Falta pouco

Como será a cobertura da Globo na Copa do Mundo do Catar

A emissora terá mais de 500 colaboradores envolvidos no evento


Galvão Bueno de terno e calça azuis e camiseta preta perto de telão da Globo
Galvão Bueno em coletiva de imprensa promovida pela Globo - Foto: Mauricio Fidalgo

Globo promoveu uma coletiva de imprensa na última terça-feira (20) para divulgar todos os detalhes da cobertura que fará sobre a Copa do Mundo do Catar, que começará no dia 20 de novembro. Entre narradores, comentaristas, ex-jogadores e outros colaboradores, a emissora terá mais de 500 pessoas envolvidas na transmissão do evento, com mais de 160 horas na TV aberta e 300 horas no SporTV, que estará 100% dedicado à competição.

"Copa do Mundo tem cheiro, tem gosto. A conexão das pessoas com a Copa é pessoal e cheia de significados. E a Globo é parte disso. Transmitimos a Copa há 52 anos, desde 1970. A seleção brasileira pode até não ir bem em campo, mas a Globo não pode errar. Esse ano, a Copa do Mundo tem um significado diferente. Depois de dois anos de pandemia, depois de uma eleição que promete ser a mais polarizada da história do Brasil, só uma Copa é capaz de reunir o país em uma só torcida. Por isso, vamos fazer desse evento algo inesquecível para os brasileiros", disse Renato Ribeiro, diretor de Esportes da Globo.

Das 500 pessoas que vão trabalhar na Copa pelo canal carioca, 73 irão para o Catar. A empresa quis marcar a cobertura com representatividade e inserir mulheres em funções antes desempenhadas apenas por homens. Ana Thais Matos, por exemplo, estará ao lado de Galvão Bueno no país asiático, e narradoras como Renata Silveira e Natália Lara serão as primeiras a narrar jogos da Copa, a primeira pela Globo e a segunda pelo SporTV.

No Brasil, a emissora contará com um estúdio especial no Rio de Janeiro, que terá projeções em tempo real de três câmeras instaladas no tradicional mercado Souq Waqif, no Catar. O local terá 20 horas de operação todos os dias e servirá de cenário para jogos e programas, como o Central da Copa, o Esporte Espetacular e o Seleção Catar.

"Assim como fizemos nos Jogos Olímpicos em Tóquio, traremos um ambiente icônico do Catar para localizar nosso estúdio especial virtualmente em Doha, através da utilização de câmeras em alta definição. Nunca os dois países estiveram tão interligados. É uma potência de nova visão tecnológica para garantir aos brasileiros a melhor experiência de consumo", explicou Raymundo Barros, diretor de Estratégia e Tecnologia da Globo.

"A programação da Copa do Mundo no SporTV é para fanático por futebol. É claro que passa um filme na cabeça. Representa a minha trajetória no canal. Em 1994 eu narrei a Copa do Brasil, as outras todas de forma presencial. Ver a relevância que o SporTV tem hoje, oito Copas depois, é motivo de muito orgulho."

Luiz Carlos Jr., narrador

SporTV e Globoplay vão se dedicar à Copa do Mundo

Jornalistas na coletiva de imprensa da Globo sobre a Copa
Coletiva de imprensa promovida pela Globo - Mauricio Fidalgo/TV Globo

Durante a Copa do Mundo, o SporTV terá três novas atrações em sua programação especial: Troca de Passes, Seleção Catar e Tá na Copa. O Globoplay não ficará de fora da cobertura e vai fazer uma transmissão alternativa por dia com Tiago Leifert, que resultará em 22 entradas do apresentador, exibidas também no SporTV2 e no GE, com uma linguagem leve e descontraída.

"A Copa é muito importante para mim, para a minha carreira e minha vida. Poder trabalhar de novo numa Copa é uma honra enorme. A transmissão no ficará aberta também para quem não é assinante Globoplay. Antes da transmissão começar, pretendemos fazer um resumo do que aconteceu no dia, os lances mais importantes de cada jogo, análises e notícias mais importantes. Tudo que a pessoa precisa saber, mas que não conseguiu acompanhar durante o dia ela vai ter. Depois entramos no jogo, e depois arredondamos com tudo que aconteceu", adiantou o apresentador.

Os assinantes do pacote Globoplay + Mais Canais ao vivo terão à disposição transmissões do SporTV de todos os jogos em 4K e a função de câmeras multiângulo, que dará ao usuário a possibilidade de escolher por que câmera quer assistir a lances decisivos e polêmicos das partidas. Além desses recursos, eles também terão acesso sob demanda a compactos de 50 minutos de todas as disputas, às íntegras das cerimônias e aos programas e conteúdos especiais do canal esportivo.

Cobertura da Copa na Globo começa antes

A cobertura na Globo será reforçada a partir de 7 de novembro, dia da convocação dos jogadores da seleção brasileira, com a estreia de séries especiais nos telejornais esportivos e de rede. No dia 11 de novembro, o Globo Repórter traz uma edição especial sobre o Catar, que está sendo produzida por Eric Faria, que já chegou no país-sede da Copa.

Em sua última Copa na função de narrador na TV, Galvão Bueno promete muita emoção na despedida, sua 13ª participação no evento. "O que eu mais quero é agradecer o carinho e o apoio que eu sempre tive. O trabalho de todos esses companheiros que me acompanharam nesses 42 anos na Globo. Eu vou ter a oportunidade de estar lá pela última vez transmitindo uma Copa pela TV. Eu sempre vivi de juntar palavras, de tentar vender emoção e ser um equilibrista que anda no fio da navalha o tempo todo. Se essas palavras já começam a me faltar agora, então o que eu vou dizer quando acabar o último jogo, em 18 de dezembro. O que eu peço é que a seleção brasileira esteja do meu lado. Se sair gol eu não sei o que vai acontecer. Se vou gritar gol ou chorar", contou ele.

Logo Superviral
Se for SURPREENDENTE, é SUPER VIRAL.

Aqui você encontrará os assuntos mais interessantes do momento e conteúdos incríveis. Bichos, fatos históricos, lendas urbanas, viral e muito mais. No Super Viral, o inusitado acontece!

Confira
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado