Tendência

Minissérie da Globo já lotou camelôs de "kit Anita" com calcinha e colar

O visual da protagonista de Presença de Anita fez sucesso


Montagem de duas fotos de Mel Lisboa na época de Presença de Anita
Mel Lisboa aos 19 anos, quando protagonizou Presença de Anita - Roberto Steinberger/TV Globo

Em 31 de agosto de 2001 ia ao ar na Globo o último capítulo de Presença de Anita. A minissérie protagonizada por Mel Lisboa registrou média de 30 pontos de audiência, mas também fez sucesso fora das telinhas e as lojas do Saara, centro de compras popular no Rio de Janeiro, passaram a vender o "kit Anita", que vinha com uma calcinha, uma camiseta e um colar, itens que compunham o visual da ninfeta.

Assinado por Helena Gastal, o figurino da morena seguia as sugestões do autor: roupas de adolescente com peças sedutoras. Na minissérie, Anita sempre vestia uma camisa de seda masculina por cima de calcinhas de algodão, além de exibir uma gargantilha com pingente em forma de estrela, com cristal e ouro, desenvolvida especialmente para a personagem.

Na produção, Anita é uma jovem que transforma a vida e a rotina da pacata cidade de Florença e inicia um jogo de sedução com Nando (José Mayer) e Zezinho (Leonardo Miggiorin). O primeiro, que vive um casamento fracassado e busca inspiração para terminar de escrever um romance, não resiste aos encantos da menina e acaba por nutrir uma verdadeira obsessão por ela, que, por sua vez, inferniza a vida do bonitão. Já o segundo, é um tímido ajudante de uma mercearia que fica em frente ao sobrado onde a ninfeta mora e se apaixona logo de cara, perdendo a virgindade com a amada.

Embora pareça ingênua, Anita é extremamente lasciva e sabe provocar. A lolita tem adoração por uma boneca de louça chamada Conchita, que, segundo ela, guarda a alma da antiga moradora do sobrado, Cíntia, assassinada pelo amante. É na casa que os principais conflitos da minissérie acontecem, incluindo as mortes de Anita, que é atacada com um canivete por Nando, e a do próprio galã, que morre em um incêndio após uma noite de amor com o fantasma da menina.

Êxito de público e crítica, a produção, que marcou os telespectadores pelas cenas de nudez e sexo, foi reprisada na Globo no ano seguinte, ganhou uma reapresentação em forma de telefilme em 2015 e passou quatro vezes na TV por assinatura, sendo uma vez no Multishow e três vezes no Canal Viva.

Mel Lisboa desbancou mais de 100 candidatas ao papel de Anita

Anita e Nando de Presença de Anita, abraçados e se olhando
Foto: Cristiana Isidoro/TV Globo

A princípio, Manoel Carlos queria Fernanda Paes Leme no papel de Anita, mas a atriz participava do seriado Sandy & Junior. Outras jovens promessas, como Bianca Castanho, Samara Felippo e Regiane Alves, fizeram os testes, mas não se enquadraram no perfil da personagem e o diretor Ricardo Waddington optou por abrir os testes para iniciantes. Mel Lisboa desbancou outras 100 candidatas e fez sua estreia na televisão aos 19 anos.

"Anita tem um lugar muito especial na minha trajetória, é um marco importante. Continuo olhando para a obra com o mesmo carinho e, ao mesmo tempo, com distanciamento e maturidade."

Após 14 anos e algumas novelas na Record, Mel voltou à Globo para viver Regina, uma das vilãs de Cara e Coragem. Em entrevista ao Gshow, quando falou sobre seu retorno à emissora, a atriz lembrou de sua primeira personagem nas telinhas e disse como se sente sabendo que serviu de inspiração para Larissa Macedo adotar Anitta como nome artístico.

"Fico impressionada como uma obra, um personagem, tocam tanto o público. Isso me faz refletir sobre a minha profissão, o alcance que ela tem e como isso pode fazer diferença na vida de alguém, como no caso da Anitta. Acho maravilhoso e fico muito lisonjeada com essa homenagem da cantora", comentou.

Logo Superviral
Se for SURPREENDENTE, é SUPER VIRAL.

Aqui você encontrará os assuntos mais interessantes do momento e conteúdos incríveis. Bichos, fatos históricos, lendas urbanas, viral e muito mais. No Super Viral, o inusitado acontece!

Confira
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado