Saúde física e mental

Aumente a flexibilidade e a força muscular através do Pilates

Atividade ajuda a corrigir a postura e a melhorar a respiração

Pilates ajuda a aumentar a força muscular - Reprodução
Por Taty Bruzzi

Publicado em 31/10/2023 às 22:30:00

Cuidar do corpo ajuda a equilibrar as forças física e mental. "E uma boa condição física é o primeiro requisito para ser feliz", já dizia o alemão Joseph Pilates, criador do Método Pilates.

A atividade física norteia em seis princípios fundamentais: respiração, concentração, controle, alinhamento, centralização e a interação de movimentos. Sendo assim, manobras físicas quando bem executadas e orientadas por tais princípios não trazem impactos nocivos para as articulações, ligamentos e musculatura.

No Pilates, seus movimentos partem do centro de força “powerhouse”, e possuem progressões de movimento, iniciando a atividade em níveis de menor grau de dificuldade e através da utilização de elementos moduladores, progredindo para níveis mais avançados.

+ Yoga ajuda a combater o estresse e a ansiedade

Trata-se de uma técnica de reeducação do movimento, composto por exercícios alicerçados profundamente na anatomia humana, prevenindo lesões. Saiba mais!

VEJA TAMBÉM

Os benefícios do Pilates

O Pilates chegou ao Brasil no início dos anos 90, sendo aplicado, inicialmente, nas aulas de balé. Posteriormente, passou a ser indicado para minimkizar doenças degenerativas e circulatórias.

Hoje, é uma das atividades mais procuradas pelas pessoas que buscam melhorar seu condicionamento físico, mas não se adaptaram ao clima acelerado das academias de ginástica.

Dentre os benefícios da prática Pilates está o reequilíbrio muscular do corpo como um todo, fortalecendo os músculos enfraquecidos e alongando os encurtados. Ou seja, equilíbrio entre a musculatura agonista e antagonista.

A atividade também fornece ferramentas necessárias para a educação da consciência corporal, de forma que a pessoa possa cuidar mais de si mesma, se beneficiando através da prática dos exercícios.

No caso dos idosos, o Pilates respeita as limitações próprias da idade. Nesta faixa etária, os exercícios de Pilates ajudam na prevenção da osteoporose, eliminando ou diminuir o estresse e as dores musculares crônicas.

+ Aprenda como manter suas roupas sempre novinhas

O método ainda é indicado para aliviar sintomas de asma, reduzindo a dependência do uso do inalador. Neste caso, a técnica de respiração incentiva o movimento ideal das costelas, melhorando a capacidade dos pulmões de se encherem de ar.

Já em alunos mais jovens, o Pilates contribuem para melhorar a postura, em especial nas crianças. A técnica ainda trabalha a coordenação motora, promovendo o alongamento, fortalecendo músculos e preparando o corpo para o crescimento.

TAGS:
NOTÍCIAS RELACIONADAS
MAIS NOTÍCIAS