Retorno

Saiba quais novelas irão estrear na Globo, Record e SBT num mundo pós-Covid

Novelas devem retornar no início do ano na Globo e na Record


Montagem de foto com Gênesis e Pantanal
Gênesis e Pantanal são duas das novelas inéditas para a TV no ano que vem - Foto: Montagem

A pandemia do coronavírus paralisou as gravações e tirou do ar todas as novelas inéditas da TV brasileira, mas as emissoras já começaram a se movimentar para colocar novamente tramas inéditas no ar a partir de 2021 com a chegada da vacina. Enquanto a Record prepara o início da sua nova produção bíblica, Gênesis, a Globo se movimenta para pôr no ar tramas inéditas em todos os horários, inclusive o remake de Pantanal.

A quarentena impôs medidas duras de restrição para todos os canais e, meio que às pressas, a programação foi obrigada a interromper a exibição de novelas, mesmo as que estavam no meio, como foi o caso de Amor de Mãe, na Globo e Amor sem Igual, da Record. Enquanto a primeira já terminou as gravações e aguarda apenas o ajuste da grade para retornar, a segunda já foi posta de volta e está em vias de terminar. Mas as emissoras seguem trabalhando para exibir produções inéditas em 2021, na era pós-pandemia e são muitos os folhetins que voltarão no ano que vem.

Record

Gênesis

Saiba quais novelas irão estrear na Globo, Record e SBT num mundo pós-Covid

A Record vem ensaiando o início de sua nova trama bíblica desde 2018, mas problemas fizeram com que o projeto fosse atrasado por mais de uma vez e não se trata apenas do coronavírus. O folhetim já passou de mãos várias vezes, tendo sido comandado, inclusive, por Gustavo Reiz, antes dele fechar contrato com a Globo e, depois, com Emílio Boechat, que falou com exclusividade com o NaTelinha sobre os motivos que o tiraram da produção.

Depois de todos os imprevistos, a novela começou suas gravações e chegou a fazer viagem internacional para preparar material. Com um formato diferente, acompanhando várias histórias do tempo bíblico, a produção teve já voltou aos estúdios e está adiantada. Inclusive, a emissora já divulgou a primeira chamada confirmando Gênesis para o começo do ano que vem.

Topíssima 2

Saiba quais novelas irão estrear na Globo, Record e SBT num mundo pós-Covid

Quem também está com a vida garantida na Record é Topíssima 2, a continuação da saga criada por Cristianne Fridman e que foi ao ar no ano passado. Desde que o folhetim protagonizado por Camila Rodrigues e Felipe Cunha chegou ao final, a emissora confirmou que haveria a segunda parte da história, com direito a um "Continua" na cena final.

Por causa da quarentena, no entanto, o projeto chegou a ser suspenso e foi cogitado nos bastidores o cancelamento da novela, já que a Record queria se dedicar exclusivamente a Gênesis, por se tratar de uma produção muito mais complexa. Mas o canal já confirmou que irá levar ao ar em 2021 a continuação da saga de Sophia e de Antônio, agora na Bahia.

Globo

Nos Tempos do Imperador

Saiba quais novelas irão estrear na Globo, Record e SBT num mundo pós-Covid

Quando a Globo decidiu fechar seus estúdios por causa do coronavírus, a nova novela das seis estava prestes a estrear, tanto que Éramos Seis foi exibida até o final. A produção, uma espécie de continuação de Novo Mundo, vai narrar a história de Dom Pedro II, na volta de Selton Mello para o universo das telenovelas, e também deve estrear no começo do ano.

Embora a Globo ainda não confirme data para o retorno das produções inéditas, Nos Tempos do Imperador é uma produção que já estava adiantada porque iria estrear na semana do início da quarentena. Com o retorno das gravações, a produção segue em ritmo lento devido à complexidade de figurinos, os capítulos seguiram se adiantando e está previsto para estrear depois da reprise de Flor do Caribe.

Quanto mais vida melhor

Saiba quais novelas irão estrear na Globo, Record e SBT num mundo pós-Covid

A primeira imersão de Mauro Wilson na faixa das 19h já está em ritmo de gravação, inclusive com o elenco trabalhando nos estúdios. A trama, que tinha o nome anterior de A Morte pode Esperar e é uma espécie de inspiração de um filme americano, ainda não tem previsão de início das gravações porque ela vai substituir Salve-se Quem Puder, interrompida em março e que ainda terá 50 capítulos inéditos pela frente.

Recentemente, inclusive, por conta da contaminação de Giovanna Antonelli, uma das protagonistas da história, com a Covid-19, a direção da emissora mudou o ritmo de gravações da novela. Para evitar novos contágios, ela optou por diminuir o número de frentes de gravações, o que certamente impediu que o ritmo ágil continuasse, mas como ainda há Salve-se Quem Puder no caminho, nada que deva atrasar a estreia prevista apenas para depois de março.

Um Lugar ao Sol

Saiba quais novelas irão estrear na Globo, Record e SBT num mundo pós-Covid

A primeira novela de Lícia Manzo no horário das 21h já era para ter terminado. A história estava em pré-produção quando os Estúdios Globo fecharam por causa da quarentena e estava prevista para substituir Amor de Mãe. Com as mudanças da cúpula do canal por causa da pandemia, a trama escrita por Manuela Dias terá apenas mais 23 capítulos no ar, o que coloca a substituta com pouca frente.

Seguindo os protocolos sanitários, a Globo decidiu colocar o elenco de Um Lugar Ao Sol para gravar apenas em novembro, depois que Amor de Mãe e Salve-se Quem Puder estavam em ritmo adiantado. Mesmo assim, com menos de dois meses de volta ao trabalho, houve imprevistos, como a contaminação de Marieta Severo, o que interrompeu os trabalhos da trama, mas não houve alteração do calendário e o folhetim deve estrear em abril.

Pantanal

Saiba quais novelas irão estrear na Globo, Record e SBT num mundo pós-Covid

O remake de Pantanal foi anunciado com pompas pela Globo, com direito até de reportagem especial no Fantástico. Se a princípio a intenção da emissora era uma homenagem no Globoplay com poucos capítulos, o novo diretor de entretenimento do canal, Ricardo Waddington, conseguiu emplacar a história - mesmo antes de assumir o cargo - no principal horário de novelas.

Escrita por Bruno Luperi, neto de Benedito Ruy Barbosa e que vai supervisionar a história, a novela deverá estrear no segundo semestre do ano que vem, substituindo Um Lugar ao Sol. Atualmente, o diretor Papinha segue na busca por uma nova Juma e alguns nomes já foram citados para o remake de Pantanal, como Antônio Fagundes, cotado para fazer o icônico personagem Velho do Rio.

SBT

Saiba quais novelas irão estrear na Globo, Record e SBT num mundo pós-Covid

Embora tenha anunciado a suspensão dos trabalhos depois do fim das gravações de As Aventuras de Poliana, o SBT já tinha a previsão para começar a rodar a segunda temporada da novelinha teen ainda no primeiro semestre de 2020. Sendo a última emissora a manter uma trama inédita no ar, já que o folhetim infantil tinha grande frente de gravações, o canal não chegou a cancelar oficialmente o projeto.

Mesmo assim, não há nenhum movimento que indique o retorno dos trabalhos na dramaturgia do SBT, inclusive com o elenco já tendo sido dispensado e sem nenhuma procura que indique a continuidade dos trabalhos. Neste momento, portanto, não existe projeto para retornar as novelas inéditas da emissora de Silvio Santos.

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado