Exclusivo

Novelas fracassam, espantam público da Globo e levam crise histórica ao horário nobre

Elas por Elas, Família é Tudo e Renascer fazem emissora perder 22 a cada 100 telespectadores em um ano


Montagem com Elas por Elas, Jornal Nacional, Família é Tudo e Renascer  e a logo da Globo
Elas por Elas, Jornal Nacional, Família é Tudo e Renascer enfrentam crise de audiência - Foto: Montagem/NaTelinha
Por Sandro Nascimento

Publicado em 13/03/2024 às 04:44,
atualizado em 13/03/2024 às 12:06

A Globo enfrenta a maior crise de audiência no horário nobre de sua história diante do fracasso do remake de Elas por Elas no horário das seis e o baixo desempenho da primeira semana de Família é Tudo às 19h. De acordo com o levantamento exclusivo feito pelo NaTelinha, se levar em conta o início de março deste ano em comparação ao mesmo período de 2023, em média, 22 a cada 100 telespectadores fugiram da emissora.

Segundo números aferidos pela Kantar Ibope Media referentes à Grande São Paulo, obtidos pela reportagem por terceiros, a programação da Globo levada ao ar no prime time em 2023, que era Mar do Sertão, SP2, Vai na Fé, Jornal Nacional e Travessia, marcou 23,5 pontos.

Longo, Chega Mais estreia com pregação no SBT, mas tem potencial 

Boni conta como criou a Sessão da Tarde e por que ela continua na grade da Globo

Já na grade deste ano, composta por Elas por Elas, SP2, Família é Tudo, JN e Renascer, atingiu, entre 04 e 09 de março, uma média de 19,9. Queda de 21,8% no prazo de 12 meses na faixa mais lucrativa da TV e no mercado publicitário mais importante do país.

A evasão dos telespectadores da Globo no horário nobre pode ser atribuída ao desempenho insatisfatório de suas novelas, que historicamente representam o principal atrativo da programação.

Globo não acerta com novas novelas

Com um enredo confuso e um elenco composto majoritariamente por atores desconhecidos, o remake de Elas por Elas não obteve sucesso e tem registrado as piores marcas de audiência desde a instituição do horário das seis. Até o presente momento, a média em São Paulo é de apenas 14,8 pontos. No ano anterior, Mar do Sertão, que estava sendo exibida, alcançava médias aproximadas de 20 pontos. Ou seja, uma queda de 25% no horário. Com isso, Elas por Elas é a novela de pior audiência na faixa desde a criação da novela das seis, em 1971. 

A novela de Daniel Ortiz para o horário das sete, Família é Tudo, atingiu na sua primeira semana 18,7 pontos. Vai na Fé era a trama que estava no ar em março de 2023 e pontuou 23 de média nos primeiros dias do mês. Uma perda de cerca de 18,7% dos telespectadores na faixa.

No horário das nove, no início de março de 2023, a novela Travessia encontrava-se em sua vigésima segunda semana e registrou uma média de 26,4. Entre os dias 04 e 09 de março de 2024, em sua sétima semana, o remake de Renascer apresentou uma média 1,6 ponto a menos que a trama escrita por Glória Perez.

Além disso, a história de José Inocêncio e seu diabinho vem apresentando um declínio no Ibope desde sua estreia, quando alcançou uma média de 28 pontos nas primeiras semanas.

Novelas fracassam, espantam público da Globo e levam crise histórica ao horário nobre

O desempenho insatisfatório desses folhetins repercute negativamente nas demais atrações. Provocando um efeito dominó. Na grade de programação elaborada pela Globo, as novelas exibidas às seis, sete e nove horas têm a função de intercalar o Jornal Nacional e o SP2 – espaço dedicado ao noticiário regional.

Na semana passada, o telejornal conduzido por William Bonner e Renata Vasconcellos registrou a sua pior média anual, alcançando 22,6 pontos. A título de comparação, essa audiência é inferior à registrada na semana do Ano Novo. No período de 1 a 6 de janeiro, o Jornal Nacional obteve 23,9 pontos.

O retorno de Alma Gêmea

Na tarde da última terça-feira (12), a Globo anunciou a novela Alma Gêmea como substituta de Paraíso Tropical no Vale a Pena Ver de Novo. Essa decisão reflete uma preocupação com o atual cenário do horário nobre. A trama espírita, escrita por Walcyr Carrasco e Thelma Guedes, teve sua primeira exibição entre 2005 e 2006, alcançando uma média de 38 pontos na Grande São Paulo, tornando-se a novela mais assistida no horário das seis durante aquela década.

O retorno de Alma Gêmea marca uma mudança de rota na emissora. O NaTelinha apurou que a Globo não pretendia voltar a investir nas novelas que tratam da temática espírita na grade da TV aberta. No VPVN, o folhetim terá o objetivo de elevar o início da programação noturna, ou seja, esquentar faixa para Rancho Fundo, a nova novela das seis, que está prevista para começar em 15 de abril. 

A queda de audiência da Globo

Ainda que permaneça como líder incontestável de audiência, a Globo tem enfrentado um declínio progressivo em seus índices a cada ano. Em 2017, a emissora adotou o lema “100 milhões de Uns”, destacando que sua programação era vista diariamente (TV aberta + Globoplay + TV paga) por 100 milhões de brasileiros. Entretanto, durante o Upfront, um evento direcionado ao setor publicitário realizado em outubro de 2023, foi revelado que o número havia decrescido para 76 milhões por dia, representando uma redução de 24 milhões de telespectadores ao longo dos últimos seis anos.

SBT 2024: Conheça as mulheres que estão liderando a nova era do canal

Os índices mais baixos de audiência da Globo coincidem com uma mudança de comportamento no consumo de televisão pelos brasileiros. De acordo com a Kantar Ibope Media, em março de 2023, a participação de audiência entre a TV aberta e a TV por assinatura era de 86,1%. No entanto, em fevereiro deste ano, essa porcentagem caiu para 69,3%. Além disso, no ano passado, o YouTube detinha 7,8% de participação no mercado, enquanto no mês passado esse número aumentou para 18,1%.

Confira os gráficos abaixo:

Novelas fracassam, espantam público da Globo e levam crise histórica ao horário nobre

Novelas fracassam, espantam público da Globo e levam crise histórica ao horário nobre

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado