Market share

Pesquisa indica que Globoplay superou base da Netflix no Brasil

Quarentena e novelas seriam os principais fatores para o crescimento


Logotipos do Globoplay e Netflix em foto montagem
Globoplay briga com a Netflix no mercado brasileiro - Foto: Montagem

Uma pesquisa de market share realizada pela FGV, Research and Markets e Conviva aponta que o Globoplay superou a Netflix e é o streaming com o maior número de usuários no Brasil. Recentemente, Jorge Nóbrega, presidente executivo do Grupo Globo, comemorou o fato de ter conquistado 146% de novos clientes em 2020.

De acordo com os números divulgados pelo site Exame, o Globoplay teria cerca de 20 milhões de usuários únicos no país, enquanto a Netflix estaria com aproximadamente 17 milhões. Já a Amazon Prime Video ocupa a terceira posição com 10 milhões de pessoas.

A Globo tem investido pesado em seu serviço de streaming. Além de adicionar em seu catálogo séries internacionais de prestígio e conteúdos próprios nacionais, a empresa agora acrescentou todos os canais Globosat na plataforma. A ação visa criar uma espécie de “nova TV a cabo”.

No final de agosto, o executivo Jorge Nóbrega informou em comunicado interno, obtido pelo NaTelinha, que o Globoplay aumentou o número de assinantes em 146% no segundo trimestre deste ano em comparação com o mesmo período do ano passado. Ocorreu também um crescimento de 173% nas receitas.

Além da pandemia do novo coronavírus, o entendimento interno para o aumento de clientes foi por causa da liberação de novelas no catálogo. Embora a quarentena tenha ajudado, são os títulos icônicos que alavancaram os números.

Estudo vai na contramão da JustWatch

Apesar do estudo colocar o Globoplay no primeiro lugar entre os serviços de streaming no Brasil, o levantamento da JustWatch dá informação diferente. A empresa afirma que a plataforma do Grupo Globo tem 7% do mercado nacional, enquanto a Netflix possui 31% e o Prime Vídeo, 24%.

Um dos motivos que podem explicar a divergência entre os números é o período em que os levantamentos foram feitos ou os critérios adotados por cada análise. 

(Atualizado) Outro ponto importante: segundo a assessoria de imprensa do Globoplay, os números divulgados referem-se a usuários únicos, e não assinantes como havia relatado a revista Exame. 

Em resumo, duas pessoas ou mais podem ter acesso a uma única assinatura, daí o número de usuários únicos é maior. De todo modo, o que se sabe é que o Grupo Globo continuará apostando no serviço para atrair mais clientes.

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado