Após 23 anos

Fracasso de audiência, Força de um Desejo volta ao ar em outubro

Novela exibida entre 1999 e 2000 ganhará reprise no Viva; saiba data de estreia

Malu Mader encabeça elenco de Força de um Desejo, que volta ao ar no Viva após 23 anos - Foto: Divulgação/Acervo Globo
Por Walter Felix

Publicado em 23/09/2022 às 13:39:00,
atualizado em 23/09/2022 às 13:55:24

Força de um Desejo, exibida originalmente entre 1999 e 2000 na Globo, ganhará uma reprise no Canal Viva. A novela de Gilberto Braga (1945-2021) e Alcides Nogueira, fracasso de audiência às 18h, mas bastante elogiada pela crítica especializada, substitui Alma Gêmea na TV a cabo a partir de 24 de outubro. A informação foi confirmada pelo canal nesta sexta-feira (23).

Ambientada no fim do século XX, a história retrata o romance impossível entre Ester (Malu Mader), uma famosa cortesã, e Inácio Sobral (Fábio Assunção), um jovem rico e de família poderosa. No decorrer da história, os dois têm um desencontro e, sem saber, a protagonista acaba se casando com o pai do rapaz, o poderoso Henrique Sobral (Reginaldo Faria).

A trama foi inspirada em três romances do visconde de Taunay: A Retirada da Laguna, Inocência e A Mocidade de Trajano. O elenco reuniu outros nomes de peso, como Cláudia Abreu, Selton Mello, Paulo Betti, Nathália Timberg e até Sônia Braga, em uma participação especial nos primeiros capítulos.

Com uma média de 25 pontos no Ibope, a menor da faixa das 18h na época, Força de um Desejo passou longe de ser um sucesso de audiência. O fracasso de público não impediu o aplauso da crítica, o que justificou uma reprise no Vale a Pena Ver de Novo, em 2005. Até hoje, a história é lembrada como um dos melhores trabalhos de Gilberto Braga, que morreu no ano passado, aos 75 anos.

VEJA TAMBÉM

Curiosamente, a produção foi escalada para substituir, no Viva, um grande sucesso. Apresentada originalmente entre 2005 e 2006, Alma Gêmea, de Walcyr Carrasco, foi o maior fenômeno das seis nos anos 2000, com uma média de 39 pontos. No último capítulo, chegou a ultrapassar os 50 pontos, feito só registrado no horário nobre naquela época.

Outra que em breve ocupa a programação do Viva é Senhora do Destino (2004). A novela de Aguinaldo Silva entrou na fila de reprises do canal do Grupo Globo e deve estrear a partir de 2023. Na última segunda-feira (19), a íntegra da história de Maria do Carmo (Susana Vieira) chegou ao Globoplay.

Saiba quais são as próximas novelas do Viva

O Viva exibe, atualmente, as novelas Pão Pão Beijo Beijo (1983), O Beijo do Vampiro (2002), Alma Gêmea (2005) e Caminho das Índias (2009). Ainda neste ano, além de Força de um Desejo, duas tramas exibidas originalmente às 18h retornam ao ar: Coração de Estudante (2002), com estreia em 7 de novembro, e Bambolê (1987), a partir de 28 de novembro.

Em Coração de Estudante, Edu (Fábio Assunção) é noivo de Amelinha (Adriana Esteves). Na ida à cidade-natal da moça, a fictícia Nova Aliança, ele se apaixona por Clara (Helena Ranaldi), dando início ao triângulo amoroso central. Tramas paralelas acompanham o dia a dia de universitários no interior de Minas Gerais.

Já o personagem central de Bambolê é o viúvo Álvaro Galhardo (Cláudio Marzo), que tem uma relação de amizade e um ótimo diálogo com as três filhas, Ana (Myrian Rios), Yolanda (Thaís de Campos) e Cristina (Carla Marins), comportamento nada convencional para a época. O elenco tinha ainda Susana Vieira, Joana Fomm, Sandra Bréa, entre outros nomes.



Acompanhe a TV NaTelinha no YouTube

Resumos de novelas, entrevistas exclusivas, bastidores da televisão, famosos, opiniões, lives e muito mais!

Inscreva-se
TAGS:
NOTÍCIAS RELACIONADAS
MAIS NOTÍCIAS