Divulgando a concorrência

5 vezes que Silvio Santos surpreendeu e anunciou a Globo no SBT

Silvio Santos já utilizou essa estratégia ao longo da história


Silvio Santos mostrando a palma da mão direita
Silvio Santos já utilizou diferentes estratégias no SBT - Foto: Reprodução/SBT

Que Silvio Santos tem uma maneira peculiar de anunciar determinados programas ou lançamentos em sua programação no SBT, ninguém duvida. Em quatro décadas de existência, alguns casos ficara marcados na história pela audácia em anunciar a Globo nas próprias chamadas sem nenhum tipo de cerimônia.

A rede carioca tinha como regra nos anos 80 e 90 de não comentar sobre seus concorrentes. Essa era uma prática, inclusive de José Bonifácio Oliveira Sobrinho, o Boni, ex-vice-presidente de Operações da emissora, que deixou o cargo em 1998.

Mais recentemente, Silvio também já ousou e falou da Globo abertamente em chamadas do SBT, sem nenhum constrangimento, como em 2008 na novela Pantanal e há dois anos, com a série Hebe, que estava em cartaz na Globo. Relembre esses e outros casos:

Pássaros Feridos

A conhecida história da série Pássaros Feridos (The Born Birds) sobre o padre que se apaixona por uma mulher foi um fenômeno nos anos 80. A estreia ocorreu no SBT em agosto de 1985, chegando a alcançar 47 pontos de audiência.

Primeiro, em seu programa, disse em alto e bom som: "Logo depois da novela da Globo, vocês poderão assistir a um filme sensacional. Não precisa deixar de assistir à novela. Vejam a novela e depois vejam o filme". O fato fez com que a própria Globo atrasasse Roque Santeiro, que na época terminava por volta das 21h20. A grade foi empurrada em meia hora, mas Silvio continuava destacando que o público podia assistir tranquilamente a novela da concorrente e preencheu o buraco do SBT com desenhos como A Pantera Cor-de-Rosa.

Rambo

Nos anos 80, Rambo era um grande fenômeno no Brasil e os filmes ainda tinham grande audiência na TV aberta, já que existia somente os cinemas e as locadoras de fitas cassetes. O SBT comprou o primeiro longa-metragem enquanto a Globo optou por comprar a sequência dele que era protagonizado por Sylvester Stallone.

Em junho de 1988, o SBT fez grandes ações de marketing para promover o primeiro Rambo, mas a Globo contra-atacou e programou o segundo para a mesma faixa horária. Sem medo, Silvio anunciou em seu programa que mudaria a data do seu filme para a sexta-feira da semana seguinte, já que a Globo não reprisaria Rambo 2.

No dia, a Globo bem que tentou esticar a novela, mas o SBT foi ousado e tranquilizou os telespectadores com os seguintes dizeres na tela: "Não se preocupe, quando terminar a novela da Globo você vai ver Rambo".

Filmes SBT x Globo

Nos anos 80, as brigas por filmes eram ferrenhas. Em meados daquela década, o SBT anunciava "super filmes". "Se você gosta de filmes, agora está pra você. Segunda, quarta e sexta, tem filme na Globo e no SBT. Você não precisa ir até o cinema. O cinema vem até você", iniciava.

Sexta na Globo tem fantasia. Se você não gosta de fantasia, aqui você vê suspense. Segunda na Globo tem aventura, se você não gosta de aventura, aqui você vê policial. Quarta na Globo tem ficção, se você não gosta de ficção, aqui você vê comédia. Agora você tem opção. Segunda, quarta e sexta você escolhe o filme na Globo ou no SBT. E no mesmo horário, porque quando começa o filme lá, começa o filme aqui. Porque o SBT, faz o que é melhor pra você", alardeava.

Pantanal

Em 2008, o SBT voltou a utilizar essa prática quando comprou a novela Pantanal (1990), da massa falida da TV Manchete (1983-1999) e passou a exibir o folhetim a partir das 22h, quando terminava a história da Globo, que era A Favorita, de João Emanuel Carneiro.

"Amanhã, quando terminar a novela da Globo, A Favorita, troque de canal e veja Pantanal", dizia a chamada.

Hebe

No ano passado, o SBT deixou a rivalidade mais uma vez de lado e divulgou o último capítulo da série Hebe, na Globo. "O que será que vai acontecer no último capítulo da série Hebe? Veja na Globo amanhã a partir das 22h45", dizia.

Conhecida como a Rainha da Televisão brasileira, Hebe foi uma das maiores estrelas do SBT e morreu contratada do canal em 2012, após não resistir a um câncer em setembro daquele ano.

Participe do nosso grupo e receba as notícias mais quentes do momento.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Participe do grupo
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado