Dia das Crianças

De desenvolvimento motor a raciocínio lógico: os benefícios das brincadeiras de crianças

Pular corda, soltar pipa e rodar pião faz bem para o corpo e a mente dos pequenos


Menina segurando pipa
Soltar pipa é uma diversão - Reprodução
Por Taty Bruzzi

Publicado em 12/10/2023 às 10:00,
atualizado em 12/10/2023 às 10:49

Neste Dia das Crianças, tudo o que elas mais querem e curtir o feriado brincando. Sair de casa, esquecer celulares e joguinhos eletrônicos. Correr na grama, pisar na areia da praia ou pracinha, jogar bola.

Atividades simples que ajudam a gastar energia, além de dar a sensação de liberdade e bem-estar. Nessa lista, seria bom incluir algumas brincadeiras que fizeram parte da infância de toda uma geração, mas que acabaram caindo no esquecimento, como, por exemplo, jogar bolinha de gude ou rodar pião.

Hoje, é raro encontrar grupinhos de crianças reunidos na calçada, parte por culpa da violência das grandes cidades, outra parte por causa da enxurrada de jogos eletrônicos, no computador ou celular, o que pode causar problemas de saúde aos pequenos.

De desenvolvimento motor a raciocínio lógico: os benefícios das brincadeiras de crianças

De acordo com especialistas, as brincadeiras de criança são fundamentais nas etapas do desenvolvimento infantil. A criança estimulada desde bebê movimenta o corpo, explora o mundo e reflete sobre a vida.

Um estudo sobre brincadeiras e desenvolvimento infantil, realizado em 2006, comprovou que a criança quando brinca constrói e transforma o mundo, redefinindo sua própria realidade.

Benefícios

  • Desenvolvimento motor e cognitivo
  • Raciocínio lógico
  • Atenção
  • Imaginação e criatividade

Bora brincar

De desenvolvimento motor a raciocínio lógico: os benefícios das brincadeiras de crianças

Além de dar um tempo na tecnologia, as brincadeiras e os jogos antigos podem ajudar os pais a se aproximarem ainda mais dos seus filhos, fortalecendo o vínculo familiar. Então, nesse Dia das Crianças, que tal ensinar os pequenos como você se divertia quando tinha a idade dele? Confira!

  • Pular corda

"Um homem bateu na minha porta e eu abri: senhoras e senhores, põe a mão no chão; senhoras e senhores, pule de um pé só; senhoras e senhores, dê uma rodadinha e vá pro olho da rua”.

Com certeza, esses versos te fizeram voltar uns trinte, vinte anos atrás. Indicada para os dias em que as crianças estão mais agitadas, a brincadeira de pular corda ajuda a gastar energia e é bem simples. Enquanto duas pessoas batem a corda e cantam uma canção, outra pula até a música acabar. 

  • Amarelinha

Uma das brincadeiras mais clássicas, a amarelinha ajuda no desenvolvimento de habilidades e da coordenação motora. Antes de começar, deve-se riscar 10 casas numeradas no chão, com a ajuda de um giz ou pedaço de carvão.

De desenvolvimento motor a raciocínio lógico: os benefícios das brincadeiras de crianças

Depois, basta pular de forma alternada, com o auxílio de um ou dos dois pés. Ganha quem conseguir atingir o céu, última casa em formato de arco. Mas atenção: quem pisa da linha está fora do jogo.

  • Pião

Brinquedo confeccionado em madeira que vem com um barbante. Basta enrolar o fio no pião e depois puxar bem rápido para que ele saia rodopiando pelo chão. Além de divertido, estimula a coordenação motora e a visão da criança por causa do desenho que ele forma ao girar.

  • Queimada

Chamada também de queimado, vai depender da região do Brasil onde você mora, na brincadeira deve-se formar dois times. Durante a partida, o jogador tenta atingir seu adversário com uma bola.

O integrante que levar uma bolada deixa o time. Ganha o jogo quem conseguir eliminar todos os integrantes do grupo oposto. Além de divertida, a queimada estimula todo o corpo da criança que se vê obrigada a correr, saltar e arremessar a bola

  • Batata-quente

Um grupo de crianças forma uma roda. Sentados, os pequenos passam a bola rapidamente para o colega do lado enquanto o "chefe" grita “Batata quente, quente, quente… queimou!”. Quando o chefe grita “queimou!”. Nesse momento, quem estiver com a bola nas mãos está eliminado. Vence a criança que sobreviver até o final.

  • Bolinha de gude

De desenvolvimento motor a raciocínio lógico: os benefícios das brincadeiras de crianças

Um grupo de amigos se reúne, geralmente na calçada, cada integrante com seu saquinho de bolinhas de gude. A brincaderia consiste em acertar as bolinhas que estão posicionadas em um triângulo. Ganha aquele com o maior número de acertos.

  • Passar o anel

Enquanto os demais participantes ficam sentados no chão, com as mãos juntas, quem está com o anel passa de um por um até escolher o próximo a deter o anel sem que ninguém perceba. Na sequência, ele aponta quem deve adivinhar com quem o objeto está. Se errar, está fora da brincadeira.

  • Empinar pipa

Ideal para ser praticada em áreas livres como parques ou praças. Entretanto, dá pra arriscar no quintal ou na laje de casa também. Além da habilidade, aqui o que deve se levar em conta também é a direção do vento, para fazer a pipa subir.

  • Econde-Esconde

Uma criança conta até um determinado número estipulado pelo grupo enquanto as outras se escondem. Ao final do tempo, ela deve sair para procurar os esconderijos dos colegas. Depois que todos forem achados, há revezamento.

  • Telefone sem fio

Indicado para desenvolver a atenção e a memória, a bricaderia consiste em formar uma fileira com um grupo de amigos. Quem estiver na ponta fala ao pé do ouvido do colega da frente uma frase que deve ser repetida sempre o prpoximo participante. O último da fila diz a frase em voz alta para que o primeiro conforme se está correta ou não. .

  • Stop ou Adedanha

Para brincar você vai precisar somente de papel, caneta e uma dose de criatividade, além de memória. A ideia é responder a todas as categorias com a letra sorteada a cada rodada. Ganha quem tiver a maior pontuação.

Fonte: Revista Clube Quindim

+ Exercício ao ar livre faz bem ao corpo, mente e bolso

+ Aprenda como manter suas roupas sempre novinhas

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado