Mip TV

Guerra da Ucrânia: Rússia é banida de importante feira de TV

Feira que acontece anualmente em Cannes, na França, Mip TV não terá a Rússia no evento


Imagem da Mip TV, feira de TV de Cannes, na França
Última Mip TV aconteceu em 2019 - Foto: Divulgação/Mip TV
Por Redação NT

Publicado em 01/03/2022 às 10:15,
atualizado em 01/03/2022 às 10:37

Os organizadores da Mip TV devem "seguir todas as sanções e políticas governamentais em cada território em que operamos" com relação à Rússia, informou a Reed Expositions (RX), organização por trás da feira de TV que ocorre anualmente em Cannes, na França. "Condenamos veementemente a invasão russa", continuou, em nota.

Ainda que a Reed Expositions seja uma empresa privada, ela informou que seguirá as normas internacionais e isso significa que não haverá nenhum filme e TV russa participando da Mip TV. "A RX está solidária com o povo da Ucrânia, particularmente com nossos funcionários em todo o mundo que têm familiares e amigos na Ucrânia. Também nos solidarizamos com nossos funcionários russos que trabalham em condições desafiadoras", salientou.

A invasão russa na Ucrânia está em em seu sexto dia e não dá sinais que vá desacelerar. O mundo da TV e do cinema também tem reagido retirando filmes de festivais como Glasgow e Estocolmo. A Disney e Sony retiraram seus lançamentos do país transcontinental.

A Mip TV tem previsão para acontecer em Cannes no início de abril e marcará seu primeiro evento presencial em três anos, desde que a pandemia do novo coronavírus (Covid-19) se instalou no mundo todo. Há grande expectativa em torno da volta do evento e a promessa de novidades. As principais emissoras brasileiras sempre participaram levando e trazendo novos formatos.

O que é a Mip TV? 

A MIPTV (Marché International des Programs de Télévision, em francês) é um evento que acontece anualmente em Cannes, na França, utilizando as instalações e infraestrutura que a cidade desenvolveu ao longo dos anos para receber outros eventos importantes como o Festival de Cinema de Cannes.

É essencialmente um mercado de conteúdo para co-produção, compra, venda, financiamento e distribuição de conteúdo de entretenimento. Ele fornece às pessoas envolvidas na indústria de TV, cinema, conteúdo digital e audiovisual, produção e distribuição uma conferência de mercado e fórum de networking para descobrir tendências futuras e negociar direitos de conteúdo em nível global.

Este evento está intimamente relacionado ao evento MIPCOM, mas mantém seu foco distinto. O  MIPCOM acontece no mesmo local em outubro de cada ano.

Ucrânia sofre bombardeio da Rússia

Este é o sexto dia de guerra no leste europeu. A segunda maior cidade da Ucrânia, Kharkiv, já foi tomada pelos russos. Kiev ainda continua sob bombardeio. Mais de 350 mil pessoas já fugiram do país e a expectativa é que haja refugiados em massa nas próximas horas.

Enquanto isso, até uma das TVs locais tem ensinado os moradores a se armarem. Uma emissora ucraniana mostrou como se faz coquetel molotov. Outra rede do país vem transmitindo seu noticiário de uma garagem, para evitar que jornalistas e funcionários sejam alvos de ataque.

Desde que o conflito da Rússia com o país se instalou, na última semana, emissora vem bolando estratégias para continuar protegendo seus empregados e informando a população sobre o que vem acontecendo no país.

Participe do nosso grupo e receba as notícias mais quentes do momento.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Telegram.

Participe do grupo
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado