Batalha

Corinthians entra na Justiça para que Jovem Pan não mostre jogo do Brasileirão

Equipe paulista soltou nota oficial


Fábio Santos treinando com a roupa do Corinthians
Fábio Santos é uma das estrelas do Corinthians - Reprodução/Twitter

O Corinthians divulgou uma nota nesta sexta-feira (20) anunciando que entrou na Justiça de São Paulo com o objetivo de impedir a transmissão da partida contra o Athletico-PR pela plataforma Twitch e no YouTube da Jovem Pan. O clube alvinegro entendeu que o jogo marcado para domingo (22), às 16h, exibido em outras mídias, poderia prejudicar seu contrato de exclusividade com a Globo.

A equipe paulista tem acordo com a emissora carioca até 2024 de exclusividade na TV aberta, TV fechada e PPV. O Corinthians diz que não foi consultado pelo Athletico para a transmissão na Jovem Pan, Twitch e na Furacão Live, plataforma de streaming do clube paranaense.

O furacão se baseia na antiga Medida Provisória da Lei do Mandante, que surgiu e caiu em 2020. Na MP, o dono da casa era responsável pelos direitos de transmissão. Já a Globo entendeu que os times precisavam respeitar o acordo firmado por eles até 2024. Vale destacar que o Athletico não assinou com a emissora para exibir seus jogos no PPV.

As duas partes brigam na Justiça desde então e atualmente a equipe do Paraná tem uma liminar ao seu favor. Ou seja, ela tem autorização para as transmissões em sua plataforma de streaming. Só que o Corinthians não concorda e entende que precisa seguir a nova Lei do Mandante, que determina o respeito aos contratos firmados que vão até 2024.

Confira a nota do Corinthians na íntegra:

“O Sport Club Corinthians Paulista esclarece que promoverá nesta sexta-feira, 20 de agosto, um pedido de tutela antecipada, cujo objetivo é determinar a abstenção da transmissão não autorizada da partida contra o Athletico Paranaense, a ser disputada no próximo domingo (22/8) na Arena da Baixada, casa de nosso adversário.

As transmissões dos jogos de futebol são reguladas pela Lei Geral do Esporte (lei nº 9.615/98), conhecida como Lei Pelé. Desde 1998, para que imagens de partidas possam ser captadas, fixadas, emitidas, transmitidas, retransmitidas e/ou reproduzidas, por qualquer meio, é indispensável haver consenso entre o clube mandante e o visitante.

No entanto, no caso da partida em questão, não houve nenhum contato por parte do mandante ou de terceiros - por cujas plataformas a equipe do Paraná anuncia que transmitirá a partida.

O Corinthians, desta forma, entendeu ser cabível o ajuizamento da referida ação, sempre com o foco no resguardo de seus legítimos interesses”.

Corinthians x Athletico-PR

Corinthians entra na Justiça para que Jovem Pan não mostre jogo do Brasileirão

Corinthians e Athletico-PR vão jogar pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro. As duas equipes estão lutando pelas posições que garantem uma vaga para pré-Libertadores de 2022. O jogo ocorrerá domingo, com transmissão da Globo na TV aberta, a partir das 16h.

O Athletico chega embalado após se classificar para a semifinal da Copa Sulamericana. A equipe busca o bicampeonato do torneio continental. Já o Corinthians venceu o Ceará e se mostra empolgado com a estreia de Renato Augusto, que marcou um gol na última rodada.

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado