Movimentação

HBO Max quer parceria com rivais da Globo em busca de vitrine para produções

Plataforma quer ser referência em novelas


Camila Pitanga sorrindo com o logo da HBO Max
Camila Pitanga foi contratada pela HBO - Foto: Divulgação
Por Daniel César

Publicado em 10/02/2022 às 08:20,
atualizado em 10/02/2022 às 11:58

A HBO parece disposta a brigar de igual para igual com a Globo pela repercussão das novelas nos próximos anos e vem montando uma estratégia de guerra para que sua imersão na área de dramaturgia nacional não seja apenas pontual. Um dos pontos observados pelos executivos do streaming é o baixo alcance na comparação com a concorrência, por isso existe um projeto de parceria com emissoras de TV aberta.

O NaTelinha apurou que a cúpula da plataforma, comandada por Mônica Albuquerque e Silvio de Abreu, quer novelas que sejam vistas pelo maior número de pessoas e que caia na boca do povo. Para isso, o investimento tem sido alto, com nomes relevantes do mercado, como Camila Pitanga e o autor Raphael Montes, que será o responsável pela primeira produção, batizada como telessérie, mas que, na prática, é uma novela.

Mas isso é pouco. Em conversas reservadas com produtoras, os executivos da empresa já deixaram claro que o objetivo não é repercutir numa pequena bolha, mas se transformar em sinônimo de alcance. A reportagem soube que a HBO encomendou um estudo para verificar o alcance - em algo semelhante ao que o meio digital chama de impressão - para seus produtos nacionais e o resultado não foi bom.

O levantamento, segundo foi confirmado pelo NaTelinha com funcionários da plataforma, o potencial de desempenho não é de 10% de uma novela das 19h da Globo, na comparação com uma produção da faixa das 21h os números são ainda piores. O mesmo estudo indicou que, mesmo a Netflix não consegue competir e só há um caminho no Brasil, neste momento: a TV aberta.

HBO quer vitrine da TV aberta para suas novelas

HBO Max quer parceria com rivais da Globo em busca de vitrine para produções

Já é ponto pacífico que as novelas da HBO Max estarão disponíveis no streaming e também na TV fechada - não necessariamente na HBO, podendo ser exibidas em pacotes mais populares para aumentar o alcance. Mas isso também não é considerado suficiente pra quem quer competir com a Globo quando o assunto é teledramaturgia, por isso, a Warner, dona da marca, irá investir na TV aberta no Brasil.

Não se trata da empresa adquirir um canal, isso nem seria possível, mas o objetivo é criar parcerias com canais da TV aberta para competir de igual para igual com a Globo. Não se sabe ainda o modelo, quem seria a primeira janela e quem seria a segunda, até porque as conversas são embrionárias, mas a decisão é: A HBO vai bater em alguns canais concorrentes da emissora carioca para tentar exibir suas novelas e conseguir vitrine para suas produções.

A reportagem entrou em contato com a HBO, mas não obteve resposta

Participe do nosso grupo e receba as notícias mais quentes do momento.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Participe do grupo
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado