30 anos

10 momentos do Domingo Legal que marcaram a história da TV

O programa começou sob o comando de Gugu e agora é apresentado por Celso Portiolli


Montagem de fotos do Táxi do Gugu, Luiza Ambiel na Banheira e Celso Portiolli de cueca no palco
Sob o comando de Gugu e de Celso Portiolli, o Domingo Legal teve momentos icônicos - Reprodução/SBT

No ar desde janeiro de 1993, o Domingo Legal já entrou para a lista das atrações mais icônicas da televisão brasileira. Inicialmente comandado por Gugu Liberato (1959-2019) e atualmente com a apresentação de Celso Portiolli, o programa marcou época com quadros como Banheira, Sentindo na Pele e Táxi do Gugu, além de deixar a Globo para trás no Ibope com coberturas como a do acidente dos Mamonas Assassinas.

Para este domingo (22), o SBT preparou uma edição especial, com famosos que fizeram história no programa participando do Passa ou Repassa, a volta de algumas provas clássicas do game, uma música composta especialmente para a festa e a presença de Bruno e Marrone, que cantarão seus maiores sucessos no palco do dominical.

Já a partir do próximo dia 29, a emissora de Silvio Santos passará a exibir, ao longo de todo este ano, 30 histórias, uma a cada domingo, que foram significativas na atração. Entre elas, estão a estreia do KLB no programa e a ida de Gugu com Padre Marcelo Rossi para Israel. Em comemoração ao aniversário de três décadas do Domingo Legal, o NaTelinha separou 10 momentos marcantes desta trajetória! Confira:

Acidente do grupo Mamonas Assassinas

Em 2 de março de 1996, enquanto voltavam de um show em Brasília, todos os integrantes do Mamonas Assassinas morreram após o jatinho em que viajavam se chocar contra a Serra da Cantareira. Nesse dia, o Domingo Legal fez a cobertura da tragédia e conquistou, pela primeira vez, a liderança de audiência, com 37 pontos de média e 47 de pico, uma das maiores marcas do SBT no Ibope.

Jean-Claude Van Damme dançando com Gretchen

No dia 6 de maio de 2001, o Domingo Legal chegou aos 44 pontos de audiência com a presença do ator Jean-Claude Van Damme. No palco do SBT, o astro conferiu a Dança da Motinha de Sheila Mello e dançou com Gretchen sua famosa Conga Conga Conga. O momento em que ele interagiu com a rainha do rebolado fez com que Faustão comesse poeira na Globo.

Imagem da thumbnail do vídeo

Visita de médium ao Carandiru

A visita da médium Socorro Leite ao extinto Presídio do Carandiru, em São Paulo, em 31 de maio de 2002, fez o Domingo Legal registrar 39 pontos de audiência contra 21 do Fantástico. Na reportagem, a sensitiva se assustou e chorou com os espíritos que, segundo ela, habitavam o lugar, que foi desativado e implodido pouco tempo depois.

Banheira do Gugu

Um dos quadros de maior sucesso da história do Domingo Legal foi a Banheira do Gugu, que trazia mulheres de biquíni tentando impedir que homens pegassem os sabonetes que estavam dentro d'água. A musa mais famosa foi Luiza Ambiel, que é conhecida até hoje por sua participação no programa. A atração chegou a ser alvo do Ministério da Justiça por conter mulheres seminuas e homens de cueca.

Mão no bicho

O quadro da Mão no Bicho já foi reproduzido em diversos programas da televisão brasileira, mas ganhou destaque no Domingo Legal, com famosos assustados enquanto tinham que colocar a mão em uma caixa sem saber o que havia dentro.

Táxi do Gugu

Outra atração icônica que marcou a história do Domingo Legal é o Táxi do Gugu. No quadro, o apresentador circulava pela cidade, sempre caracterizado para não ser reconhecido, e fazia algum tipo de pegadinha com os passageiros que entravam em seu carro.

Imagem da thumbnail do vídeo

Sentindo na pele

Impossível falar de momentos marcantes do Domingo Legal sem citar o Sentindo na Pele. O quadro era uma maneira de fazer Gugu se colocar no lugar do próximo, se submetendo ao cotidiano de pessoas com histórias difíceis e profissões simples. Em uma das edições, o famoso fingiu ser um mendigo e disse que foi uma das maiores experiências de sua vida.

Cobertura do incêndio na Boate Kiss

Titular do Domingo Legal desde 2009, Celso Portiolli também comandou diversos momentos inesquecíveis do programa. Um deles aconteceu em 27 de janeiro de 2013, quando a atração dedicou todo o seu horário à cobertura do incêndio na Boate Kiss, em Santa Maria, no Rio Grande do Sul. A tragédia matou 242 pessoas e deixou outras 636 feridas.

Morte de Gugu

Em 24 de novembro de 2019, Portiolli se emocionou ao falar sobre a morte de Gugu Liberato, que morreu após sofrer uma queda em sua casa nos Estados Unidos. A atração preparou um VT especial com imagens do ex-apresentador em momentos alegres durante a condução do programa. "A tristeza é muito grande, é imensa, a minha dor, a dor de todos os que estão aqui. Eu quero deixar os meus profundos sentimentos à família do Gugu, fica aqui o meu profundo pesar a vocês", lamentou Celso.

Imagem da thumbnail do vídeo

Celso Portiolli de cueca

No ano passado, Celso Portiolli entrou para os assuntos mais comentados do Twitter ao ficar só de cueca no palco do Domingo Legal. A "prenda" foi resultado da promessa que ele havia feito, quando disse que, se Simone e Simaria ganhassem a disputa do Passa ou Repassa, ele tiraria a roupa.

Imagem da thumbnail do vídeo

Logo Superviral
Se for SURPREENDENTE, é SUPER VIRAL.

Aqui você encontrará os assuntos mais interessantes do momento e conteúdos incríveis. Bichos, fatos históricos, lendas urbanas, viral e muito mais. No Super Viral, o inusitado acontece!

Confira
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado