Nova fase

O que está por trás da saída de Faustão da Globo em 2021?

Apresentador seguirá um novo caminho a partir de 2022


Faustão apresentando o Domingão
Faustão sairá da Globo - Foto: Reprodução/Globo

A não renovação do contrato de Faustão com Globo surpreendeu o mundo da TV nesta segunda-feira (25), mas foi um claro aviso da empresa para todos os seus profissionais: não está mais disposta a pagar salários milionários aos seus contratados. O apresentador do Domingão tem a maior remuneração da emissora e houve uma proposta para ele ficar à frente de um projeto nas noites de quinta-feira, mas isso viria com uma redução substancial de pagamento mensal, o que não foi visto como interessante para o artista. Há também o desejo do canal em reformular sua programação dominical, explorando ainda mais as exibições de jogos de futebol.

Conforme apurado pelo NaTelinha, Ricardo Waddington seguirá com a missão de enquadrar todos os funcionários da Globo no novo teto salarial do processo de reestruturação da empresa, intitulada de Uma Só Globo. Desde 2019, a determinação era que as renovações de grandes artistas viessem com as reduções dos honorários.

Waddington ofereceu a Faustão um programa às quintas, conforme informou o jornalista Flávio Ricco. Mas o apresentador recusou e seguirá aos domingos até o fim do ano e depois irá decidir se vai buscar novas oportunidades profissionais ou se irá se aposentar.

Em nota à imprensa, a Globo afirmou que Fausto Silva decidiu não fazer mais programas semanais. "Nestes mais de 30 anos de parceria, a TV Globo e o apresentador Fausto Silva sempre conversaram sobre novas oportunidades e inovações. Foi assim também nas últimas semanas, quando teve início o último ano do atual contrato. Mas, diante da decisão do apresentador de encerrar sua jornada à frente de programas semanais, só cabe à TV Globo respeitar e aplaudir a história que ele construiu", disse (confira a nota na íntegra ao final da reportagem).

Fausto Silva é dono do maior salário do entretenimento da Globo, com rendimentos que giram entre 4 e 5 milhões de reais, contando salário e participações em merchandising. Por conta da reestruturação, no qual há uma nova realidade de pagamentos no mercado, ele precisaria se adaptar, fato que não concordou.

Como noticiou o NaTelinha, em dezembro de 2019, os dois primeiros nomes a passarem por isso foram Galvão Bueno e William Bonner. Luciano Huck, Ana Maria Braga e Fátima Bernardes devem conversar com o canal em breve e seus vencimentos sofrerão fortes impactos - o marido de Angélica pode sair para se candidatar à presidência da República. Fausto Silva, dono dos domingos da Globo há mais de 30 anos, não escapou do corte e optou por não seguir por lá.

Saiba antes de todo mundo o que acontece na TV e entre os famosos no canal do NaTelinha no Telegram.

Faustão e a nova realidade salarial

O que está por trás da saída de Faustão da Globo em 2021?

Como noticiado há dois anos, os cortes nos salários girarão em torno de 20% e 40%, sem alterar os percentuais de ganhos com merchandising. Com isso, a Globo colocará um novo limite em sua alta folha, numa tentativa de se adequar a nova realidade do mercado publicitário para TVs.

O novo contrato já é resultado da unificação de todas as empresas Globo em um único CNPJ, através do projeto Uma Só Globo. Como exemplo, Faustão poderia comandar um programa no Multishow sem aumento salarial. Além de permanecer à frente de uma atração na TV aberta.

Na época, a emissora negou os cortes salariais. “Não procede. E como todos sabem, há mais de cinco anos, temos tomado uma série de iniciativas para preparar a empresa para os desafios do futuro. Com isso, temos evoluído nos nossos modelos de gestão, de criação, de produção, de negócios e também de gestão de talentos. Em sintonia com as transformações pelas quais passa nosso mercado e com as novas dinâmicas de parceria da Globo com os seus talentos, estamos revendo modelos de contrato para atividades estratégicas nas múltiplas plataformas das empresas Globo, em comum acordo e sem prejuízo para nenhuma das partes”, comunicou.

O novo domingo da Globo

O que está por trás da saída de Faustão da Globo em 2021?

Ainda não há um desenho oficial de como a Globo irá organizar o seu domingo, mas uma das mudanças que deverá acontecer é a ida do futebol para o início da noite. Com o Fantástico começando por volta das 20h, a intenção do canal é iniciar as transmissões dos jogos a partir das 18h.

Pesquisa interna indicam esse caminho e a emissora poderia explorar um pouco mais as partidas após seus términos. O Fantástico, por exemplo, conseguiria fazer uma grande cobertura das finais dos Campeonatos , algo que o Domingão impede, porque é uma atração de entretenimento e tem seus quadros próprios.

Uma dobradinha futebol e Fantástico conseguiria segurar o público mais tempo no canal. Em 2019, o clássico Corinthians x Palmeiras, pelo Campeonato Brasileiro, registrou 36 pontos às 19h e a revista eletrônica, na sequência, marcou 25 de média, melhor índice da atração naquele ano.

Globo se pronuncia sobre saída de Faustão:

"Nestes mais de 30 anos de parceria, a TV Globo e o apresentador Fausto Silva sempre conversaram sobre novas oportunidades e inovações. Foi assim também nas últimas semanas, quando teve início o último ano do atual contrato. Mas, diante da decisão do apresentador de encerrar sua jornada à frente de programas semanais, só cabe à TV Globo respeitar e aplaudir a história que ele construiu.

Fausto Silva é um dos maiores comunicadores da televisão brasileira e a Globo tem enorme orgulho dos 32 anos de parceria com ele no Domingão do Faustão.
Para honrar esta história de sucesso, a Globo está determinada a fazer em 2021 a melhor temporada de todos os tempos do programa, com edições sensacionais do Dança dos Famosos e do Show dos Famosos.

Ao longo dos próximos meses, a empresa vai reunir a sua comunidade criativa para definir qual dos projetos em discussão para o domingo é o mais adequado aos desafios de 2022 e a seu compromisso permanente com a inovação.

- Gostaria de deixar aqui registrada a minha gratidão à Globo, onde aprendi muito e com a qual tive a honra de viver nos últimos 32 anos uma parceria de respeito e sucesso. Repito aqui o que sempre disse no ar: a Globo é uma empresa quase perfeita! – declarou Fausto Silva, com bom humor."

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado