Opinião

Formato é uma das poucas novidades de Todas as Flores, que se perde em tantos clichês

Nova novela do Globoplay tem elenco afinado e boa história, mas que se dilui em roteiro de situações mal elaboradas e inverossímeis


Letícia Colin e Sophie Charlotte em Todas as Flores
Letícia Colin e Sophie Charlotte brilham com a relação maniqueísta entre as irmãs Vanessa e Maíra em Todas as Flores - Foto: Reprodução/Globoplay

A Globo tem insistido em vender suas novelas dando a elas cara de série. Agora, até o formato começa a ser parecido. Todas as Flores, lançada no Globoplay semana passada, flerta com o gênero mais popular das plataformas de streaming, mas o emaranhado de clichês é de fazer inveja aos novelões enlatados que o SBT exibe à tarde. A história inicial é boa, mas se perde em um roteiro de situações mal elaboradas e inverossímeis.

Vamos a alguns exemplos. Morando na mesma casa, as irmãs Maira (Sophie Charlotte) e Vanessa (Letícia Colin) se relacionam com o mesmo homem. Não mencionam o nome de Rafael (Humberto Carrão) por capítulos a fio e só se referem a ele como "namorado" e "noivo", respectivamente. Sabem que seus pretendentes trabalham no mesmo local que elas, mas nem desconfiam que os dois sejam a mesma pessoa.

A protagonista passa a morar na casa de Vanessa e Zoé (Regina Casé), entra e sai dali com frequência, e ainda assim consegue ser "escondida" por elas – quase ninguém sabe de sua existência, apesar de a moça até arranjar emprego na empresa que as duas ambicionam tomar. A cada capítulo, cresce a quantidade de explicações pouco convincentes e passagens mal elaboradas que a direção de Carlos Araújo não se preocupa em contornar.

São várias saídas fáceis e preguiçosas para manter o suspense sobre determinado entrecho ou mesmo para fazer a história andar. Neste segundo ponto, uma sequência assombrosa é aquela em que Patsy (Suzy Rêgo) é desmascarada porque, após uma ligação ao celular com Raulzito (Nilton Bicudo), começa a detonar o marido sem perceber que… esqueceu de encerrar a chamada!

Um momento ainda pior ocorre no primeiro capítulo, quando Luiz Felipe (Cássio Gabus Mendes) expõe todos os conflitos da família em uma reunião da empresa, unicamente para mostrar ao espectador como funciona aquela dinâmica familiar. Um roteiro bem elaborado permitiria que o público entendesse a trama sem que um personagem precisasse explanar tudo de um jeito tão forçado.

Atrizes que formam o trio principal garantem os melhores momentos de Todas as Flores

Crítica: Todas as Flores, do Globoplay, se perde em meio a tantos clichês

A despeito desses problemas, Todas as Flores vem repercutindo bem nas redes sociais e conquistado elogios. A maioria deles diz respeito a pontos em que o autor João Emanuel Carneiro está habituado a acertar, como o ritmo acelerado de acontecimentos e a construção de vilãs com apelo popular – aqui, Vanessa e Zoé, bem defendidas por Letícia Colin e Regina Casé.

Há arcos dramáticos bem construídos envolvendo as duas malvadas. O que desponta é o sentimento paradoxal de Zoé por Maíra. Se algumas cenas do restante da novela deixam a desejar, há momentos inspirados para o trio principal, como o primeiro encontro entre Vanessa e a irmã. Sofrendo os efeitos de uma quimioterapia, a vilã deixa transparecer a inveja ao se deparar com a beleza da futura rival, nua no banho – um sentimento que se aflora com o desenrolar da trama.

Conta a favor de Todas as Flores os ótimos desempenhos das três atrizes. Regina Casé está bem em cena e reafirma sua habilidade em criar tipos carismáticos. Letícia Colin abusa das caras e bocas, o que está longe de ser um problema, porque não destoa do estilo da novela, que flerta com o kitsch. Já Sophie Charlotte está convincente e mantém a dignidade de uma mocinha que, em outras mãos, se tornaria enfadonha.

Para “comprar” a novela, é preciso embarcar nesse maniqueísmo – da mocinha incorruptível às antagonistas pérfidas ao extremo – e na sucessão de situações inverossímeis, que beiram ao absurdo. Apesar disso, ou talvez por causa dessas características, Todas as Flores vem apresentando um bom resultado de audiência, quem sabe justamente pela curiosidade em ver até onde a narrativa rocambolesca pode chegar.

O NaTelinha divulga todos os dias os resumos dos capítulos, detalhes dos personagens, entrevistas exclusivas com o elenco e spoiler da novela Todas as Flores. Confira!

Acompanhe a TV NaTelinha no YouTube

Resumos de novelas, entrevistas exclusivas, bastidores da televisão, famosos, opiniões, lives e muito mais!

Inscreva-se
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado