marcos Palmeira, José Leôncio deve morrer no último capítulo de Pantanal e virar entidade encantada - Foto: João Miguel Junior/Globo

A trajetória de José Leôncio (Marcos Palmeira) é o fio condutor de Pantanal. Na versão original da novela, exibida na Manchete em 1990, a trama chega ao fim com a morte do protagonista. Ao que tudo indica, o remake da Globo deve reproduzir o desfecho da história original, em que o fazendeiro vira uma entidade sobrenatural e ocupa o lugar do Velho do Rio (Osmar Prado).

No último capítulo de Pantanal, José Leôncio finalmente se casa com Filó (Dira Paes), mas o casal não tem muito tempo para viver o matrimônio. No dia seguinte à cerimônia, o fazendeiro acorda se sentindo mal, com uma forte dor no peito. Antes de morrer, ele tem uma visão com o pai, Joventino Leôncio, que assumiu a imagem do Velho do Rio.

À beira de um rio, os dois têm um reencontro emocionante. José Leôncio finalmente descobre o fim de seu finado pai, dúvida que o atormentou por toda a vida. “Eu caí do cavalo naquela luta com o marruá, e a boca de sapo me pegou no pescoço. Ali eu tava morto”, revela o Velho do Rio.

“Eu disse para o senhor não ir caçar o Marruá sozinho. A gente tinha combinado”, reage José Leôncio. O encantado então anuncia que o filho é o novo Velho do Rio: “Estava escrito, filho. Nossas histórias também não terminam aqui. Tem seus filhos, seus netos… Tem que cuidar deles, que nem eu cuidei de ocê. Agora tô cansado dessa vida. Chegou minha hora de descansar. Até um dia, filho! Cuida bem da tua comitiva!”.

No fim de Pantanal, Filó sofre com ausência de José Leôncio: “Por que não aparece para mim?”

José Leôncio morre em Pantanal? Saiba final da primeira versão

No mundo dos vivos, Filó fica inconsolável ao dar de cara com José Leôncio morto na sala de casa. Os gritos de desespero da viúva são ouvidos por todos na casa, que vão correndo ver o que está havendo. Entre eles, estão Juma (Alanis Guillen) e Jove (Jesuíta Barbosa), casados e vivendo juntos, além de José Lucas (Irandhir Santos), amigado com Irma (Camila Morgado), e Tadeu (José Loreto), que termina ao lado de Zefa (Paula Barbosa).

O corpo do patriarca é velado na cena seguinte, em alto-mar, com todos os familiares reunidos em barcos. O tempo passa e Filó aparece cuidando de toda a família, anos depois. Ela estranha o comportamento dos filhos de Jove e Juma, que parecem interagir com alguma entidade invisível. A antiga cozinheira da fazenda logo presume que os meninos estão conversando com José Leôncio, que segue abençoando a família em outro plano.

“Por que só essas crianças veem esse Velho do Rio? Se ele é mesmo o meu Zé Leôncio, por que não aparece para mim?”, indaga Filó. A última cena da novela reúne José Leôncio e os netos, que caminham pelo avô pela fazenda no Pantanal. Caso o desfecho não seja alterado, a sequência vai ao ar no fim do remake da Globo, que fica no ar até o segundo semestre de 2022.

O NaTelinha divulga todos os dias os resumos dos capítulos, detalhes dos personagens, entrevistas exclusivas com o elenco e spoiler da novela Pantanal. Confira!

Participe do nosso grupo e receba as notícias mais quentes do momento.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Telegram.

Participe do grupo
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado