Jornal Hoje

Maju Coutinho critica racismo e bomba na web: "Preto correndo é culpado"

Apresentadora demonstrou incômodo com prisão injusta de jovem negro


Maju Coutinho no Jornal Hoje
Maju Coutinho no Jornal Hoje - Foto: Reprodução/Globo

Maju Coutinho se tornou um dos principais nomes das redes sociais nesta quinta-feira (22) ao opinar sobre uma reportagem do Jornal Hoje que mostrava um jovem negro sendo solto da cadeia após ser preso injustamente. A apresentadora disse que é preciso mudar a mentalidade da sociedade para acabar com a discriminação racial. A jornalista se tornou uma voz ativa no combate ao racismo, tanto que participou de uma edição histórica do Em Pauta, da GloboNews.

A matéria exibida pelo telejornal da Globo explicava que um jovem negro ficou três anos preso no Distrito Federal, mas conseguiu provar sua inocência. “Tem que mudar a mentalidade de que preto parado é suspeito e correndo é culpado”, comentou Maju ao fim da reportagem.

A opinião da apresentadora rapidamente se popularizou nas redes sociais e muitos internautas parabenizaram o posicionamento dela. “Maju faz tudo. Temos que acabar com o racismo”, comentou um usuário. “Fogo nos racistas”, disse uma segunda pessoa. “Comentário lúcido e cheio de razão. Maju Coutinho é muito necessária na TV”, escreve um terceiro.

A jornalista se tornou um dos símbolos da comunidade negra, principalmente pelo espaço que conquistou no jornalismo da Globo. A comunicadora conquistou o público pelo seu desempenho como garota do tempo da emissora e também por ter sido a primeira negra a apresentar o Jornal Nacional.

Com a aposentadoria de Sergio Chapelin e a ida de Sandra Annenberg para o Globo Repórter, Coutinho recebeu a missão de comandar o Jornal Hoje. Ela assumiu a atração em setembro e, desde então, o telejornal sofreu poucos sustos com o quadro Hora da Venenosa na disputa por audiência.

Confira a repercussão:

Maju Coutinho no Em Pauta

Por causas das manifestações antirracistas nos Estados Unidos, no dia 2 de junho, o Em Pauta promoveu um debate sobre racismo. Contudo, a GloboNews foi criticada por ter apenas convidados brancos na atração. No dia seguinte, o programa recebeu apenas jornalistas negros para contar experiências e falar sobre o assunto.

Pouco tempo depois, a Globo reprisou a edição no Globo Repórter e recebeu elogios pela sua mudança na postura. Na época, a emissora explicou que a intenção era “para ampliar o alcance do debate sobre racismo” e teve a participação de Heraldo Pereira, Maria Júlia Coutinho, Aline Midlej, Zileide Silva, Flavia Oliveira e Lilia Ribeiro.

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado