Entrevista exclusiva

Perrengue de Marília Mendonça inspirou Rensga Hits, diz diretor

Série da Globoplay é sucesso na plataforma streaming e conta sobre o universo do sertanejo


Marília Mendonça no clipe Te Amo Demais
Marília Mendonça no clipe Te Amo Demais: no começo da carreira, cantora era paga em espetinho também - Foto: Reprodução
Por Taty Bruzzi, com Daniele Amorim

Publicado em 07/09/2022 às 05:00,
atualizado em 07/09/2022 às 09:44

No primeiro capítulo de Rensga Hits, série original Globoplay, Raíssa (Alice Wegmann) decide sair de sua cidade natal no meio do próprio casamento para realizar o sonho de ser uma cantora sertaneja de sucesso. Assim, ela chega em Goiânia a bordo do seu carro velho e troca uma apresentação musical por um espetinho em um bar. De acordo com o diretor da série, Leandro Neri, Marília Mendonça (1995-2021) também já foi paga com comida no início da carreira

"O personagem Raissa tem algo da Marília sim. A história de trocar música por espetinho me foi contada como sendo dela. Mas acredito que a influência maior de Marília esteja no trabalho de composição da própria Alice Wegmann. Durante o processo de pré-produção ela ouviu muito e teve em Marília uma grande inspiração ", explicou ele, em entrevista ao NaTelinha.

Alice, inclusive, já revelou em entrevistas anteriores que ouviu bastante as músicas da cantora sertaneja quando se preparava para protagonizar o título da plataforma de streaming e que Marília estava confirmada para fazer uma participação.   No entanto, não deu tempo para que a artista pudesse contracenar ao lado do elenco de Rensga Hits. A compositora morreu em um acidente de avião em dezembro do ano passado.

No bate-papo com o NaTelinha, Leandro Neri também falou sobre a inspiração para o nome da série e sobre a possibilidade da renovação do título para além de uma segunda temporada.

Perrengue de Marília Mendonça inspirou Rensga Hits, diz diretor

Confira a entrevista na íntegra com Leandro Neri, diretor de Rensga Hits:

Por que Rensga Hits? Explica pra quem não sabe a importância da expressão pra quem é da região

Leandro Neri - A expressão é comumente usada na região para se referir a algo surpreendente ou que cause espanto ou surpresa . Pode ser utilizada de forma positiva ou negativa. Algo como o "Caraca!" aqui no Rio de Janeiro. Confesso que também não conhecia e passei a conhecer por conta da série.

A série foca no universo feminino do sertanejo: O feminejo. Como você vê o mercado hoje, dominado pelos homens por anos?

Leandro Neri - Talvez não me sinta confortável para tecer comentários sobre o universo musical sertanejo. Não o consumo ou sou ouvinte do gênero. Mas acredito que esse mercado, assim como qualquer outro hoje, esteja encontrando maneiras de passar a dar espaço e lugar para mulheres em ambientes predominantemente masculinos. Penso que boa música e boa arte independem de gênero e vejo com bons olhos essa abertura.

A Raíssa foi mesmo inspirada na Marília Mendonça? Como foi essa preparação?

Leandro Neri - O personagem Raissa tem algo da Marília sim. A história de trocar música por espetinho me foi contada como sendo dela. Mas acredito que a influência maior de Marília esteja no trabalho de composição da própria Alice Wegmann. Durante o processo de pré-produção ela ouviu muito e teve em Marília uma grande inspiração .

Perrengue de Marília Mendonça inspirou Rensga Hits, diz diretor
 
Além da sofrência, do melodrama e da traição, a série toca em tabus como mulheres em posição de poder, homossexualismo e a ausência de cantores negros. Levando em consideração que a figura dos cantores sertanejos sempre estiveram ligada a do cowboy, que nos remete ao "macho", ao "valente". Em algum momento você temeu a rejeição do espectador?

Leandro Neri - Muito ao contrário. Sempre achei essa característica do texto muito relevante. Os personagens atendem e tocam em locais sensíveis a questionamentos e isso é muito bom. Isso é positivo pois, vivemos um momento inclusivo e questões de prevalência podem e devem ser levantadas. A junção desses personagens e histórias acabam criando um universo próprio e a comparação com a nossa realidade acaba sendo inevitável.

A série termina com um gancho para uma segunda temporada. Rensga Hits tem fôlego pra três, quatro ou mais?

Leandro Neri - Creio que enquanto um produto visual mantiver interesse e curiosidade sobre o público, sendo assistido, cabe ao time de criadores ter imaginação para produzir mais. O mais importante nesse caso é ter sensibilidade para saber continuar dando norte à trama, mantendo o canal com o espectador aberto , e para isso é preciso atenção para saber exatamente o que funcionou ou não na primeira temporada. A empolgação e vontades pessoais devem ficar de lado e a recepção do público deve estar no comando das ações. 

Participe do nosso grupo e receba as notícias mais quentes do momento.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Telegram.

Participe do grupo
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado