Autor de Ciranda de Pedra

Alcides Nogueira lamenta morte de Lygia Fagundes Telles e revela: "Era noveleira"

Ele adaptou o livro da autora para a TV


Alcides Nogueira e Lygia Fagundes Telles em tela dividida
Alcides Nogueira lamentou a morte de Lygia Fagundes Telles - Foto: Montagem

Famoso livro de Lygia Fagundes Telles (1923-2022) – uma das maiores escritoras brasileiras, que morreu neste domingo (3), aos 98 anos –, Ciranda de Pedra foi lançado em 1954 e alcançou prestígio no mercado literário. Como efeito, ganhou duas adaptações na televisão: a primeira foi ao ar na Globo em 1981; a segunda, em 2008, ambas para a faixa das 18h. Uma delas, escrita por Alcides Nogueira, que enviou uma declaração ao NaTelinha sobre a escritora.

"Foi um privilégio ter escrito a segunda versão de “Ciranda de Pedra” para a televisão. Sempre fui fascinado pelo universo e pela escrita de Lygia Fagundes Telles! Além de ser uma das nossas maiores escritoras, foi uma mulher à frente do seu tempo, sem medo, assertiva. É imensa a contribuição dela para a literatura brasileira", conta o novelista, que prepara novo trabalho para a Globo.

"Fiquei muito próximo de Lygia nessa época. ela era noveleira… durante toda a escrita de Ciranda de Pedra, a gente se falava diariamente!"

Alcides Nogueira

Alcides ainda completou a respeito da colega e uma das mais respeitadas escritoras do Brasil. "Era genial. É genial, porque sua obra ficará para sempre", diz.

O livro Ciranda de Pedra de Lygia Fagundes Telles

Alcides Nogueira lamenta morte de Lygia Fagundes Telles e revela: \"Era noveleira\"

O romance é ambientado na São Paulo das décadas de 1940 e 1950 e ganhou elogios pela forma como explora a psicologia dos personagens principais. A protagonista é Virgínia, uma jovem introspectiva que precisa lidar com a loucura da mãe, Laura, após o fim do casamento desta com o marido, Natércio.

Com o fim da união, Laura e Virgínia foram morar com o médico Daniel, que cuida devotadamente da primeira, com quem vive um caso de amor. Já Bruna e Otávia, as duas outras filhas, continuaram a morar com Natércio. Os conflitos estabelecidos pelos personagens renderam entrechos potentes para as adaptações da TV.

Temas polêmicos do livro Ciranda de Pedra ficaram de fora das adaptações na TV

Alcides Nogueira lamenta morte de Lygia Fagundes Telles e revela: \"Era noveleira\"

Para adaptar a história para a TV em 1981, o autor Teixeira Filho teve liberdade para criar alguns personagens, mudar os perfis de outros e dar novos rumos à narrativa. A trama teve Eva Wilma (Laura), Lucélia Santos (Virgínia) e Adriano Reys (Natércio) nos papéis centrais. O mesmo aconteceu em 2008, quando Alcides Nogueira foi encarregado de escrever uma nova versão do romance para a Globo, protagonizada por Ana Paula Arósio (Laura), Marcello Antony (Daniel), Daniel Dantas (Natércio) e Tammy Di Calafiori (Virgínia).

Temas polêmicos abordados na obra literária ficaram de fora – como homossexualidade e impotência sexual. Em entrevista à revista TV Guia, em trecho resgatado pelo site Teledramaturgia, Lygia Fagundes Telles comentou o fato de a novela de 1981 ter se distanciado de sua obra: “Às vezes ia ver um capítulo na televisão, olhava e interrogava-me: ‘Meu Deus, mas que personagem é esta, mas o que está acontecendo agora?’”.

No breve comentário a respeito da produção, contudo, a escritora não criticou a adaptação: “Eu ficava muito interessada, porque não sabia o que ia acontecer, não sabia nada. Eu não tive a menor participação nessa telenovela. No entanto, entendo que Ciranda de Pedra é uma novela feita com muita dignidade”.

Lygia Fagundes Telles morreu em casa, de causas naturais, em São Paulo. Ela era integrante da Academia Brasileira de Letras (ABL) desde a década de 1980 e foi a terceira mulher na história a ocupar uma cadeira entre os imortais. Conhecida como a “dama da literatura brasileira”, teve livros traduzidos em diversos idiomas e recebeu vários prêmios importantes ao longo da carreira, como Camões e Jabuti.

Acompanhe a TV NaTelinha no YouTube

Resumos de novelas, entrevistas exclusivas, bastidores da televisão, famosos, opiniões, lives e muito mais!

Inscreva-se
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado