Empoderamento

De Xuxa a Eliana, agora é que são elas: As mulheres na guerra dominical

Record e SBT vão lutar na audiência e usarão a força feminina para conquistar o público


Ana Hickmann, Sabrina Sato, Xuxa, Ticiane Pinheiro e Eliana
Apresentadoras invadem os domingos - Foto: Montagem

Neste domingo (8), comemora-se o Dia Internacional da Mulher e Record e SBT vão voltar com novidades em seus programas dominicais, sendo a maior delas a ascensão das apresentadoras em um dia que foi dominado apenas por homens. Eliana, Xuxa, Ana Hickmann, Ticiane Pinheiro, Sabrina Sato e Renata Alves vão entrar na guerra para desbancar Celso Portiolli, Rodrigo Faro, Faustão e Chaves.

Em 2009, o SBT contratou Eliana e a loira está há 11 anos com sua atração no canal de Silvio Santos. Experiente na disputa por audiência aos domingos, continuará enfrentando Rodrigo Faro e terá a missão de disputar ponto a ponto com um dos principais nomes da televisão brasileira: Xuxa Meneghel.

A rainha dos baixinhos retornará aos domingos após 18 anos, quando o Planeta Xuxa, da Globo, saiu da programação. Ela irá apresentar a segunda temporada do The Four e será concorrente direto não apenas de Eliana, mas do seu ex-colega de emissora, Fausto Silva.

A Record, por sinal, é quem fará a maior aposta em mulheres na sua programação. Sabrina Sato – Domingo Show – Ticiane Pinheiros, Ana Hickamann e Renata Alves vão brigar em busca da recuperação da vice-liderança da Record aos domingos, posição ocupada pelo SBT.

Se nos anos de 1990 e começo dos anos 2000 a concorrência era masculina – Gugu e Faustão são os maiores exemplos de rivalidade no fim de semana –, hoje as mulheres prometem rivalizar para conquistar o carinho do público e ocupar as principais posições no Ibope.

Xuxa Meneghel, 56 anos

De Xuxa a Eliana, agora é que são elas: As mulheres na guerra dominical

Pioneira na televisão brasileira, Xuxa foi uma das primeiras apresentadoras a comandar uma atração de auditório aos domingos – Dercy Gonçalves apresentou o Dercy de Verdade na Globo no fim dos anos de 1960 – e fez muito sucesso, ocupando a primeira colocação durante muitos anos.

Um dos maiores nomes da televisão brasileira, a loira se transformou em um fenômeno perante o público infantil e chegou a ser considerada “maior” que a Globo, conforme José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni, já declarou em diversas entrevistas.

Com o Planeta Xuxa, ditou moda e ajudou a popularizar o funk ao permitir a presença de vários cantores do ritmo, como a dupla Claudinho e Buchecha.  A última vez que esteve aos domingos foi em 2002 e, de lá pra cá, passou por diversos horários, tendo ocupado a linha de shows da Record nos últimos cinco anos.

A segunda temporada do The Four começará a partir das 18h, tendo que disputar audiência com o Domingão do Faustão e o Programa da Eliana. O horário, até domingo passado, era ocupado pelo Hora do Faro, que continuará na grade da Record, mas começando e terminando mais cedo.

“Estou sabendo que os outros canais estão se revirando para que as pessoas não vejam esse domingo a Record”, disse ela que não sabe se haverá boicote por parte de outras emissoras. “Não fiquei sabendo não, mas tem umas tretas aí.

Eliana,  46 anos

De Xuxa a Eliana, agora é que são elas: As mulheres na guerra dominical

A musa dos dedinhos é a mulher com a maior consolidação aos domingos da TV brasileira. Em 2005, estreou o Tudo é Possível e não saiu mais do horário da tarde dominical, indo para o SBT em 2009 e brigando para ocupar a segunda colocação semana após semana.

Eliana iniciou a carreira apresentando programas infantis e obteve sucesso na função – não atingindo o mesmo patamar que Xuxa e Mara Maravilha, por exemplo – mas teve oportunidade para se dedicar ao público adulto e hoje é uma das maiores estrelas do canal de Silvio Santos.

Para enfrentar as mudanças na grade da Record e manter o segundo lugar de Ibope consolidado no ano passado, Eliana vem preparando novidades para temporada 2020 do seu programa dominical no SBT.

Segundo apurou o NaTelinha, a equipe da apresentadora está roteirizando novas viagens internacionais, a terceira temporada do reality Minha Mulher Que Manda e estudando novos formatos de quadros com as produtoras Fremantle e Sato Company. A produção começa a partir das 15h.

Sabrina Sato, 39 anos

De Xuxa a Eliana, agora é que são elas: As mulheres na guerra dominical

Sabrina ficou conhecida ao participar do BBB3 e ter protagonizado um dos romances mais lembrados pelos fãs do reality show. Na casa, ela namorou Dhomini e soube lidar com a popularidade para alcançar altos patamares na profissão.

Integrou a equipe do Programa Pânico até 2013, quando foi convidada pela Record para ter uma produção solo. Na época, rumores dos bastidores apontavam que a emissora do bispo Edir Macedo identificou que a japa era muito requisitada por empresas para encabeçar campanhas de publicidade, tanto que ela representava mais de 50% dos merchandisings do humorístico que estava na Band.

Em 2014, estreou o Programa da Sabrina na faixa noturna dos sábados, mantendo-se no ar até março do ano passado. A apresentadora nunca conseguiu ser um sucesso de audiência, mas sua força junto ao mercado financeiro a fez ganhar uma oportunidade aos domingos.

Ela substituirá Geraldo Luís no Domingo Show e promete novidades ao programa para barrar o Domingo Legal, roubando a vice-liderança da produção comandada por Celso Portiolli.

A produção do programa da japa vai investir em um game-show musical de paquera e um quadro sobre casamento, um reality show, intitulado de Made in Japão, onde 10 famosos serão confinados numa casa e terão que enfrentar diversos desafios durante 12 semanas dentro de um ambiente que lembra muito a cultura japonesa.

Haverá também um formato de entrevistas dentro de um spa, enquanto os famosos vivem seu dia de beleza, assim como homenagens para artistas que fizeram sucesso no passado e um game que colocará crianças e idosos para concorrer a prêmios.

“Estamos trabalhando muito, não é da noite pro dia que a gente faz um programa que tem a minha cara, pra todos vocês. Vocês merecem algo muito bem feito”, contou Sabrina ao TV Fama, no final do ano passado. O Domingo Show começa a partir das 14h.

Ana Hickmann, 39 anos

De Xuxa a Eliana, agora é que são elas: As mulheres na guerra dominical

Em 2001, a revista italiana GQ elegeu Ana como uma das dez mulheres mais bonitas do mundo. Com prestígio internacional, foi convidada pra ser colunista de moda do programa Tudo a Ver em 2004. Por conta do seu carisma, recebeu o convite para integrar a equipe do Hoje em Dia.

A atração se popularizou e Ana se tornou uma das queridinhas do mercado publicitário. Em 2009, deixou a produção matutina e teve a missão de substituir Eliana no Tudo é Possível.

Manteve-se aos domingos até 2012, mas a baixa audiência a fez sair da guerra do fim de semana e precisou retornar para o formato de revista eletrônica, comandando o Programa da Tarde.

Contudo, a atração não deu o resultado desejado pela Record e, com a reformulação do Hoje em Dia, ela retornou ao matutino em 2015 e divide o programa com Ticiane Pinheiro, César Filho e Renata Alves.

Ticiane Pinheiro, 43 anos

De Xuxa a Eliana, agora é que são elas: As mulheres na guerra dominical

Poucos sabem, mas Ticiane começou a carreira como apresentadora infantil, mas depois investiu na profissão de modelo e atriz. Em 2005, assinou com a Record e virou repórter do Hoje em Dia, ganhando espaço pouco a pouco no canal, tanto que estrelou o reality show Simple Life (2007).

Em 2012, recebeu sua primeira oportunidade como apresentadora fixa com o reality Top Model. No mesmo ano, comandou o Ser Mulher e integrou o Programa da Tarde, ao lado de Ana Hickmann e Britto Jr.

Em 2013, estreou aos domingos com o programa Domingo da Gente, revezando a apresentação com outros artistas da emissora, como Geraldo Luis, Adriana Galisteu e Scheila Carvalho.

Em 2015, voltou ao Hoje em Dia, mas desta vez como apresentadora fixa. Neste meio tempo, teve a missão de ser responsável pelo Troca de Família (2019) e agora retornará aos domingos com a revista eletrônica.

Renata Alves, 40 anos

De Xuxa a Eliana, agora é que são elas: As mulheres na guerra dominical

Das mulheres que vão para os domingos, o nome menos conhecido. Renata é formada em jornalismo e iniciou a carreira como repórter do SETV – Edição 1. Assinou com a Record em 2005 e fez diversas reportagens ao Domingo Espetacular, depois aceitando fazer parte da equipe da atração Gugu, em 2015.

Sua primeira oportunidade como apresentadora aconteceu em 2015, quando aceitou o convite de apresentar o Hoje em Dia. Nascida em Recife, Pernambuco, terá a oportunidade de representar o Nordeste aos domingos na TV brasileira.

Assim como Renata, Ana Hickmann e Ticiane Pinheiro são apresentadoras do Hoje em Dia, que terá início a partir das 9h. O programa enfrentará o Chaves, seriado de maior sucesso do SBT. A produção apostará no quadro Segredos Gourmet

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado