Exclusivo

Boni conta como criou a Sessão da Tarde e por que ela continua na grade da Globo

Sessão de filmes completa 50 anos no ar


Boni em montagem com a logo do NaTelinha
Boni criou a Sessão da Tarde na grade da Globo - Foto: Montagem/NaTelinha
Por Sandro Nascimento

Publicado em 03/03/2024 às 10:00,
atualizado em 03/03/2024 às 12:21

A Sessão da Tarde completa 50 anos de estreia na grade da Globo na próxima segunda-feira (04). Em entrevista exclusiva ao NaTelinha, Boni, principal executivo da emissora entre 1967 e 1998 e responsável pelo modelo de programação que é seguido até hoje, explicou que a Sessão da Tarde foi criada para que a dona de casa pudesse fazer uma pausa nas tarefas domésticas. Ele também relatou sua resposta quando um diretor da emissora o consultou sobre a possibilidade de retirar a atração do ar.

“Depois que eu saí da TV Globo, um dos diretores me perguntou o que eu achava de tirar a Sessão da Tarde para fazer outra coisa na programação. Eu disse: ‘Se você conseguir fazer uma coisa melhor que a produção de Hollywood e com a mesma quantidade, você tira a Sessão da Tarde. Se não, deixa ela aí’. E a Sessão da Tarde ficou”, explicou o profissional que é considerado o criador da Globo.

Com Elas por Elas, Globo ensina ao SBT, Record e HBO como fazer um remake de novela errado

Queda do nº 1 da Record Rio gera choro e alerta de efeito dominó para ‘intocáveis’

A estratégia de ter uma sessão de cinema no período vespertino surgiu quando a programação da Globo no Rio e São Paulo (conhecida como TV Paulista) ainda eram diferentes. Em São Paulo, havia a Sessão das Duas, que nos últimos meses passou a se chamar Sessão de Férias, que foi ao ar entre dezembro de 1973 e início de março de 1974. No Rio, eram exibidas séries e desenhos. Somente com a chegada da Sessão de Férias, o público carioca passou a contar com filmes na faixa da tarde.

"Nós não tínhamos a rede nacional e a programação da TV Paulista tinha que ser sustentada basicamente por filmes. Uma coleção de reprises best seller que passava exclusivamente em São Paulo. Ela só foi entrar em rede em 1974 e mesmo assim foi um teste. São Paulo já tinha uma tradição. Só lançamos oficialmente uma semana depois, mas continuou diferente. Em São Paulo era um filme e no Rio era outro. Os filmes eram definidos para cada público. Filmes mais leve ou mais pesados. Só foram unificadas em 1975."

José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, Boni.

O executivo de TV também destacou: “Do tempo da Paulista era a quarta colocada em São Paulo, começou aparecer os índices de audiência e a estratégia funcionava. A Sessão da Tarde era até uma das maiores audiência da TV Paulista antes da gente unificar a programação”.

De acordo com informações da Globo, o primeiro filme da sessão de cinema foi Oito e Meio (1963), em São Paulo, e Os Perigos de Paulina (1967), no Rio.

A função da Sessão da Tarde na Globo

José Bonifácio Sobrinho, conhecido como Boni, hoje com 89 anos, ocupou o cargo de vice-presidente de Operações da Globo até o final de 1998. Durante 31 anos,  foi responsável por todos os setores da emissora, tendo acima dele apenas o proprietário do canal, o jornalista Roberto Marinho (1904-2003). Entre 1998 e 2001, foi consultor da emissora. Desde 2003, se tornou sócio da TV Vanguarda, afiliada da Globo no interior de São Paulo.

“Programas sem audiência e patrocínio precisam ser cortados”, diz Boni 

Ao NaTelinha, o criador do padrão Globo de Qualidade e a estratégia de programação que fez da emissora carioca líder absoluta de audiência no país, também explicou a função de ter planejado um espaço para longas-metragens na programação vespertina.

 “A Sessão da Tarde no meu pensamento era o seguinte: a mulher acabava de fazer o almoço e quer descansar. Naquele tempo os programas eram culinários e tinha quer ter alguma coisa que ela pudesse assistir passivamente. Não precisasse ficar prestando atenção. A possibilidade de descansar do trabalho que ela fez de manhã. Um repouso, uma pausa para variar. Esse era o objetivo da Sessão da Tarde”.

Os clássicos da Sessão da Tarde

Boni conta como criou a Sessão da Tarde e por que ela continua na grade da Globo

Para a Sessão da Tarde, Boni contou que a Globo adquiriu uma quantidade muito grande de filmes, mas que ele aboliu a compra de séries do exterior. A estratégia era abrir espaço para programação nacional da emissora. “Eu tinha outra visão em relação aos filmes”, pontuou.

Segundo o homem que transformou a Globo na Hollywood brasileira, ele comprava muita reprise das distribuidoras para fazer uma média de custo vantajosa. “E funcionou bem”, completou.

Ao longo dos seus 50 anos, a Sessão da Tarde ficou conhecida por seus clássicos, por causa das repetições constantes, dentre eles: Free Willy (1993), Curtindo a Vida Adoidado (1986), Flashdance (1983), A Lagoa Azul (1980), Um Príncipe Em Nova York (1988), Ghost: Do Outro Lado Da Vida (1990) e Karate Kid (1984). Boni conta que as reprises de filmes aconteciam porque ele atendia pedidos de telespectadores.

“A Sessão da Tarde, quando era em São Paulo, nós nem pensávamos em fazê-la nacional. Tinha filmes favoritos que eu colocava para reprisar. Exibia, por exemplo, Carta de Uma Desconhecida. Passava o filme e o telefone tocava. O sujeito dizia: 'Quero ver de novo'. Na Sessão da Tarde a qualidade do produto é o mais importante até que o ineditismo. Os filmes passavam que eram clássicos da Sessão da Tarde porque eram repetidos a pedidos das pessoas”, contou Boni.

E concluiu: “Passava em São Paulo e Rio e mantivemos a linha do atendendo a pedidos. O cinema tem uma importância cultural, de informação e de entretenimento fantástico”.

Sessão da Tarde 50 anos: Confira a cronologia das aberturas

Imagem da thumbnail do vídeo

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado