Coluna do Sandro

Cortes em Amor de Mãe viram alvo de reclamações na Globo

Cenas gravadas na pandemia não serão exibidas


elenco sorrindo de Amor Mãe no set de filmagem da novela
O último capítulo de Amor de Mãe será exibido na próxima sexta-feira (09)
Por Sandro Nascimento

Publicado em 07/04/2021 às 04:15,
atualizado em 26/04/2021 às 22:55

Além das redes sociais, as reclamações sobre a reta final de Amor de Mãe vem ganhando força também nos bastidores da novela das 21h da Globo, escrita por Manuela Dias. Parte do elenco está insatisfeito por ter gravado na pandemia inúmeras cenas que acabaram eliminadas na edição dos últimos 23 capítulos. A bronca é que se colocaram em risco de contaminação pela Covid-19 e não tiveram a oportunidade de ver o resultado do trabalho no ar. Como parte das medidas contra o novo coronavírus, as filmagens de Amor de Mãe foram suspensas em março  de2020 e retomadas cinco meses depois para dar desfecho à trama.

De acordo com fontes ouvidas pelo NaTelinha, os cortes das cenas gravadas atingiram os personagens de elenco de apoio a atores veteranos. Algumas histórias paralelas filmadas foram jogadas no lixo. Em alguns casos, apenas 20% do material gravado foi ao ar na Globo. Esse cenário gerou uma onda de reclamações com justificativas que podem acarretar num desdobramento interno nas próximas semanas. Procurada, a emissora não se posicionou.

Desde que retornou à programação, em 15 de março, Amor de Mãe vem exibindo o embate entre Thelma (Adriana Esteves) e Lurdes (Regina Casé) e não dando destaque as outras tramas. Enquanto foi gravada a segunda temporada da novela, entre agosto a novembro do ano passado, alguns atores foram contaminados com a Covid-19.  Dentre eles, Adriana Esteves, Taís Araújo, Vladimir Brichta e Jéssica Ellen.

Fora do foco das câmeras, alguns profissionais da equipe também testaram positivo ao SARS-CoV2. Como consequência dos protocolos de segurança adotados em prevenção contra a Covid-19 nos Estúdios Globo, foram filmados em média dois capítulos por semana - num cenário de normalidade são seis.

"As gravações nunca foram suspensas para se reavaliar o protocolo de segurança. Ninguém, até hoje, se contaminou dentro dos Estúdios Globo. O protocolo tem se mostrado bastante eficaz e é o responsável por viabilizar as gravações nos Estúdios com segurança para todos os envolvidos. Além disso, o protocolo é atualizado semanalmente com as melhores práticas das áreas de saúde", disse a Globo, em nota enviada em outubro de 2020 ao NaTelinha.

Dos 155 capítulos previstos inicialmente, Amor de Mãe chegará ao fim, na próxima sexta-feira (09), com 125. Manuela Dias teve que cortar personagens e adaptar arcos dramáticos com a nova realidade. O prejuízo que a paralisação da novela iria acarretar para os cofres da emissora acabou sendo decisivo para a volta das filmagens. Seria custoso manter todo elenco contratado, a maioria tem vínculo por obra, sem saber exatamente quando a pandemia iria ser controlada para uma retomada com maior segurança.

Web reclama de Amor de Mãe e autora responde

Não é apenas nos bastidores. Nas redes sociais, a novela Amor de Mãe vem enfrentando severas críticas quanto aos capítulos finais da trama. No último sábado (03), a escritora Manuela Dias ficou irritada e ironizou as reclamações sobre sua novela: "A minha está acabando. Aguardo a novela de vocês. Tenho certeza que será perfeita". Logo depois, a postagem foi excluída. “Aceita a crítica, amor", rebateu um internauta. "Amo. Com educação, então… Luxo de alteridade", respondeu Manuela Dias. 

Na última segunda-feira (05), Dias fez outro desabafo: "São 24 anos de Globo. 4 anos escrevendo Amor De Mãe, entre sinopse e capítulo final no ar. Foi intenso, tenso, dificil, lindo, cansativo, renovador... errei, acertei, aprendi. Foram 4.500 páginas escritas. 3 bíblias. Longa jornada chegando ao fim essa semana".  E continuou em outro post: "Está acabando. Vem tanta coisa na cabeça. Acordar às quatro pra escrever. Dedos dormentes. Fisioterapia nas mãos todo dia. Gelo. Acupuntura. Corpo pedindo arrego. Coração sem desistir de nada. Parceiros por perto. Zé sempre junto. Parecia sem fim. E hoje Lurdes encontra Domenico!".

Confira a apresentação especial sobre o retorno de Amor de Mãe:


Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado