Rebateu

Lewis Hamilton dá direta e responde frase racista de Nelson Piquet

Piloto classificou a fala de Piquet como "arcaica"


Nelson Piquet e Lewis Hamilton em foto montagem
Nelson Piquet teve fala racista repercutida - Foto: Divulgação
Por Redação NT

Publicado em 28/06/2022 às 12:05,
atualizado em 28/06/2022 às 12:15

Lewis Hamilton, heptacampeão da Fórmula 1, se pronunciou nesta terça-feira (28) em suas redes sociais para responder a fala racista usada pelo ex-piloto Nelson Piquet para se referir a ele. "Vamos focar em mudar a mentalidade", pediu no Twitter.

Ele classificou a mentalidade de Piquet como "arcaica". "É mais do que linguagem. Essas mentalidades arcaicas precisam mudar e não têm lugar no nosso esporte. Fui cercado por essas atitudes e alvo de minha vida toda. Houve muito tempo para aprender. Chegou a hora da ação", lamentou.

Nelson Piquet falou numa entrevista concedida ao jornalista Ricardo Oliveira, em novembro de 2021, a palavra "neguinho" se referindo à Hamilton. Ele comparava os acidentes envolvendo Ayrton Senna e Alain Prost. A fala só repercutiu nesta semana.

A fala racista de Nelson Piquet

Lewis Hamilton dá direta e responde frase racista de Nelson Piquet

Durante o bate-papo, Piquet disse: "O neguinho [Lewis Hamilton] meteu o carro e não deixou [desviar]. O Senna não fez isso. O Senna saiu reto. O neguinho meteu o carro e não deixou [Verstappen desviar]. O neguinho deixou o carro porque não tinha como passar dois carros naquela curva. Ele fez de sacanagem. A sorte dele foi que só o outro [Verstappen] se fodeu. Fez uma puta sacanagem".

A fala de Piquet pegou mal. A Fórmula 1, FIA e Mercedes condenaram as palavras do ex-piloto. "A FIA condena veementemente qualquer linguagem e comportamento racista ou discriminatório, que não tem lugar no esporte ou na sociedade em geral. Expressamos nossa solidariedade com Lewis Hamilton e apoiamos totalmente seu compromisso com a igualdade, diversidade e inclusão no esporte a motor", disse a entidade."

A F1 também se posicionou publicamente: "Linguagem discriminatória ou racista é inaceitável de qualquer forma e não deve fazer parte da sociedade. Lewis é um embaixador incrível do nosso esporte e merece respeito".

Por fim, a Mercedes também emitiu comunicado. "Condenamos nos termos mais fortes qualquer uso de linguagem racista ou discriminatória de qualquer tipo. Lewis liderou os esforços do nosso esporte para combater o racismo e ele é um verdadeiro campeão da diversidade dentro e fora das pistas. Juntos, compartilhamos a visão de um automobilismo diversificado e inclusivo, e este episódio destaca a importância fundamental de continuar lutando por um futuro melhor."

Confira a fala de Piquet:

Acompanhe a TV NaTelinha no YouTube

Resumos de novelas, entrevistas exclusivas, bastidores da televisão, famosos, opiniões, lives e muito mais!

Inscreva-se
Mais Notícias
Outros Famosos

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado