- Emissora: Globo
- Estreia: 01/02/1993
- Gênero: Drama
- Autor: Ivani Ribeiro
- Direção: Wolf Maya
Mulheres de Areia é uma novela produzida pela Globo e exibida originalmente às 18h entre 1º de fevereiro e 25 de setembro de 1993, com 203 capítulos. Escrita por Ivani Ribeiro, com colaboração de Solange Castro Neves, foi um remake da novela de mesmo nome criada pela autora e apresentada pela primeira vez na Tupi, em 1973. Teve direção de Wolf Maya, Carlos Magalhães e Ignácio Coqueiro, e direção geral de Wolf Maya.
A história é centrada na rivalidade entre as gêmeas, a doce Ruth e a ambiciosa Raquel, ambas vividas por Gloria Pires. As duas irmãs disputam o mesmo homem, o bem-sucedido empresário Marcos Assunção (Guilherme Fontes). Ruth é verdadeiramente apaixonada por Marcos, enquanto Raquel só pensa em conquistá-lo para melhorar de vida.
Na fictícia cidade de Pontal D’Areia, no litoral fluminense, também vive Tonho da Lua (Marcos Frota), um artista que cria belas esculturas na areia da praia. Ingênuo e com transtornos mentais, o jovem é apaixonado por Ruth e alvo da constante perseguição de Raquel, que, por pura maldade, inferniza a vida do rapaz.
A novela fez grande sucesso e deu recordes de audiência em 1993. Foi reprisada duas vezes no Vale a Pena Ver de Novo, na Globo, entre novembro de 1996 e abril de 1997 e entre setembro de 2011 e março de 2012; no canal a cabo Viva, entre fevereiro e outubro de 2016; e novamente na Globo, em edição especial, a partir de junho de 2023.