Receitinha

BBB21: Dicas para os brothers capitalizarem a passagem pelo programa

Especialista em gestão de imagem dá uma "receitinha" aos participantes


Brothers do BBB21 atentos
"Evitem as polêmicas desnecessárias e capitalizem a passagem pelo programa", diz especialista
Por Redação NT, com Higor Gonçalves

Publicado em 11/02/2021 às 05:25,
atualizado em 31/03/2021 às 22:31

Em entrevista ao jornal Extra publicada em 25 de janeiro, na estreia da edição atual do Big Brother Brasil, Tiago Leifert afirmou que, dentro do reality, é necessário jogar para fugir do temido paredão. No entanto, segundo o host, nem sempre a estratégia de jogo quer dizer alguma coisa sobre o caráter do participante. “Muitas vezes, há a necessidade de fazer coisas ali que você não faria fora. Isso está na essência de qualquer jogo ou esporte: o que você fala e faz numa quadra não necessariamente se repetem fora dela”, enfatizou.

Concordo com Leifert, porém, até a página cinco. De fato, em determinados contextos, e sob pressões características, são grandes as chances de se falar ou se fazer coisas que não ocorreriam em circunstâncias diferentes. No entanto, o que é dito e/ou feito dentro de um reality show fica “registrado”, às vezes para sempre, na “folha corrida” do indivíduo junto à opinião pública. Me refiro à reputação, que vale muito mais que a participação de 100 dias dentro de um programa de TV.

Com a finalidade de divulgar projetos profissionais, ampliar a própria fama e ainda, de quebra, conquistar uma boa grana, os participantes do grupo Camarote (os famosos e as subcelebridades) têm muito a ganhar com a visibilidade no programa. Mas, em contrapartida, também têm muito a perder: justamente pela trajetória (entenda: carreira) que construíram antes do reality. Podem “tombar”, sobretudo, pelas atitudes que vierem a tomar dentro da casa, perante a dinâmica do jogo, e, claro, em frente às câmeras.

As recomendações para todos são: evitem as polêmicas desnecessárias e capitalizem a passagem pelo programa. Para cada um, contudo, segue uma “receitinha” personalizada:

Camilla de Lucas - No BBB21, a presença da influenciadora digital é ambígua: tentou impedir a saída de Lucas Penteado do reality, mas, contraditoriamente, festejou quando o brother resolveu deixar a casa na manhã do domingo (7). É engraçada por um lado, porém, debochada por outro. A influencer está perdida e vai precisar entender melhor a dinâmica do jogo para capitalizar as situações ao seu favor.

Carla Diaz - Uma das figuras públicas mais conhecidas desta edição do reality, Carla Diaz está demostrando que tem inteligência emocional. No entanto, erra ao procurar a aprovação dos demais participantes. Também se perde por não querer se indispor com ninguém dentro da casa. A atriz tem evitado polêmicas e procurado ficar neutra em discussões, dois tipos de atitudes que costumam irritar (e muito) o público do BBB. Carla Diaz precisará sair de cima do muro.

Fiuk - Tem se colocado como “régua moral”, porém o tiro está saindo pela culatra. O filho de Fábio Jr. era um dos favoritos ao prêmio de R$ 1,5 milhão do BBB21. Passadas duas semanas desde a estreia do programa, em 25 de janeiro, tem visto a popularidade despencar após brigas na casa. Vive chorando pelos cantos, está enfurecendo o público e já anda sendo considerado como um dos brothers mais chatos da história do BBB. O melhor para Fiuk seria deixar logo a competição.

Karol Conká - “Tombou” no Big Brother Brasil 2021. Devido a atitudes e posturas que vem tendo no programa, perante os demais participantes, Karol Conká está causando revolta em milhões de espectadores. Segundo enquete do UOL, a rapper é a participante mais odiada do reality. A cada dia que passa na casa, Conká está arruinando a própria imagem, carreira e notoriedade. Está perdendo fãs, prestígio, contratos profissionais e muito dinheiro. Vai precisar fazer um “rebranding”. Mas, os danos à imagem e à carreira poderão ser irreversíveis.

BBB21: Dicas para os brothers capitalizarem a passagem pelo programa

Lucas Penteado - Desistiu do programa na manhã do domingo (7), deixando “órfã” uma imensa torcida complacente com o seu sofrimento ao longo de quase 15 dias de confinamento. Abandonou o BBB21 com altos índices de popularidade fora da casa, conquistando uma avalanche de novos seguidores, e sensibilizando anônimos e famosos. Antes de pensar na imagem e na carreira, vai precisar se recuperar emocionalmente da experiência traumática durante a 21ª edição do reality. Mas, após restabelecido, também não deve deixar de capitalizar a grande popularidade conquistada na curta passagem pelo programa.

Nego Di - Algumas atitudes do comediante, no reality, têm sido completamente sem graça. Um exemplo foi quando insinuou que se masturbaria caso deitasse ao lado da atriz Carla Diaz. Di tem feito uma leitura equivocada da competição, mas acredita estar dominando o jogo. O autoengano é uma evidência da própria desconexão com a realidade. Assim como Karol Conká, o comediante deverá tomar um choque de realidade assim que deixar a casa. Arranhou a imagem, a carreira e precisará se retratar do lado de fora.

Pocah - Entrou para o BBB21 com 11 milhões de seguidores no Instagram e como uma das favoritas ao prêmio, ao lado de Fiuk. No entanto, vem tendo uma participação apagada, neutra, dormindo quase o dia inteiro. Está procurando não se envolver em controvérsias. Foi chamada de “planta” por Gil. Pocah não está sabendo utilizar a passagem pelo BBB para promover sua imagem e carreira. Precisará se esforçar mais para ganhar visibilidade.

Projota - É inteligentíssimo, carismático, porém manipulador. Da mesma forma que Karol Conká, o rapper também poderá sair do BBB21 com a imagem chamuscada, o que, certamente, irá prejudica-lo em projetos profissionais. Contudo, Projota é perspicaz e sabe reverter situações desfavoráveis. A conferir.

Rodolffo - O cantor não tem a mesma sensatez de Rafa Kalimann, sua ex-mulher. Assim como Di, também está fazendo uma leitura errônea do BBB21, acreditando que chegará na final com Karol Conká. Fã do reality, chegou dizendo que participar do BBB seria realizar um dos maiores sonhos da sua vida. Porém, o sertanejo tem tido uma presença inexpressiva no programa. Não está sabendo se posicionar no jogo e agregar à própria imagem.

Viih Tube - Entrou na casa há duas semanas com 16,2 milhões de seguidores. No entanto, até agora, o “crescimento” foi de apenas 200 mil followers (a youtuber e atriz possui 16,8 milhões de seguidores até 9 de fevereiro). Viih Tube poderia estar aproveitando melhor a presença no BBB21 para promover sua imagem e carreira para além da “bolha da internet.” Vai precisar se esforçar mais se quiser ser conhecida do grande público brasileiro.


* Higor Gonçalves é jornalista, professor e especialista em gestão estratégica de imagem de pessoas.

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado