Bomba

Faustão decide deixar a Globo após 32 anos

Domingão do Faustão estreou em março de 1989


Faustão segurando o microfone
Faustão deixará a Globo

O apresentador Fausto Silva decidiu não renovar seu contrato e deixará a Globo após 32 anos. Ele seguirá com o Domingão até o final de 2021, deixando a emissora na sequência, quando poderá se envolver em um novo desafio na televisão - ou não.

A partir do ano que vem, a programação dominical da Globo terá outro desenho de grade, sem o programa de Faustão. Dessa forma, segundo informações do colunista Flávio Ricco, o atual diretor de entretenimento do canal, Ricardo Waddington, ofereceu ao apresentador uma nova atração nas noites de quinta-feira a partir de um outro conceito, levando em consideração a faixa de exibição, que é completamente diferente.

Apesar da proposta, Faustão não se mostrou disposto a aceitar e avisou que irá conversar com o mercado. "Afinal, serão 32 anos de casa, com muitas conquistas, prêmios e o reconhecimento de um trabalho muito bem feito", bradou. O artista não descarta também a aposentadoria.

Testes nos domingos da Globo

Curiosamente, no segundo semestre de 2019, a Globo testou um novo horário para as partidas de futebol: às 19h, antecedendo o Fantástico. A partida entre Corinthians e Palmeiras cravou 35,7 pontos de média, batendo até mesmo a decisão da Copa América daquele ano, que registrou 35,1.

Havia o temor de que o Domingão não fosse tão bem no Ibope, já que não herderia os números do futebol, mas naquele agosto de 2019, Faustão atingiu 17 pontos e liderou com tranquilidade.

Domingão na Mansão

No ano passado, devido a pandemia do novo coronavírus (Covid-19), Faustão apresentou o Domingão direto da sua mansão em São Paulo, relembrando vários momentos da atração ao longo de mais de três décadas. E foram 23 programas em casa.

Em agosto, Faustão voltou aos Estúdios Globo na capital paulista. "Esse tempo todo, eu repito, normalmente esse programa é feito com cerca de 300 pessoas e estamos fazendo com 65 integrantes. Nosso super balé tem 40 bailarinas, hoje com 15", frisou o veterano.

O fim de uma era na Globo

Desde março de 1989, Faustão é quem tem incumbência de comandar parte dos domingos da Globo. A atração foi criada inicialmente para bater Silvio Santos no Ibope e quebrar a hegemonia do SBT no horário.

Contratado para fazer TV de um jeito descontraído e irreverente, Faustão já dizia em julho de 1988, quando foi contratado, o que faria no canal. "Estou sendo contratado como apresentador para integrar num projeto da TV Globo. Um projeto que tem muito a ver comigo", declarou ao jornal O Globo naquela ocasião.

Ele, que trabalhou na Globo em 1982 ainda no SPTV, passou pela Rádio Excelsior, TV Gazeta, até chegar à Band e estourar com o Perdidos na Noite na segunda metade da década de 80, o que o credenciou para ser contratado pela Globo.

O apresentador brincava dizendo que começou numa vendinha, passou para uma mercearia, mudou-se para um supermercado e acabou indo para um shopping inteiro. Vale lembrar que Faustão assinou com a Globo na metade 1988 e continuou cumprindo seu contrato com a Band até dezembro daquele ano.

Em uma época que os domingos tinha concorrência mais acirrada, a Globo queria lançar um programa nos mesmos moldes do tradicional Programa Silvio Santos. E rapidamente Faustão caiu nas graças do público, abocanhando a liderança durante as quatro horas que ia ao ar, entre 15h e 19h.

A estratégia da Globo era lançar um programa que fosse capaz de perdurar por anos a fio. E conseguiu, por 32 anos.

TAGS:
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado