Coluna do Sandro

Globo manda classificar Xou da Xuxa para reprise no Viva

Programa ainda não tem data para ser exibido no canal Viva


Xuxa apresentando e dançando no Xou da Xuxa na Globo
Xou da Xuxa ficou no ar por seis anos nas manhãs da Globo - Foto: Divulgação/Globo
Por Sandro Nascimento

Publicado em 03/09/2021 às 04:21,
atualizado em 03/09/2021 às 19:58

O Xou da Xuxa, exibido entre 1986 e 1992 na Globo, fica cada vez mais próximo de ganhar uma reprise na TV por assinatura, no Canal Viva. O NaTelinha apurou que os direitos de reexibição foram encaminhados pelo Grupo Globo para a Agência Nacional do Cinema (Ancine) para enquadrar o produto na lei da TV paga. O programa infantil que consolidou Xuxa Meneghel como rainha dos baixinhos completou 35 anos da sua estreia este ano.

Em junho, foram enviados para análise os 311 episódios da segunda temporada do Xou da Xuxa, com tempo de 60 minutos cada, que foram transmitidos originalmente nas manhãs da Globo em 1987. A atração teve direção geral de Marlene Mattos e chegou a ocupar cinco horas na programação da emissora. Porém, boa parte deste tempo era preenchido com desenhos animados.

Essa classificação da Ancine tem relação com cota de conteúdo nacional que todos os canais por assinatura precisam cumprir. De acordo com Lei nº 12.485, de 12 de setembro de 2011, a Ancine é a agência que regulamente a lei da TV paga e analisa programas nacionais para classificá-lo como um espaço qualificado.

“Dos canais brasileiros de espaço qualificado a serem veiculados nos pacotes, ao menos 2 (dois) canais deverão veicular, no mínimo, 12 (doze) horas diárias de conteúdo audiovisual brasileiro produzido por produtora brasileira independente, 3 (três) das quais em horário nobre”, diz o capítulo V da lei da TV paga.

Em outro trecho resume: “Espaço Qualificado: espaço total do canal de programação, excluindo-se conteúdos religiosos ou políticos, manifestações e eventos esportivos, concursos, publicidade, televendas, infomerciais, jogos eletrônicos, propaganda política obrigatória, conteúdo audiovisual veiculado em horário eleitoral”.

Vale lembrar que o mesmo procedimento aconteceu com o Planeta Xuxa, em 2014, e três meses depois, o programa entrou na grade do Viva. Nas redes sociais, os perfis do canal por assinatura, recentemente, passaram a seguir várias fanpages do Xou da Xuxa. 

"Xou da Xuxa foi registrado em junho na ANCINE a pedido do VIVA. Contudo, o programa não tem previsão de ir ao ar ainda este ano. O canal esclarece ainda que o objetivo dessa certificação não foi para cumprimento de cota ".

Canal Viva

 

Globo manda classificar Xou da Xuxa para reprise no Viva

Em recente entrevista exclusiva ao NaTelinha, sobre os 35 anos do Xou da Xuxa, a apresentadora explicou que era favorável a uma nova exibição do programa. “Eu acho que seria muito legal a reprise. Primeiro porque eu adoraria ver. Segundo, porque eu acho que as pessoas que cresceram comigo, e que hoje tem seus filhos, gostariam de mostrar o que eles viam, o que era a nave, o que eram as músicas, os que eram as Paquitas”, disse Xuxa.

E continuou: “E eu era politicamente incorreta, quase tudo que eu falei, fiz e fazia, naquela época, fazia parte daquela época. Todo mundo falava daquele jeito, tudo mundo agia daquele jeito e eu não podia ser diferente. Então é até legal pra vê e comparar o que é o dia de hoje, o que são as coisas que acontecem e o que não pode mais fazer. E tá lá, como se você fosse num museu e prestasse atenção em coisas do passado e que não existem mais, mas que faziam parte daquele contexto todo e estava tudo bem, naquela época, mas hoje não mais”.

"Gostaria sim de ver, acho que vai ser uma volta ao passado na memória afetiva de muita gente. Iria ser bem legal. Quando a gente é criança, a gente vive um momento único, não volta mais. Eu fiz parte desse momento de muita gente, que hoje é mãe, é pai e até já é avô e talvez quisesse rever isso tudo e ter esse sentimento de voltar ao passado. ‘Puxa vida, eu era tão feliz e não sabia’, mas eu sabia, eu senti e queria sentir muito”.

Xuxa Meneghel

Xuxa na Globo

O retorno do Xou da Xuxa, agora no Viva, aconteceria no momento que Xuxa Meneghel vem emplacando vários projetos no Grupo Globo. No próximo domingo (05), ela estará no júri da nova temporada do Show dos Famosos, na estreia do Domingão com Huck, além disso, gravou uma entrevista para o Fantástico, com a jornalista Renata Capucci, para anunciar seu documentário pelo Globoplay.

Durante a entrevista exclusiva ao NaTelinha, em junho, Xuxa foi perguntada se o formato do Xou da Xuxa teria o mesmo sucesso nos dias atuais na TV aberta. A apresentadora acredita que não. Na sua opinião, o mundo mudou e, automaticamente, o hábito das crianças se tornou outro, mais voltado a tecnologia.

“É um programa que fez parte dos anos 80, era o que as pessoas queriam ver, era o que as pessoas tinham de mais moderno. Hoje possuem mais modernidade... é diferente o que as crianças querem e gostam de ver. Aliás, eu nem sei o que elas gostam de ver ou querem ver, porque elas estão mudando diariamente”.

Com o sucesso do programa, Xou da Xuxa teve uma versão na Argentina, El Show de Xuxa (1991-1993), que foi exibido em mais de 26 países. Além disso, em setembro de 1993, a atração teve sua versão americana gravada nos estúdios da CBS Television. No Brasil, SBT e Manchete também copiaram o formato, além de outros canais internacionais.

Confira a entrevista em vídeo de Xuxa Meneghel ao NaTelinha:

Participe do nosso grupo e receba as notícias mais quentes do momento.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Telegram.

Participe do grupo
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado