Natal

Chef do "peruzão" ensina pratos favoritos de Faustão e mais famosos

Quer servir uma ceia estrelada no dia 24? Aprenda com Giuliana Giunti


Giuliana Giunti ficou famosa ao ensinar receita de peru recheado na TV
Giuliana Giunti ficou famosa ao ensinar receita de peru recheado na TV - Foto: Reprodução/TV Gazeta

O que os famosos vão comer na noite de Natal? Alguns dos pratos favoritos das celebridades podem ir para a sua mesa. O NaTelinha entrevistou a chef queridinha das estrelas, Giuliana Giunti, que já cozinhou para Faustão, Adriane Galisteu, Marcos Mion, Fafá de Belém e Seu Jorge, entre outros gigantes do entretenimento. A cozinheira revelou quais receitas conquistaram os artistas e como elas podem incrementar a ceia desta quinta-feira (24).

Giuliana Giunti, 30 anos, começou trabalhando em buffets e eventos de amigos da família. Com o apoio dos pais, largou o marketing e investiu na gastronomia. "Conquistei meu espaço mostrando receitas com sabor de restaurante, mas feitas dentro de casa", afirma a culinarista, que já apresentou programa na Gazeta e ensina receitas no canal O Melhor Prato, com quase 3 milhões de acessos.

No Cozinha Amiga, que comandou entre 2018 e 2019, Giuliana Giunti virou meme natalino! A receita de peru recheado viralizou nas redes sociais com uma nova edição, toda maliciosa, brincando com a intimidade da apresentadora e o "peruzão". Desde então, compartilhar o vídeo se tornou uma tradição de Natal, como ouvir "Então é Natal" na voz de Simone ou assistir ao especial de Roberto Carlos na Globo.

"Dei muita risada! Nunca imaginei que fosse virar um meme. Estou ali fazendo o meu trabalho, mas eu brinco, faço carinho no peru, e nem foi na malícia. Quem editou o vídeo me achou, pensou que eu ficaria chateada, mas eu dei parabéns para ele", comemora.

Durante a pandemia, o Instagram de Giuliana dobrou de seguidores, que encontraram no perfil dela receitas fáceis e gostosas para cozinhar na quarentena. Este não foi o único efeito do coronavírus na vida da chef. Ela contraiu a Covid-19 e encontrou dificuldades para exercer sua maior paixão.

"No dia em que o meu olfato foi embora, chorei o dia inteiro. Queimei umas três comidas! Não temos noção do quanto o nariz é importante na cozinha", alerta Giunti, ainda em recuperação.

Para 2021, Giuliana pretende retomar projetos paralisados durante a pandemia, como um curso de culinária e os vídeos no YouTube, e espera receber novamente os amigos em sua casa, como Fausto Silva, um de seus incentivadores.

"Faustão sempre foi muito cordial comigo. Quando meu pai contou a ele que eu queria me tornar cozinheira, ele simplesmente me acolheu, me apresentou ao chef Massimo Ferrari, fiquei fascinada. O Faustão foi jantar em casa e se impressionou com algumas coisas que fiz. Gostou bastante do filé com molho de queijo, uma receita muito gostosa e versátil", revela.

Chef do \"peruzão\" ensina pratos favoritos de Faustão e mais famosos para o Natal
Giuliana Giunti já cozinhou para Faustão, Adriane Galisteu e Seu Jorge - Foto: Arquivo pessoal

Cinco receitas para a ceia de Natal

Peru recheado, farofa de ameixas e ovos nevados (o famoso "peruzão")

 

Peru recheado

1 peru
Vinho branco
Sal
Pimenta
Alho
Alecrim
Tomilho
Azeite 

Recheio do peru

1 maçã verde picada em cubos
200g bacon em cubos
2 colheres (sopa) de açúcar mascavo 

Farofa de ameixas

500g de farinha de milho
1/2 cebola picada
5 colheres (sopa) de manteiga (150g)
Ameixas frescas picadas
Ameixa seca picadas
Abacaxi picado
Sal 

Ovos nevados

5 claras
5 colheres (sopa) de açúcar
500ml de leite integral
Creme Inglês
500ml de leite integral
5 gemas
130g de açúcar
1 fava de baunilha

Modo de preparo

Peru recheado: Misture a maçã, o bacon e o açúcar mascavo e reserve. Em uma assadeira passe azeite, e acomode o peru. Regue a carne com o vinho branco e tempere com sal por dentro e por fora. Coloque dentro do peru a maçã verde com o bacon. Passe a pimenta do reino e o alho, debulhe o alecrim e o tomilho por cima e cubra com papel alumínio. Amarre as pernas do peru com um barbante e arrume as asas para não queimarem. Leve ao forno a 180°C/200°C por aproximadamente 1 hora e meia. Retire o papel e asse o peru até que o pino levante e fique dourado.

Farofa de ameixas: Refogue a cebola na manteiga e adicione as ameixas, mexa sempre. Adicione o abacaxi cortado em cubinhos, coloque a farinha de milho e tempere com sal. Retire do fogo e sirva.

Ovos nevados: Montagem com claras cozidas e creme inglês. Bata as claras em neve com as 5 colheres de sopa de açúcar. Reserve. Aqueça o leite em fogo médio/baixo e com a ajuda de duas colheres faça “ilhas” de clara em neve e cozinhe no leite quente por 3 minutos. As claras boiarão e é preciso virar. 1 minuto e meio para cada lado. Retire as claras e reserve em uma forma. Coe o leite e volte para panela. Bata as gemas com metade do açúcar e o restante coloque no leite. Adicione as sementes de baunilha às gemas com açúcar. Com uma concha, adicione o leite quente às gemas para fazer a temperagem (de temperatura), isso vai ajudar a evitar que seu creme talhe ou cozinhe os ovos de forma errada. Retire o leite do fogo e adicione as gemas aos poucos no leite, mexendo sempre. Leve ao fogo médio e mexa até dar o ponto napê. Retire e reserve. Acomode as claras sobre o creme e leve para geladeira.

Filet ao molho de queijos do Faustão

500 g de filé mignon bovino em tiras finas
1/2 cebola picada
1 dente de alho
500 ml de creme de leite fresco
1/2 xícara (chá) de queijo gorgonzola
1/2 xícara (chá) de queijo prato em cubinhos
3 colheres (sopa) de requeijão culinário
3 colheres (sopa) de manteiga
Sal e pimenta do reino
Parmesão para finalizar

Modo de preparo: Tempere as tiras de filé com sal e alho. Doure o filé e reserve. Na mesma panela, coloque a manteiga e refogue a cebola até quase dourar, depois adicione o creme de leite fresco. Coloque os queijos e derreta em fogo baixo. Volte a carne, misture e polvilhe queijo ralado em cima. Leve ao forno para gratinar.

Bacalhau na panela da Mariana Godoy

Bacalhau
Tomate
Cebola
Alho
Batata
Salsinha
Brócolis
Pimentão
Azeitona preta
Azeite
Sal e pimenta

Abacate festivo do César Filho

1 abacate grande
Banana nanica
Kiwi
Maçã
Manga
Morango
2 latas de leite condensado
1 lata de creme de leite

Merengue de frutas vermelhas (o favorito de Rodrigo Faro, Helô Pinheiro e Chitãozinho)

2 caixas de morango
500ml de creme de leite fresco
1 xícara de amora
1 xícara de framboesa
4 colheres de sopa de açúcar
Suspiro

Chef do \"peruzão\" ensina pratos favoritos de Faustão e mais famosos para o Natal

Torta de três chocolates inspirada em Carole Crema (conquistou Adriane Galisteu)

Massa:

300g de Bolo de chocolate
1/2 xícara de chá lascas de amêndoas torradas
50g manteiga

Recheio de chocolate amargo

230g de Chocolate Amargo
50g de manteiga
230g de creme de leite fresco
50g de karo (glucose)
5 ovos
70g de açúcar demerara
1 pitada de sal

Recheio ganache branca

300g chocolate branco
120g de Creme de leite fresco

Cobertura de chocolate

400g chocolate meio amargo
100g chocolate ao leite
150g creme de leite fresco
30g manteiga
50ml de rum ou qualquer licor

Modo de preparo: Desmanche o bolo com as mão e misture com as amêndoas e a manteiga derretida.  Com as pontas dos dedos vá preenchendo o fundo da assadeira redonda de 25 cm com a massa. Pressione e compacte ela bem. Reserve. Prepare o recheio de chocolate amargo, derreta o chocolate e a manteiga em banho maria, misture os ovos, o creme de leite, o karo e o açúcar. Adicione uma pitada de sal e mexa bem. A mistura deve ficar homogênea. Despeje a massa sobre a massa de bolo e leve ao forno a 180°C. O ponto é quando o miolo ainda está mole e as bordas mais cozidas. Retire do forno, deixe esfriar e refrigere.

Faça a segunda camada de ganache branca, derreta o chocolate branco no creme de leite fresco já aquecido. Coloque a camada sobre massa já refrigerada e volte para geladeira até que a ganache branca fique firme. Por fim, faça a cobertura, derreta o chocolate no creme de leite fresco já aquecido e despeje sobre o topo da torta de 3 chocolates. Leve à geladeira. Por pelo menos 4 horas.  O ideal é refrigerar da noite para o dia. Na hora de servir polvilhe cacau em pó e decote com frutas de sua preferência.

Mais Notícias
Outros Famosos

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado