Coluna do Sandro

Anunciantes milionários estão em alerta com Luciano Huck nos domingos da Globo

Empresas estão de olho no impacto dos seus anúncios sem Faustão


Luciano Huck apontando para o logotipo da Globo em  montagem do NaTelinha
Luciano Huck assumirá o lugar de Fausto Silva nos domingos da Globo - Foto: Montagem
Por Sandro Nascimento

Publicado em 29/07/2021 às 04:15,
atualizado em 29/07/2021 às 09:43

Na última quinta-feira (22) a Globo anunciou que a estreia de Luciano Huck à frente do novo Domingão ocorrerá no dia 05 de setembro, na faixa que antes era ocupada por Fausto Silva. Com a nova programação, grandes patrocinadores que compraram as cotas comerciais no fim do último ano, em alguns casos pagos à vista, estão em alerta sobre a performance dos seus negócios no horário sem Faustão e com Huck. Um cenário totalmente diferente de quando foram negociadas.

O NaTelinha apurou que os anunciantes milionários que compraram o patrocínio de longo prazo no Domingão, no encerramento de 2020, começaram a mensurar os primeiros números do programa sem o apresentador e com Tiago Leifert. O formato do contrato é anual, ou seja, por toda temporada de 2021, e pagos antecipadamente na formalização do negócio. Existe uma expectativa quanto à estreia de Luciano Huck.

Todas as empresas que compraram cotas master, sejam de qual setor forem, realizam uma conta de entrega de GRPs (Gross Rating Points), uma métrica comercial nas emissoras de televisão.

Como exemplo, vamos supor que com o Domingão do Faustão, a Globo tenha fechado uma cota com uma empresa de varejo tendo como estimativa 500 mil GRPS no ano. Se por ventura a empresa comprou o patrocínio não perfizer os 500 mil GRPS no ano, uma tratativa comercial entre a Globo e a empresa será feita para compensar essa entrega menor dos números.  

Ou seja, baseado na audiência o anunciante faz uma estimativa de impacto de x milhões de pessoas, que é o GRP, ou TRP (Target Rating Points), que é uma derivação do GRP e para medir a audiência no target (público-alvo).  Com o resultado, irão verificar se aquilo pago no CPM (custo por mil impressões) está dentro da previsão de compra que ele fez com a Globo no horário que pertencia a Fausto Silva.

Luciano Huck substitui Fausto Silva

Com seis programas exibidos nos domingos, a Super Dança dos Famosos com Leifert alcançou média de 16,5 pontos, na Grande São Paulo, de acordo com dados da Kantar Ibope, que o NaTelinha teve acesso com terceiros.

De acordo com fontes, os anunciantes estão mais interessados em comprar o GRP e o TRP do programa do que exclusivamente no apresentador. Se o Domingão com Huck ou Tiago Leifert mantiver a entrega de audiência e de público-alvo, como previsto no final de 2020, não terá nenhum tipo de compensação ou prejuízo para a Globo. O mercado está em alerta.

Confira o comunicado completo da Globo sobre as mudanças da sua programação aos fins de semana:

"No dia 28 de agosto, Fernanda Gentil encerra o 'Se Joga' para se dedicar, em outubro, à apresentação de um novo game, que vai ser exibido aos domingos, antes do futebol. Já a partir da semana seguinte, dia 04 de setembro, as tardes de sábado da emissora vão começar com humor e cinema: depois da 'Sessão Comédia', com 'O Melhor da Escolinha', vai ao ar a 'Sessão de Sábado', com filmes para toda a família. Na mesma data, mais uma estreia: o 'Caldeirão' virá com novo apresentador, cujo nome está sendo definido para comandar a atração até o fim do ano.

No dia 29 de agosto, Tiago Leifert vai se despedir das tardes de domingo com a grande final do 'Super Dança dos Famosos'. No dia 05 desetembro, Luciano Huck assumirá o 'Domingão', num formato que vai misturar quadros de sucesso com grandes histórias até dezembro. Em janeiro, Huck estreará a temporada 2022 do 'Domingão' com muitas novidades".

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado