Opinião

Reprise de Mulheres de Areia dá à Globo resposta do público sobre novelas antigas

Qualidade de som e imagem não impediu boa aceitação da trama de Ruth e Raquel


Laura Cardoso, Floriano Peixoto e Gloria Pires em Mulheres de Areia
Laura Cardoso, Floriano Peixoto e Gloria Pires: veteranos garantem boas cenas e mantém interesse da audiência em Mulheres de Areia, apesar das limitações técnicas da época em que a novela foi produzida - Foto: Divulgação/Globo
Por Walter Felix

Publicado em 20/02/2024 às 06:54,
atualizado em 20/02/2024 às 16:56

Sucesso em sua quinta exibição na TV brasileira, Mulheres de Areia dá à Globo uma importante resposta do público sobre novelas antigas. A reprise reverte uma certeza que perdurou por décadas: a de que a audiência rejeitaria tramas produzidas há muitos anos, por conta das limitações técnicas, da qualidade de som e imagem ou mesmo pelo estilo das histórias, por vezes mais lentas que as atuais.

Exibida originalmente em 1993, a novela das gêmeas Ruth e Raquel (Gloria Pires) foi reprisada duas vezes no Vale a Pena Ver de Novo, em 1996 e em 2011, além de uma reapresentação no Canal Viva em 2016. Agora na faixa Edição Especial, a trama de Ivani Ribeiro (1922-1995) com direção de Wolf Maya volta a registrar boa audiência.

+ Com Avenida Brasil, Globo quer novelas icônicas para comemorar 60 anos

Além de manter a liderança isolada no horário, a atração acumula média de 12,5 pontos na Grande São Paulo, segundo dados do Kantar Ibope. Os números são bem próximos aos de O Cravo e a Rosa e Chocolate com Pimenta, que deram 14,0 e 13,0, respectivamente.

A audiência se mantém ascendente mesmo com a longa duração: reapresentada quase na íntegra, a novela está no ar desde junho de 2023 e, em janeiro, bateu recorde ao alcançar 14,6 pontos. A previsão é de que termine em 15 de março, com 188 capítulos – contra os 201 originais.

+ Tragédia e fim de segredo: Qual o final de Isaura em Mulheres de Areia?

O maior feito: quase diariamente, o clássico supera Paraíso Tropical, novela de 2007 que a Globo exibe mais tarde, no Vale a Pena Ver de Novo, em um horário com mais televisores ligados. Esta, aliás, é mais recente, apesar de também ser antiga para os padrões tradicionais de reprise do canal.

Reprises de novelas recentes sempre foram regra na Globo, mas cenário mudou

Cheias de Charme
Cheias de Charme substitui Mulheres de Areia na faixa Edição Especial em março - Foto: Divulgação/Globo

A qualidade de imagem e som, que evolui a cada época, sempre foi apontada como motivo da Globo para não reprisar novelas antigas. Isso vem de longe: nos anos 1980, quando o Vale a Pena Ver de Novo estreou, a emissora já vetava títulos em preto-e-branco.

Por muito tempo, a emissora optou por reprisar novelas mais recentes, exibida entre dois e cinco anos antes. Reportagem da Folha de S.Paulo em 1997 apontou que o Vale a Pena Ver de Novo "esnobava" boas novelas antigas com medo de afugentar a audiência.

+ Globoplay disponibiliza 8 capítulos de novela perdida de Manoel Carlos

Trecho de Rafa Kalimann em Família é Tudo viraliza nas redes sociais; veja atuação

Isso só mudou recentemente, com uma onda de apelo à nostalgia que surgiu na década passada. Assim, tramas de sucesso da segunda metade dos anos 1990 em diante ganharam mais espaço na TV aberta. Anteriores a esse período, contudo, ainda costumam ficar na gaveta.

Mulheres de Areia abriu uma exceção. A novela produzida há mais de 30 anos é de uma era anterior ao Projac (atual Estúdios Globo, inaugurado em 1995), tem iluminação por vezes escura e resolução precária. Nada disso impediu que o telespectador se envolvesse com a história mais uma vez.

A resposta do público foi dada: boas histórias são bem aceitas, mesmo que os capítulos não estejam em HD. O próximo cartaz da faixa Edição Especial será Cheias de Charme (2012), que não é tão recente, tem 12 anos, mas bem menos do que os 31 de Mulheres de Areia.

Que o espaço também volte logo a revisitar clássicos da história da emissora, muitos com forte apelo popular. Entre eles, é possível citar Dancin’ Days (1978), Roque Santeiro (1985), Vale Tudo (1988), Que Rei Sou Eu? (1989), Tieta (1989), A Viagem (1994), A Próxima Vítima (1995) e outros.

Assista à abertura de Mulheres de Areia:

Imagem da thumbnail do vídeo

NaTelinha divulga todos os dias os resumos dos capítulos, detalhes dos personagens, entrevistas exclusivas com o elenco e spoilers da novela Mulheres de Areia. Confira!

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado