Mas já

Felipe Neto e Lula romperam? Influenciador e esquerda entram em crise após críticas

Felipe Neto vem fazendo críticas ao governo Lula


Felipe Neto e Lula em foto
Felipe Neto não rompeu com Lula - Foto: Reprodução/Internet

A lua de mel entre Felipe Neto e setores da esquerda brasileira chegou ao fim. Um dos maiores, senão o maior, influenciador do Brasil vem sendo alvo de ataques por parte da militância e do jornalismo petista após uma série de críticas recentes que ele fez nas redes sociais ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Na última sexta-feira (8), Neto usou o X/Twitter para comentar uma decisão de Lula que ele não aprovou. "A gente se matando nessa guerra de comunicação pra vencer o ultraconservadorismo. E o @LulaOficial colocando Zanin no STF e amigo de Flávio Bolsonaro no TRF-1. Vontade é de virar as costas, esquecer tudo e todos e ir curtir meu patrimônio sem ter mais dor de cabeça. NÃO DÁ!", escreveu. Ele se referiu à nomeação de um novo desembargador de um Tribunal Regional Federal.

E ele continuou. "E todos vcs q estão ficando calados com Zanin no STF e amigo de Flavio Bolsonaro no TRF-1… Depois não adianta reclamar! Depois não adianta dizer “ain mas era melhor não criticar pra não municiar o bolsonarismo”. Isso é uma vergonha, porra! Isso são DÉCADAS de atraso!"

O próprio Felipe Neto deixou claro que não havia se arrependido do voto. "É óbvio q eu não me arrependo de ter votado no Lula, porra. Até se ele indicasse a Cassia Kis pro STF eu continuaria confiante do voto que fiz. Mas não dá pra aturar essas nomeações calado e fingir q tá tudo bem".

Pouco depois, o Brasil 247, um site considerado de viés esquerdista e defensor das pautas de Lula, fez a reportagem sobre o tema e incomodou o youtuber por conta do título. "Felipe Neto ataca Lula e ameaça sair do Brasil para curtir sua grana", era a manchete.

O influenciador usou as redes sociais para criticar a notícia. "Brasil247, é de um exagero desmedido esse tipo de manchete, qnd tds viram q eu só estava desabafando sobre o Lula nomear um amigo do Flavio Bolsonaro pro TRF-1. E sabe o pior? O Brasil247 não noticiou essa nomeação em lugar nenhum do site. Por quê?".

Ele prosseguiu, ao mostrar boa relação com a primeira-dama, Janja da Silva. "Pelo visto o @brasil247 não viu qnd o Lula disse q não quer bajuladores e sim críticos. Ontem mesmo conversei com a Janja no privado, desabafei sobre minha frustração com a indicação ao TRF1, ela entendeu. Acredito q o Lula tb. E segue a vida".

Por fim, Neto mostrou que segue trabalhando em proximidade com o governo. "Enquanto mta gente só xinga, seguimos fazendo o possível. A pedido do Ministério da Saúde, segunda participarei da mesa de debate sobre o papel da comunicação e das fakenews na pandemia. O seminário será para criação do memorial da pandemia de Covid. Para q nunca esqueçamos!".

Este é o momento de maior distância entre Felipe e setores da esquerda, por conta das críticas que ele vem fazendo. No período pré-eleitoral, o youtuber era um dos maiores críticos da gestão de Jair Bolsonaro (PL) e se aproximou de Lula na campanha, a ponto de ser o narrador de uma peça para o horário eleitoral.

O NaTelinha apurou que a relação entre Felipe e Lula é bem amistosa e que ele realmente é próximo de Janja. Setores do governo, porém, fizeram críticas internas ao comportamento do youtuber por considerar que ele tem grande alcance e que, ao invés de "ajudar a lançar hate" na administração, tem todo o espaço para fazer ponderações internas.

Na visão de um ministro, Felipe Neto desconhece que política vai além de Twitter e que composição para aprovar pautas importantes ocorre por meio de negociações. Dentro da Secom (Secretaria de Comunicação), a recepção ao comportamento do influenciador foi vista com decepção. Para a equipe de Paulo Pimenta, o youtuber poderia aproveitar o espaço para ajudar a difundir as conquistas do governo, não por apoiar Lula, mas para ajudar a entregar o que eles chamam de "a verdade sobre o momento do Brasil".

Levantamento da reportagem junto ao perfil de Felipe mostra que, nos últimos 15 dias, ele divulgou pelo menos 6 notícias positivas do governo Lula.

TAGS:
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado