Opinião

Com plantão do caso Marielle, Globo expõe falta de estrutura da CNN Brasil

CNN Brasil foi engolida pela Globo na cobertura da prisão dos suspeitos de mandar matar Marielle Franco


Montagem com Marielle Franco, CNN Brasil e a logo do Plantão da Globo
Globo entrou com plantão sobre o caso Marielle Franco - Foto: Montagem/NaTelinha
Por Sandro Nascimento

Publicado em 24/03/2024 às 09:39,
atualizado em 24/03/2024 às 18:02

Neste domingo (24), os telespectadores foram surpreendidos pelo plantão da Globo com a notícia da prisão de Chiquinho Brazão, deputado federal; Domingos Brazão, conselheiro do TCE-RJ; e Rivaldo Barbosa, ex-chefe da Polícia Civil do RJ, suspeitos de envolvimento no assassinato de Marielle Franco (1979-2018). Além de informar o desenrolar de um caso de repercussão internacional, a Globo também expõe que a CNN Brasil enfrenta graves problemas estruturais em seu departamento de jornalismo.

Num horário destinado a programação local, Globo entrou em rede com o plantão às 6h55, em transmissão simultânea com a GloboNews, noticiando em primeira mão a prisão dos três suspeitos de ordenar o assassinato de Marielle Franco.

Conheça o escritório secreto da Globo que cuida da sucessão na família Marinho

SBT 2024: Conheça as mulheres que estão liderando a nova era do canal

Dez minutos após o anúncio, uma repórter já estava posicionada em frente à sede da Polícia Federal no centro do Rio de Janeiro. Uma hora após a divulgação da notícia, o canal de jornalismo do Grupo Globo apresentou uma entrevista exclusiva com a irmã e a mãe da vereadora assassinada, contando com a participação dos principais âncoras e comentaristas: Leilane Neubarth, Daniela Lima, Camila Bomfim, Valdo Cruz e Otavio Guedes.

A falta de estrutura da CNN Brasil 

Com plantão do caso Marielle, Globo expõe falta de estrutura da CNN Brasil

Desde o início do plantão, a GloboNews iniciou a cobertura contínua das prisões relacionadas ao caso Marielle Franco. A CNN Brasil, que se autodenomina a maior do mundo, noticiou o fato apenas às 7h30, interrompendo um jornal previamente gravado. Você leu certo, a emissora transmite noticiários gravados.

Após um breve informativo de 1 minutos e 15 segundos, a emissora retornou ao seu noticiário gravado, que tratava do diagnóstico de câncer da princesa Kate Middleton. A CNN iniciou a cobertura ao vivo do caso Marielle Franco somente às 9 horas, ou seja, duas horas após a GloboNews.

Para o público, resta a impressão de que a CNN Brasil opera apenas em horário comercial e, devido aos cortes realizados internamente, não há plantão na emissora. O canal pode ter hora para funcionar, mas as notícias não.  Fundada e atualmente sob a liderança de jornalistas, a Globo sempre compreendeu essa realidade ao longo da sua história. 

Horário em que foi noticiado a prisão dos suspeitos de ordenar matar de Marielle Franco

  • GloboNews - 06h55 (Plantão com a TV Globo)
  • CNN Brasil - 07h30 
  • Band News – 08h03
  • Jovem Pan News – 8h15
  • Record News -10h30

 

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado