Poderosas

SBT 2024: Conheça as mulheres que estão liderando a nova era do canal

Elas estão transformando o Sistema Brasileiro de Televisão


Montagem com as executivas do SBT
Daniela Beyruti, CEO do SBT, lidera as transformações do canal - Arte: NaTelinha
Por Sandro Nascimento

Publicado em 08/03/2024 às 04:44,
atualizado em 08/03/2024 às 07:50

Agora é a vez delas. Na próxima segunda-feira (11), estreia a programação 2024 do SBT, que, além de novos produtos para os telespectadores e anunciantes, marca a chegada de uma nova era da emissora na tela. Pela primeira vez em seus 42 anos de história, o canal tem mulheres nos principais cargos de liderança, capitaneadas por Daniela Beyruti, CEO e filha de Silvio Santos.

São as executivas: Luciana Valério (diretora comercial), Marluce Cavalcante (diretora jurídica), Carolina Gazal (diretora de conteúdo digital), Maísa Alves (head de comunicação), Priscila Stoliar (head de marketing) e a autora Íris Abravanel na dramaturgia.

Boni conta como criou a Sessão da Tarde e por que ela continua na grade da Globo

Paulo Mathias fala de Silvio Santos, SBT, despedida da Jovem Pan e entrega spoiler do Chega Mais 

O fato de ter tantas mulheres no alto comando é também algo inédito na televisão brasileira. Esse time já provocou uma reviravolta nos bastidores, tirando a acomodação e buscando um SBT mais moderno e competitivo. Pelo jeito não falta ousadia. De uma só vez, na próxima semana, a emissora coloca no ar nove novas apostas.

Entre estes programas que chegam à prateleira da emissora, estão: Chega Mais, É Tudo Nosso, Circu do Tirú, Tá na Hora e Sabadou com Virgínia. Para a estreia deste produtos, o SBT adotou o slogan que não foge da sua identidade: É Coisa Nossa, referência à clássica música da abertura do Show de Calouros.

Em outubro, em conversa exclusiva com o NaTelinha, Luciana Valério comentou sobre ser a primeira mulher a comandar o setor comercial do SBT: “O convite para liderar o departamento comercial do SBT foi uma honra e um grande desafio ao mesmo tempo. Fui convidada para esta posição com base na minha experiência e resultados anteriores na indústria da televisão e na área de atuação”.

“Ser a primeira mulher a liderar este departamento é uma responsabilidade que eu assumo com muito orgulho e estou completamente dedicada a contribuir para o crescimento e sucesso contínuo do SBT.”

Luciana Valério

O NaTelinha apurou que a nova grade tem a função de atender as demandas comerciais e afastar os problemas de audiência que a emissora vêm sofrendo desde o fim da pandemia.

Conheça o perfil das mulheres do SBT

Daniela Beyruti - CEO do SBT

SBT 2024: Conheça as mulheres que estão liderando a nova era do canal

Daniela Beyruti viveu nos Estados Unidos, se formou em Comunicação de Massa na Regent University, no estado da Virgínia, onde também fez pós-graduação. E foi lá que começou a trabalhar em televisão, produzindo um programa de música em uma TV local, em 2005. De volta ao Brasil, em 2006, assumiu a direção de programas do SBT, sendo responsável pela adaptação do formato American Idol, batizado como Ídolos e que alcançou enorme sucesso no canal. Entre 2008 e 2010 foi diretora-executiva da emissora.

Em seguida, passou a atuar como diretora artística e da grade de programação, cargo em que permaneceu até 2015. Nesse período, implantou várias mudanças, foi responsável pelas contratações de nomes como Roberto Cabrini e Roberto Justus, pelo retorno de Eliana, pela produção do remake brasileiro de Carrossel (2012) e pela compra das séries norte-americanas Supernatural e Arrow, além dos formatos de sucesso 10 Years Younger (10 Anos mais Jovem), What Not To Wear (Esquadrão da Moda) e Você Se Lembra? Como resultado, em junho de 2014, o SBT retomou a vice-liderança de audiência nacional.

Até abril de 2023, Daniela fazia parte do Conselho de Administração do Grupo Silvio Santos, quando foi nomeada vice-presidente do SBT. Em menos de um ano, ela já vem fazendo a diferença, trazendo novos talentos e formatos para o canal.

Daniela nasceu no dia 11 de julho de 1976, em São Paulo. Filha mais velha de Silvio Santos com Íris Abravanel, tem três irmãs mais novas, Patrícia, Rebeca e Renata, além de Cíntia e Silvia, do primeiro casamento de seu pai. Seus ancestrais são descendentes de turcos, gregos, judeus sefarditas e italianos. Daniela é descendente, na linhagem paterna, de Isaac Abravanel. Daniela Beyruti é mãe de 3 filhos: Gabriel , Manuela e Lucas

Carolina Gazal - Diretora de conteúdo digital

SBT 2024: Conheça as mulheres que estão liderando a nova era do canal

Sua jornada no SBT começou há mais de 20 anos e atualmente ela ocupa a posição estratégica de Diretora de Conteúdo Multiplataforma, onde exerce papel por trás da expansão digital e criativa da empresa. Seu trabalho inclui a criação e implantação da estratégia de conteúdo do +SBT,  a revitalização do conteúdo digital dos programas da TV, além da criação de novas verticais que gerem novos negócios.

Carolina tem experiência em jornalismo, linha de show, cobertura de grandes eventos e gestão de propriedade intelectual. Sua liderança colaborou para transição da empresa para a era digital em alinhamento com as demandas de mercado e as expectativas de um público cada vez mais exigente e conectado.

Luciana Valério - Diretora comercial

SBT 2024: Conheça as mulheres que estão liderando a nova era do canal

Atual diretora comercial do SBT, Luciana Valério também ocupou o cargo de gerente de vendas da emissora. Possui ampla experiência em mídia, com ênfase em Ad Sales. Anteriormente atuou como vice-presidente de advertising sales do canal Sony e AXN no Brasil, além de acumular em seu currículo passagem pela Fox Latin American.

Luciana possui uma larga experiência no mercado e na gestão de equipes, além de um relacionamento muito próximo com as agências e clientes. Com mais de 26 anos de carreira, sempre atuando na área comercial, ela conta ainda com uma vasta experiência no segmento televisivo, ao qual dedicou mais de 20 anos de sua carreira.

Priscila Stoliar - Head de marketing

SBT 2024: Conheça as mulheres que estão liderando a nova era do canal

Priscila Stoliar, head de marketing do SBT há 15 anos, período no qual a emissora conquistou mais de 35 prêmios, entre eles Cannes Lions, Wave Festival, Maximidia, 4 indicações ao Caboré, Veículos, Marketing Best, Anuário do CCSP, YouPix, Clio Awards, entre outros. É formada pela UCF (University of Central Florida, nos EUA) e foi sob sua liderança que a emissora deu passos expressivos no desafio de modernização, com campanhas e ações emblemáticas, incluindo o lançamento do prêmio O Melhor Comercial do Brasil.

Liderou o lançamento da plataforma de responsabilidade social SBT do Bem, hoje totalmente consolidada por um calendário ativo de ações que promovem as boas práticas e comunicação de interesses sociais.

Foi ainda uma das responsáveis pela reformulação da marca do SBT, que hoje é uma das mais valiosas do País. Antes do SBT, trabalhou na área de atendimento de agências como Lew’Lara\TBWA, LightsTogether, Imagine Ad Agency, Cramer- Krasselt, essas três últimas nos Estados Unidos.

Iris Abravanel - Autora

SBT 2024: Conheça as mulheres que estão liderando a nova era do canal

Paulistana do tradicional bairro do Brás, Íris Abravanel vem de uma tradicional família italiana, sendo a primogênita dos quatro filhos do casal Nina e Rubens. Estudante de escola pública do bairro, sempre gostou muito de ler e escrever. Na década de 70, cursou alguns períodos do curso de jornalismo, na Faculdade Casper Líbero, mas a dedicação às quatro filhas – Daniela, Patricia, Rebeca e Renata – a levou a largar o curso e dedicar-se à família em tempo integral.

No início da década de 90, após convite de Walcyr Carrasco, então diretor de redação da revista Contigo, manteve uma coluna de crônicas do cotidiano, que, divertidamente, diz que pincelava com âmbitos de sua própria vida.

Em 2007, durante um café da manhã, seu marido Silvio Santos comentou sobre a dificuldade de se encontrar bons autores de novelas para o SBT, e Iris sugeriu escrever uma sinopse. Após uma bateria de aprovações, em 2008 foi ao ar sua primeira obra da teledramaturgia: Revelação, que também marca o início das produções em alta definição pelo SBT.

Após Revelação, veio Vende-se um Véu de Noiva, adaptação de texto radiofônico de Janete Clair, e Corações Feridos. Em 2012, por suas mãos, estreia um dos maiores sucessos na trajetória das telenovelas do SBT: Carrossel, remake da novela mexicana exibida em 1991 pela emissora, reuniu a família de volta em frente à TV no horário nobre.

Em seguida escreveu: Chiquititas, Cúmplices de Um Resgate, Carinha de Anjo, As Aventuras de Poliana e Poliana Moça, estas últimas em texto inédito de sua autoria, sob original de Eleanor Porter. Íris também desenvolveu e escreveu a série Patrulha Salvadora, spin off de Carrossel. Atualmente, Iris terminou de escrever A Infância de Romeu e Julieta, que conduz o romance de Shakespeare a novos caminhos, mas já está mergulhada em sua próxima obra.

Maísa Alves - Head de comunicação

SBT 2024: Conheça as mulheres que estão liderando a nova era do canal

Somando 40 anos de experiência profissional, a jornalista Maisa Alves esteve presente em diversos veículos de mídia, atuando na gestão de comunicação de empresas e grandes conglomerados como o Grupo Silvio Santos e o SBT onde começou sua carreira no jornalismo.

Bacharel em Comunicação Social pela FIAM - Faculdades Alcântara Machado, com especialidades em comunicação empresarial e gerenciamento de crises, é expertise em mídia training, atuou também na assessoria pessoal e profissional de imagem de executivos e artistas do showbiz, centralizando competências individuais destes e preparando-os para o mercado em que se apresentam.

É responsável pela assessoria de comunicação do empresário e comunicador Silvio Santos. Também está à frente da Assessoria de Comunicação do Sistema Brasileiro de Televisão, presente na gestão e acompanhamento de imagem da emissora e seu elenco.

Dentre seus pilares, estão a formatação de estratégias de comunicação e P.R. para lançamento de atrações, programas e informativos; organização de eventos para disseminação de conteúdos envoltos em novos projetos, e a preparação de hostess com direcionamento de imagem para atender a um determinado target de acordo com expectativas da empresa.

Marluce Cavalcante - Diretora jurídica

SBT 2024: Conheça as mulheres que estão liderando a nova era do canal

Marluce Cavalcante é advogada com mais de 20 anos de experiência na indústria do audiovisual e do entretenimento, buscando garantir segurança jurídica aos projetos desde a concepção até a distribuição de conteúdo. Atualmente é diretora jurídica do SBT e, durante sua experiência dentro da emissora, esteve à frente de grandes negociações envolvendo licença e aquisição de direitos e produções de obras nacionalmente conhecidas.

Ainda que seu foco seja em contratos e propriedade intelectual, Marluce apoia na viabilização de projetos com visão ampla, gerindo operações que envolvem fomento ao audiovisual, tributação, aspectos trabalhistas e regulatórios e outras questões que garantem a conformidade legal das obras e do produtor.

Além de sua expertise técnica, Marluce se envolve em estratégias operacionais, atuando como business partner no desenvolvimento de novos modelos de negócio, como, por exemplo, na transformação do setor de televisão em contexto de mídias e plataformas digitais de conteúdo. E suas habilidades de gestão vão além do contexto profissional: Marluce é mãe de Luís Eduardo e Alexandre. 

TAGS:
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado