Coluna do Sandro

Globo muda contrato de jornalistas e ajuda debandada para a CNN Brasil

Emissora extingue multas milionárias nos novos vínculos com os apresentadores dos telejornais


Montagem com a âncora Glória Vanique (foto à esquerda) e Márcio Gomes (foto à direita) na bancada dos telejornais da Globo
Montagem NaTelinha

Nesta semana, a CNN Brasil anunciou duas grandes contratações que surpreenderam o mercado e os bastidores da TV: Márcio Gomes, 49, e Glória Vanique, 43, ambos extraídos do jornalismo da Globo. A debandada de profissionais da emissora carioca para o canal notícias é facilitada pela mudança no modelo de vínculo que a Globo vem implantando em todos os seus setores, passando de contrato de pessoa jurídica (PJ) para pessoa física (CLT). Com isso, não existem multas milionárias de rescisão.

Desde o início de 2019, a Globo vem renegociando altos salários do entretenimento, jornalismo e dramaturgia, além de promover um processo de "despejotização". Atrizes como Juliana Paes e Paola Oliveira e os âncoras William Bonner e Maju Coutinho já estão enquadrados nesta nova regra de contratação.

Tendo a carteira assinada, o contratado, ao decidir sair do canal, basta informar sua demissão à diretoria. O NaTelinha apurou que com exceção do titular do Jornal Nacional, o teto salarial para pessoal física no jornalismo da Globo gira em torno de R$ 80 mil.

A mudança no modelo de gestão de contratos ocorre num períodoem  que o Grupo Globo está unindo todas as suas empresas, através do programa batizado de Uma Só Globo, desde setembro de 2018. O processo consiste em unir um único CNPJ a TV Globo, Globosat, Globo.com, DGCORP (Diretoria de Gestão Corporativa) e Som Livre. Essa fusão está sendo liderada pela consultoria Accenture.

Além disso, com a alteração, a emissora evita processos trabalhistas como o da atriz Carolina Ferraz, que era contratada como PJ na Globo e entrou na justiça alegando que era cobrada como funcionária CLT. O valor do processo é de mais de R$ 10 milhões.

Márcio Gomes e Glória Vanique na CNN Brasil

Na última segunda-feira (19), após 24 anos, o jornalista Márcio Gomes comunicou sua saída na Globo e pegou parte da diretoria de surpresa.Ele assinou seu contrato com a CNN Brasil na noite anterior e na empresa receberá um salário em torno de três vezes maior do que ganhava em sua antiga empregadora. Nos bastidores, Gomes estava insatisfeito em se tornar uma espécie de "homem Covid" durante a cobertura da pandemia na Globo e pela ausência de perspectiva de crescimento profissional.

Na manhã de quinta (22), foi a vez de Glória Vanique, parceira do jornalista Rodrigo Bocardi no Bom Dia São Paulo, sair da Globo depois de 13 anos. Porém, ela vinha negociando sua permanência no grupo, conforme adiantou o site Noticias da TV.

Ambos atendem uma pesquisa encomendada pela CNN Brasil sobre o perfil de profissionais que o canal deveria contratar para uma nova grade. Fontes ouvidas pela reportagem esclareceram que o selo CNN também facilita no momento das negociações. O NaTelinha apurou que na próxima semana novos nomes serão anunciados. Todas as tratativas são lideradas pelo CEO da CNN Brasil, o jornalista Douglas Tavolaro.

No ar desde março deste ano, a CNN Brasil vem expandido seu negócio além do canal linear nas operadoras de TV paga. No início de outubro, estreou sua programação no rádio, através de uma parceria com a rede Transamérica, anunciou que investirá em eventos corporativos, como fóruns, summits e debates, e que investirá numa plataforma de VOD (Vídeo On Demand) através do app gratuito CNN Go.

O grupo de mídia NovusMídia, dona da franquia da CNN no país,  também negocia a entrada do canal na TV aberta com uma programação customizada. Márcio Gomes, Glória Vanique e outros nomes que serão anunciados fazem parte da nova programação que a CNN Brasil pretende estrear em breve.

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado