Dia do Canhoto

10 famosos que são canhotos: De Claudia Raia a Fátima Bernardes

Menos de 10% da população mundial é canhota, mas o que não falta são grandes nomes da TV e cinema que são "sinistros"


Claudia Raia e Fátima Bernardes juntas
Claudia Raia e Fátima Bernardes são uma das artistas canhotas - Fotos: Divulgação

O Dia do Canhoto é comemorando mundialmente neste sábado (13). A data surgiu no Reino Unido na década de 70, mas foi adotada cerca de 20 anos depois para ajudar na conscientização das pessoas sobre os desafios que o canhoto enfrenta em um mundo feito naturalmente para os destros. Pouco mais de 9% da população mundial é canhota. E alguns famosos se encaixam nessa minoria.

Pessoas que sofreram muito preconceito no passado, os canhotos são conhecidos também por terem algum talento em certas áreas, como nos esportes. Profissões que exijam um profissional multitarefa como no Jornalismo, Administração e Letras também tem maior incidência de canhotos.

Por conta disso, famosos canhotos é que não faltam. Personalidades como Fátima Bernardes, Claudia Raia e Justin Bieber escrevem com a mão esquerda. Confira esses e outros nomes que também são "sinistros"!

Sasha Meneghel

imagem-texto

Filha de Xuxa e Luciano Szafir, Sasha Meneghel é uma típica canhota. Criativa, se formou em Moda na cidade de Nova Iorque, nos Estados Unidos e já jogou vôlei na categoria de base do Flamengo entre 2008 e 2015. Em 2011, chegou a ser convocada para a seleção brasileira.

Tom Cruise

imagem-texto

Uma das maiores estrelas do cinema é canhoto, bem como sua ex-mulher, Nicole Kidman. O ator, no entanto, já interpretou personagens destros, como Ethan Hunt, e que também mostra habilidade com duas mãos.

Claudia Raia

imagem-texto

Outra ilustre "sinistra" é Claudia Raia e foi uma das poucas personalidades que já falaram sobre o tema. Atualmente no ar na reprise de A Favorita (2008), nas tardes da Globo, revelou que se adaptou para a personagem. "Sou canhota e fiz a Donatela inteira destra", disse no Encontro no mês de março.

"Ela [Donatela] era destra, e eu sou canhota. E o Cacá [diretor] me fez fazer tudo com a mão direita. E é estranho! Quando você pega no garfo vira uma coisa mais rústica. Uma coisa que você não tem domínio", revelou.

Flávia Alessandra

imagem-texto

Atriz também renomada, Flávia Alessandra faz parte do time de canhotos, mas nunca falou abertamente sobre o tema. Recentemente, atuou como jurada do quadro Acredite em Quem Quiser, do Domingão com Huck. Sua última novela aconteceu entre 2020 e 2021, em meio à pandemia de Covid-19: Salve-se Quem Puder.

Fátima Bernardes

imagem-texto

Ex-apresentadora do Encontro, Fátima Bernardes é outra global canhota. Fátima apresentou o Jornal Nacional por anos há fio e em 2012 mudou para o entretenimento. Agora, está às vésperas de enfrentar mais um desafio na carreira e assumir o comando do talent show da Globo, o The Voice Brasil. A estreia está programada para outubro.

Oprah Winfrey

imagem-texto

Um dos maiores nomes da história da televisão dos Estados Unidos, Oprah Winfrey é canhota. Também canhota típica, Oprah faz de tudo um pouco: é apresentadora, jornalista, atriz, psicóloga, empresária, repórter, produtora, editora e escritora, e vencedora de múltiplos prêmios Emmy.

Justin Bieber

imagem-texto

O cantor canadense é um dos astros internacionais mais conhecidos e que escreve com a mão esquerda.

Lady Gaga

imagem-texto

Apesar de ser canhota, Lady Gaga aprendeu a tocar violão exatamente como os destros. É isso: canhotos, muitas vezes, precisam se adaptar a um mundo que não é feito para eles. Guitarras para canhotos estão disponíveis no mercado, mas geralmente possuem um preço mais elevado.

Julia Roberts

10 famosos que são canhotos: De Claudia Raia a Fátima Bernardes

Uma das atrizes mais conhecidas do mundo, Julia Roberts já chegou a comemorar o Dia do Canhoto. "Feliz Dia do Canhoto", escreveu ela há três anos em seu Instagram.

Angelina Jolie

10 famosos que são canhotos: De Claudia Raia a Fátima Bernardes

Falando em celebridades internacionais canhotas, para fechar a lista, Angelina Jolie também é "sinistra". A ex-mulher de Brad Pitt nunca falou explicitamente sobre o tema, mas sempre foi vista dando autógrafos com a mão esquerda.

Participe do nosso grupo e receba as notícias mais quentes do momento.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Telegram.

Participe do grupo
Mais Notícias
Outros Famosos

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado