Enfoque NT

Oscilações de horário tornam missão de acompanhar Verdades Secretas quase impossível

Acompanhar diariamente a trama na Globo virou um grande desafio


Angel desfilando em Verdades Secretas
Camila Queiroz interpreta a jovem Angel em Verdades Secretas; assistir saga na Globo é difícil - Foto: Reprodução/TV Globo

No ar desde 24 de agosto em horário flutuante na Globo, a reapresentação Verdades Secretas estreou na emissora para fortalecer a programação do final de noite, frear A Fazenda e "esquentar" o clima para a continuação da história que deve vir em breve no Globoplay. Mas, aquele que se propõe a acompanhar a trama todas as noites, tem uma missão quase impossível a ser cumprida.

Acertar os horários que a novela vai ao ar é um teste de adivinhação dos mais complicados. Não que já não soubéssemos que isso aconteceria, mas o que deveria, em tese, acontecer somente às segundas quando entra mais cedo, depois de Império, se alastrou para os outros dias semana.

Se na segunda a obra de Walcyr Carrasco aparece na faixa das 22h40, nos outros dias é um verdadeiro samba do afrodescendente insano. Às terças, já começou após a meia-noite e adentrou a madrugada. A novela, que não seria exibida às quartas, já foi em duas ocasiões. Na quinta, entra próximo do dia virar e na sexta sim, começa por volta das 23h30.

Sexta vira melhor dia de Verdades Secretas no Ibope após segunda

Isso afeta diretamente a audiência. No primeiro dia útil da semana, o folhetim alcançou 20,75 pontos de média até aqui. Quando sucede o The Masked Singer Brasil, alcança sua pior performance, com 11,3 pontos de média na Grande São Paulo, de acordo com dados levantados pelo NaTelinha. É justamente o dia que a Globo se arma em meio à guerra de audiência com a Libertadores no SBT e formação de Roça na Record.

No meio da semana, Verdades Secretas foi exibida em apenas duas oportunidades, 1º e 8 de setembro. A média ponderada é de 13,3 pontos, enquanto às quintas é de 11,85 pontos e pasmem, a sexta-feira consegue ser o melhor dia depois da segunda: 13,3 pontos. Por que será?

Se alguém, antes de estrear, planejou ver a saga de Angel (Camila Queiroz) inteira pela Globo, deu com os burros n'água caso tenha que acordar com o despertador logo cedo no outro dia. É improvável manter a consistência. TV é hábito, diria Boni, e estranhamente a Globo tem deixado isso de lado nos últimos tempos, com horários em vários espaços não tão bem definidos.

Aí está um grande exemplo disso. É a falta da valorização do próprio produto. No final das contas, Verdades Secretas só concorre de fato com A Fazenda na segunda-feira, dia que o reality não apresenta grandes atrativos e uma Tela Quente bem escalada - ou nem tanto -, daria conta do recado.


Thiago Forato é jornalista, assina a coluna Enfoque NT desde 2011, além de matérias e reportagens especiais no NaTelinha. Forato também é autor do blog https://parlandodepalmeiras.com.br. Converse com ele pelo e-mail thiagoforato@natelinha.com.br ou no Twitter, @tforatto

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado