Coincidência?

Nova novela da Globo tem mesma história de filme vencedor do Oscar

Quanto Mais Vida Melhor tem a mesma premissa de O Céu Pode Esperar


Montagem com os protagonistas de Quanto Mais Vida Melhor e com o banner do filme
Novela da Globo, Quanto Mais Vida Melhor, é cópia de filme vencedor do Oscar - Foto: Montagem

A Globo já aprovou a sinopse de estreia de Mauro Wilson para o horário das sete no ano que vem e começou a escalar o elenco com nomes como Giovanna Antonelli e Vladimir Brichta. Quanto Mais Vida Melhor é o título provisório da história que tem a mesma premissa de um filme de sucesso de Hollywood. Here Comes Mr. Jordan (no Brasil com o título de Que Espere o Céu) venceu o Oscar e foi tão bem aceita que gerou mais duas versões: Heaven Can Wait e Down to Earth, ambas traduzidas no Brasil com o nome de O Céu Pode Esperar.

Segundo informações vazadas da novela de Mauro Wilson, em Quanto Mais Vida Melhor, três personagens morrerão após um acidente aéreo e chegarão ao céu. Lá, irão descobrir que a morte foi um engano e eles serão mandados de volta com a oportunidade de recomeçar, com uma única exceção: um deles deveria morrer de fato, portanto, a chance pode ser a última.

A premissa é a mesma do filme Here Comes Mr. Jordan, de 1941, uma comédia romântica dirigida por Alexander Hill e que teve roteiro de Selton I Miller e Sidney Buchman, tendo por base a peça teatral Heaven Can Wait, de Harry Segall. O longa foi protagonizado por Robert Montgomery e acompanhou a história de um pugilista que morre num acidente aéreo, mas que ao descobrir o erro, é mandado de volta à Terra, mas em outra época. O filme recebeu sete indicações ao Oscar e conquistou duas vitórias, na categoria Melhor Roteiro Adaptado e Melhor História Original.

Filme que inspirou novela da Globo ganhou outra versão

Nova novela da Globo tem mesma história de filme vencedor do Oscar

Heaven Can Wait, de 1978 foi a segunda versão da mesma história. Protagonizada pelo próprio Beatty, o filme acompanhou Joe Pendleton, um jogador de futebol americano que morre em um desastre no auge de sua forma física. Chegando ao céu, ele descobre que houve um erro e que ele não deveria ter morrido. Para corrigir, ele retorna no corpo de um milionário que acabou de ser assassinato pela esposa e pelo amante.

O filme fez tanto sucesso que recebeu nove indicações ao Oscar e venceu na categoria de melhor design de produção. Já no Globo de Ouro, foi além e venceu em três categorias, além do próprio Beatty, como melhor ator, Dyan Cannon ganhou como atriz coadjuvante e a produção saiu vencedora da noite na categoria melhor filme de comédia ou musical.

Filme que inspirou novela da Globo já teve remake neste século

Nova novela da Globo tem mesma história de filme vencedor do Oscar

O sucesso da história original fez com que no início deste século Hollywood fizesse um remake da obra com o título original de Down to Earth, mas mantendo o mesmo nome na versão brasileira. Dessa vez a direção ficou nas mãos dos irmãos Chris e Paul Weitz, tendo como roteiristas figuras importantes como Louis C K e Chris Rock, que também foi o protagonista do remake.

Com uma história bem diferente dessa vez, Down to Earth acompanhou a vida de Lance Barton, um comediante de sucesso e muito engraçado, mas que é incapaz de levar seu talento para o palco. Quando está prestes a ver sua sorte mudar, ele acaba sofrendo um acidente de trânsito e morre instantaneamente. Assim que chega ao céu, ele descobre que houve um erro e que será mandado de volta em outro corpo.

As coincidências da novela da Globo e do filme

Nova novela da Globo tem mesma história de filme vencedor do Oscar

Além da premissa da novela da Globo ser idêntica a do filme que já teve três versões em Hollywood, chama a atenção que um dos protagonistas de Quanto Mais Vida Melhor coloque como um dos três protagonistas justamente um jogador de futebol, papel que será vivido por Vladimir Brichta. Essa também é a profissão da versão de 1978, embora naquele caso se tratasse de um jogador de futebol americano.

Além disso, o título provisório da trama de Mauro Wilson era ainda mais próximo ao da obra original. A novela chegou a ser tratada nos primeiros releases como A Morte Pode Esperar, o que deixava clara a cópia em relação ao original.

Cópia ou direitos?

O NaTelinha entrou em contato com a Globo para verificar se a emissora comprou os direitos da obra para fazer a versão brasileira, mas sua assessoria negou que haja qualquer vínculo com a história do filme. Segundo nota enviada à reportagem, a novela se baseia em Os Amadores, especial de fim de ano de autoria do próprio Mauro Wilson e que foi ao ar entre 2005 e 2007.

A série acompanhava a vida de quatro homens na casa do quarenta anos que se tornam amigos, apesar das diferenças, depois de uma experiência de quase morte em uma unidade de CTI - Centro de Terapia Intensiva. A produção, inclusive, foi indicada ao Emmy Internacional na categoria Melhor Série Cômica.

Embora a Globo negue, a semelhança de Quanto Mais Vida Melhor é muito maior com a premissa da peça americana e que gerou três filmes do que com a série de Wilson. O autor da peça que originou todos os filmes, Harry Segall morreu em 1975, o que significa dizer que, pelas leis americanas, sua obra ainda não caiu em direito público. De acordo com a legislação dos EUA, um produto licenciado no país ganha domínio público, ou seja, qualquer um pode copiar sem pagar pelos direitos, após 50 anos da morte do autor. Neste caso, isso aconteceria apenas em 2025, ou seja, a novela da Globo entraria no ar quatro anos antes do prazo e teria que pagar para copiar a história.

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado