Clássico

Domingão do Faustão 35 anos: 5 vezes em que Fausto Silva marcou a Globo

Programa ficou no ar até 2021


Faustão no palco de seu antigo Domingão, com roupa escura, segurando microfone e sorrindo
Faustão no palco de seu antigo Domingão - Reprodução/TV Globo
Por Redação NT

Publicado em 26/03/2024 às 07:40,
atualizado em 26/03/2024 às 08:17

Nesta terça-feira (26), faz 35 anos que o Domingão do Faustão estreou na Globo. O programa de auditório marcou a programação da emissora e entrou no ar para competir com o imbatível Silvio Santos no Ibope.

A atração ficou no ar até 2021, sendo líder de audiência, até o apresentador decidiu deixar a emissora e assinar com o Grupo Bandeirantes. A atração conseguiu tirar a hegemonia do dono do SBT, que até então não tinha tido seu reinado dominical ameaçado.

Frank Aguiar é contratado pela TV Aparecida

Globo vai transmitir show de Madonna em Copacabana

No Domingão do Faustão, o veterano lançou bordões que o acompanham até hoje, quebrou protocolos recebendo em seu palco artistas de outros canais e ainda foi o responsável pela volta de um famoso cantor à programação da empresa carioca após alguns anos de veto.

Confira 5 vezes em que Faustão marcou a Globo com seu Domingão:

1 - Lançou bordões

Ao longo das várias décadas na frente das câmeras, Faustão lançou bordões que viraram suas marcas registradas. É quase impossível para o público ver o apresentador e não soltar um "esta fera", "mais do que nunca" ou "quem sabe faz ao vivo".

"Ô louco, meu" e "errou" são outras duas expressões características do comunicador. Fausto Silva também inovou na hora de anunciar as atrações que seriam exibidas após o intervalo comercial: "E vem aí, logo depois dos reclames do plin plin".

Faustão também criou o apelido "pegadinha", nome com o qual ele batizou os trotes exibidos em seu dominical. Antes, esse tipo de quadro era conhecido apenas como "Câmeras Escondidas".

2 - Se livrou de protocolos

Atualmente, é comum ver artistas de outras emissoras se apresentando na Globo, nem que seja por conta de uma campanha especial. Antigamente, porém, a vênus platinada não permitia que funcionários de outros canais participassem de seus programas.

Faustão quebrou esse protocolo em 1990, quando Mara Maravilha estava no auge de sua carreira como apresentadora infantil e era contratada do SBT. A titular do Show Maravilha esteve no palco do Domingão cantou seus sucessos, como Não faz mal e Liga Pra Mim.

Imagem da thumbnail do vídeo

3 - Quebrou a hegemonia do Silvio

Quando Faustão chegou à Globo, a empresa havia acabado de se frustrar com a quase contratação de Gugu Liberato (1959-2019), que voltou atrás na última hora e decidiu permanecer no SBT.

Em alta na Band com seu Perdidos na Noite, ele chamou a atenção de Boni e chegou ao canal carioca com a difícil missão de vencer o Programa Silvio Santos. "O domingo era do Silvio. E ele foi imbatível até a chegada do Fausto Silva, que realmente liquidou o Silvio", contou o chefão da Globo, em entrevista ao UOL, destacando que o titular do Domingão desbancou a hegemonia do dono do baú.

4 - Derrubou veto

Em abril de 2021, quando Agnaldo Timóteo (1936-2021) morreu por complicações da Covid-19, Faustão fez uma homenagem ao cantor em seu Domingão e revelou que intercedeu para que o artista pudesse voltar a se apresentar na Globo após ter recebido um veto por criticar a emissora.

"Dos vários artistas, não foram poucos que perderam a vida nesta pandemia, uma das notícias mais tristes dos últimos tempos foi a morte de Agnaldo Timóteo. Eu convivi com ele por mais de 10 anos e fui responsável pela volta dele à Globo, porque pedi o perdão dele diretamente ao doutor Roberto Marinho, superando divergências políticas e outras polêmicas", lembrou.

O apresentador foi só elogios a Timóteo: "Ele tinha um coração maior do que o Maracanã, tinha sim suas polêmicas, mas era muito humano no sentido de se preocupar com o próximo. Poucas vezes vi um cara ajudar tanto as pessoas".

Imagem da thumbnail do vídeo

5 - Virou case inédito

Em 1989, quando Faustão chegou à Globo, o roteiro de seu programa criou uma nova realidade de comunicação na emissora. De imediato, o comunicador não tinha a liberdade que tinha nos antigos canais, mas a cada edição do Domingão ele transgredia um pouco os limites de forma suave e sem agressão e se tornou um case inédito.

Mesmo com as rígidas regras na época, do padrão Globo de qualidade, Fausto Silva, com o tempo, foi conquistando as donas de casa, a audiência e o mercado publicitário e mostrou o que os telespectadores da vênus platinada não viam até então, como o que se passa nos bastidores de uma atração que fica horas no ar.

Imagem da thumbnail do vídeo

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado