Opinião

Atuação da Semana: Theresa Fonseca hipnotiza e exorciza Mariana de Renascer

Atriz construiu uma grande personagem e mostrou ser a escolha acertada


Theresa Fonseca, como Mariana, em Renascer
Theresa Fonseca brilha como Mariana - Foto: Reprodução/Globoplay
Por Daniel César

Publicado em 24/03/2024 às 12:25,
atualizado em 24/03/2024 às 12:26

Quando a Globo bateu o martelo e decidiu que faria a nova versão de Renascer, o maior temor de todos que acompanham o universo da dramaturgia era de quem interpretaria a complexa Mariana. Agora, com a novela com pouco mais de 50 capítulos  exibidos, ficou claro que Theresa Fonseca foi uma aposta acertada e que serviu para exorcizar o trauma da personagem.

Na primeira exibição da produção, no início dos anos 90, a ainda desconhecida Adriana Esteves não segurou o rojão e foi alvo de várias críticas - quase todas injustas, diga-se. Por isso a preocupação era válida, já que um massacre daquele nível nos dias de hoje teria outro patamar por conta das redes sociais.

Com plantão do caso Marielle, Globo expõe falta de estrutura da CNN Brasil

Música e dramaturgia: os cantores que atuaram nas novelas

Theresa Fonseca tinha pouca experiência, tal qual Adriana à época e por isso mesmo é que houve estranhamento, já que muita gente apostava que a personagem deveria ser entregue para alguma atriz consagrada. O trabalho da atriz nos capítulos recentes afastaram qualquer sombra de dúvida a respeito de sua capacidade para construir uma Mariana moderna, odiosa e sem respingar na própria carreira.

Não se trata de comparar os trabalhos entre as duas, mas o resultado em vídeo. Adriana Esteves foi muito mais ousada na sua construção e pagou um preço alto por isso. Sua trajetória profissional, por outro lado, mostra que o estilo visceral pode nem sempre funcionar, mas quando dá certo produz personagens icônicos como foi Carminha, em Avenida Brasil (2012).

Fonseca criou uma anti-heroína muito mais discreta. Mesmo em cenas fortes, tanto de sexo quanto dramaturgicamente exigente, ela opta por um naturalismo planejado, quase incolor. A Mariana rejeitada era desbocada, mas também porque estava sempre pronta para atacar alguém, seja pela expressão facial, pelo tom de voz raivoso ou mesmo pelo jeito de andar.

A Mariana atual não é um bicho arredio e pronto para o ataque. Ao contrário, é gelada e quase nunca demonstra pelo rosto o que está pensando de verdade. A personagem de 93 tinha muitos traços de Juma Marruá, de Pantanal (1990), a atual não poderia ser mais diferente.

O trabalho de Theresa Fonseca é digno de nota e, nos mais recentes capítulos, ela mostrou que segurou um rojão sem se preocupar com comparações, mas atenta em não prejudicar a própria carreira. A atriz hipnotiza com seu jeito dúbio e exorcizou para sempre a maldição de Mariana.

Termometro

Expresse seus sentimentos aos participantes do BBB 24

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado