Finalíssima

Fernanda Arantes conta preparação para final da Libertadores no SBT e avisa: "Sangue nos olhos"

Esta será a segunda final da Libertadores de Fernanda e do SBT em menos de um ano


Fernanda Arantes olhando para a câmera na redação e com cabelo solto
Fernanda Arantes já mira final da Libertadores 2022 e manifesta desejo de cobrir Champions League - Foto: Reprodução/Instagram

Cobrindo sua segunda final de Libertadores neste sábado (27) pelo SBT, Fernanda Arantes se diz mais madura e bem preparada nesta temporada 2021. O estudo antes de momentos decisivos como este, aliás, é uma coisa das coisas que lhe ajudam a reduzir a ansiedade. Desta vez, ela diz que conseguiu "saborear" mais o torneio devido ao fato de superar o ineditismo. "A Fernanda que vai estar em campo, a repórter, vai estar com mais força, garra, sangue nos olhos", avisa em entrevista ao NaTelinha.

Ao longo dos últimos dias, Fernanda relata que separa o time que vai falar sobre no campo e separa os jogadores por posição, entendendo a importância e função de cada um eles, mas com um diferencial. "Não estudo só a questão técnica, números, dados. Chego bem preparada. O SBT me dá um amparo muito legal, mas eu gosto muito de levar histórias. Em Montevidéu estou focando na trajetória de cada jogador, gosto dessa parte emocional. É o que aproxima o jogador do torcedor, né? Afinal de contas, somos todos humanos, vulneráveis, emocionais, emotivos. Essa parte interessa bastante. Acho legal contar numa transmissão, principalmente no SBT, porque o SBT tem essa cara humana pra fazer o jogo para todas as pessoas", detalha.

Esta será a primeira vez que ela viajará para outro país cobrindo o torneio. Devido a pandemia do novo coronavírus (Covid-19), os limites foram respeitados, mas desta vez, não só vai encarar a capital uruguaia, mas também um Centenário lotado. No entanto, a emoção não será como da primeira vez, em 30 de janeiro de 2021, quando esteve na equipe de Palmeiras e Santos no Maracanã. "Vou ser muito sincera pra você, esse ano posso até me emocionar, mas não da mesma forma porque naquele momento eu era uma menina que tinha realizado um sonho, que se sentia representada, representando a parte feminina que é uma luta ali. Foi uma coisa muito emotiva, pelo significado que tinha da primeira vez."

Agora, será a Libertadores da força. "Nessa temporada eu consegui ver uma Fernanda mais mulher, madura, mais forte. Como já tinha enfrentado aquele nervosismo e ansiedade... Nessa consegui saborear mais por ver que eu era capaz. A Fernanda que vai estar em campo, a repórter, vai estar com mais força, garra, sangue nos olhos. Por esse lado mulher, não só pelo lado profissional que pra mim foi incrível, fiz uma Copa América, entrevistei o Messi e agora uma segunda final de Libertadores. Mas também vida pessoal, consegui me organizar numa cidade que adoro, numa emissora que tenho me sentido em casa. Quando todos os fatores da vida se organiza, você se sente ainda mais forte", agradece.

Recepção da torcida com o SBT e desejo pela Champions League

Fernanda Arantes conta preparação para final da Libertadores no SBT e avisa: \"Sangue nos olhos\"

A despedida do Palmeiras na última quarta-feira (24) contou com grande festa em São Paulo. A torcida alviverde, aliás, tem sido bastante receptiva com a equipe do SBT, bem como torcedores de outras equipes. "O pessoal tem sido muito carinhoso com a gente. Todo lugar que eu vou, veem que a gente é do SBT... Essa temporada foi ainda mais carinhosa! Eu acho que num primeiro momento que estivemos na Libertadores, a gente tava muito concentrado pra dar certo e nessa segunda, a gente captou que a gente queria mesmo fazer jornalismo esportivo para as pessoas independente de gênero, idade, condição financeira, a gente queria atingir o mais público possível. E o SBT tem isso de ser para as pessoas. E acho que essa segunda temporada, esse carinho, foi muito reflexo disso", analisa.

Em 2022, a final da Libertadores será no Monumental de Gayaquil, no Equador, onde ela espera estar. "Eu espero que o SBT continue gostando do meu trabalho e me mande pra lá pra mais uma final. Temos mais um ano de Libertadores confirmado e espero que eu esteja lá. Vou estar trabalhando muito pra isso", garante.

Caso o SBT não consiga renovar a Libertadores a partir de 2023, Fernanda se disponibiliza para cobrir a Champions League, que é da emissora até 2024. "Inclusive falei com eles! Falei: 'olha, meu inglês tá ótimo, espanhol também... Francês e alemão também. Eu tenho todos os idiomas. Adoraria ir, mas tudo tem sua hora. Me coloco sempre à disposição das oportunidades, mas antes de eu querer, acho que minha diretoria e meu chefe sabem bem o momento de cada um. A oportunidade certa que vai dar pra cada um. A Libertadores tem sido uma mãe pra mim. É uma competição maravilhosa de se fazer, linda de se ver. O futebol sul-americano é incrível e tem que ser valorizada. Gosto muito de fazer, mas o futuro a gente não sabe. O que posso falar é que estou muito feliz no SBT e essa tradição no esporte está se fortalecendo cada dia mais na emissora", pondera.

Questionada se viver na Europa cobrindo um torneio como Champions está no radar, confirma: "Posso falar por mim, morro de vontade. Eu acordo grata todo dia por estar passando o que estou passando, foi muito mais do que eu pedi. Eu pedi pra fazer o Mineiro! De repente apareceu o Paulistão, Libertadores, Copa América, cobri seleção brasileira nas Eliminatórias. Foi mágico pra mim. Agradeço todos os dias quando acordo. O que vier é ainda mais maravilhoso, então estou muito grata por tudo que está acontecendo na minha vida".

A evolução do SBT na Libertadores

Fernanda Arantes conta preparação para final da Libertadores no SBT e avisa: \"Sangue nos olhos\"

Neste sábado, o SBT começa a fazer seu pré-jogo a partir das 15h30, se estendendo até às 17h. Serão 90 minutos de pré-jogo, e Fernanda destaca a evolução da emissora em relação à janeiro, quando foi transmitida sua primeira, que culminou no bicampeonato do Palmeiras. "A evolução é todo dia. Todo dia a gente aprende como fazer melhor e quer fazer melhor", assegura.

"A responsabilidade é grande porque a primeira final que a gente fez foi incrível pra emissora, cada profissional que participou e torcedor também. A responsabilidade aumenta. Fazer uma final brasileira novamente ainda maior de conteúdo, a gente sabe que podemos entregar muito mais. Então, o SBT fala muito assim: 'A maior cobertura de uma final da Libertadores em TV aberta'. E realmente é. A gente começa às 15h30, com a final que começa às 17h. E a gente tá a todo momento, vou falar como repórter, a minha apuração, quando entro no campo na final, acontece inteiramente ao vivo, entendeu? Ela acontece toda ao vivo. Estou vivendo aquilo, não tem aquela de sair do ar. A qualquer momento posso entrar com o que estou apurando e com o que está acontecendo lá. Isso é muito legal. Dá pra se perceber o tamanho e importância que o SBT está dando para o esporte."

Fernanda Arantes sobre cobertura do SBT na final da Libertadores

Ciente de que uma final entre Palmeiras e Flamengo deverá ter mais audiência que a última no âmbito nacional, Fernanda afirma que sua técnica é fazer tudo como se estivesse falando para apenas um torcedor. "Isso antes de pisar no Centenário, depois que pisa no estádio lotado... E isso é louco! As vozes começam a aumentar conforme a galera for entrando. Aí tem que manter a calma. Tem que ter responsabilidade. Sou apaixonada por isso, de falar pras pessoas."

Fernanda deve contar um telespectador ilustre: Silvio Santos. O dono do SBT está no inconsciente coletivo, segundo a repórter, e admite não vê a hora de encontrá-lo pessoalmente. "Será que ele já me assistiu? Fico com isso na cabeça. Faz parte da história da televisão. Todo dia que a gente pisa no SBT, a gente pensa nele. Se ele me assistir, é uma honra. Sou muito fã dele", derrete-se.

Caso o Homem do Baú volte aos estúdios em 2022 e venha um convite para participar de seu dominical, Fernanda admite que não vai saber o que falar. "Ia ser um sonho, assim, vê-lo pessoalmente, não deu ainda por conta da pandemia... Admiro tanto ele, que parece que é uma pessoa de dentro da minha casa. Seria legal demais", imagina.


Participe do nosso grupo e receba as notícias mais quentes do momento.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Participe do grupo
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado