Exclusivo

Silvero Pereira garante final feliz de Zaquieu em Pantanal: "Não terá amor platônico"

Ator avalia abordagem de homofobia na novela da Globo: "Não podemos, mesmo numa ficção, seguir cometendo os mesmos erros sociais e educacionais"


Silvero Pereira como Zaquieu na novela Pantanal, em reta final na Globo
Zaquieu de 2022 é "personagem cheio de coragem, de orgulho de ser quem é e que exige respeito", segundo Silvero Pereira - Foto: Globo/João Miguel Júnior
Por Walter Felix

Publicado em 05/10/2022 às 06:04,
atualizado em 05/10/2022 às 09:40

Zaquieu terá um final feliz em Pantanal. É o que garante Silvero Pereira, que dá vida ao personagem na novela da Globo – cujo último capítulo vai ao ar na sexta-feira (7). Em entrevista exclusiva ao NaTelinha, o ator comenta a trajetória do ex-mordomo, que virou peão de fazenda, e aponta que o remake evidencia uma evolução na sociedade.

Trechos de homofobia da primeira versão da novela, exibida em 1990 na Manchete, foram adaptados ou eliminados do remake. “Tivemos um olhar muito delicado nessa dramaturgia em revisar e entender que os tempos mudaram e não podemos, mesmo numa ficção, seguir cometendo os mesmos erros sociais e educacionais”, aponta Silvero Pereira.

No fim, o novo peão do Pantanal supera sua paixão por Alcides (Juliano Cazarré). “Zaquieu de 2022 não terá um final de amor platônico, o que eu acho maravilhoso! Podemos esperar, sim, um final feliz reservado para ele e que foi muito importante pra mim, enquanto ator e militante LGBTBQIAP+, ver e fazer parte desse desfecho.”

Com o fim da novela, Silvero segue com vários projetos. Além de uma série que vem por aí, ele estará nos palcos com o show Silvero Interpreta Belchior. Em 2023, os planos incluem um espetáculo solo e outra série, em que vai dar vida a Clodovil Hernandes (1937-2009). “Acredito muito na força desse projeto e dessa figura tão presente na nossa história”, diz.

Leia a íntegra da entrevista com Silvero Pereira, o Zaquieu de Pantanal

Silvero Pereira em Pantanal
Silvero Pereira fez laboratório em fazendas para viver Zaquieu em Pantanal - Foto: Globo/João Miguel Júnior

NT: Como define sua experiência como Zaquieu em Pantanal?

Zaquieu é um personagem desafiador porque foi pensado a partir das diversas camadas que ele teria para oferecer em termos de entretenimento e de discussões necessárias para nossa sociedade. Então, foi um grande desafio buscar essas nuances, mas, sem dúvida, também foi um presente receber um personagem tão rico e cheio de carisma com o público.

NT: No Encontro, em junho, você disse que, ainda criança, rejeitava o Zaquieu de 1990, em um contexto de homofobia. Quais reações o Zaquieu de 2022 despertou no público?

“Em 2022, a gente levou ao público um personagem cheio de coragem, de orgulho de ser quem é e que exige respeito. Acho que foi isso que ficou nesta geração que viu a nova versão de Pantanal.”

Silvero Pereira

NT: Várias cenas homofóbicas da primeira versão viralizaram na internet. Nesse sentido, o texto da novela precisou ser adaptado. Chegou a ver esses trechos de 1990? Como os avalia hoje?

Assisti à primeira versão e à reprise da novela. Acho que todos nós, em especial o Bruno Luperi, tivemos um olhar muito delicado nessa dramaturgia em revisar e entender que os tempos mudaram e não podemos, mesmo numa ficção, seguir cometendo os mesmos erros sociais e educacionais.

NT: Apesar de também sofrer homofobia no remake, Zaquieu acaba sendo acolhido pelos peões. No contexto das fazendas pelas quais você passou, isso é uma realidade possível?

Sim. Ouvi muito sobre sexualidade nas fazendas, não apenas do Pantanal. Eu sou do interior do Ceará, venho da roça e sei bem que nesse lugar o machismo predomina. Entretanto, vi muito sobre respeitar o profissional.

“Logo, acho que evoluímos em sociedade. Ainda não completamente, mas estamos mais informados e muitos estão compreendendo sobre crimes de homofobia.”

Silvero Pereira
Pantanal
Silvero Pereira e Juliano Cazarré em cena do último capítulo de Pantanal - Foto: Victor Pollak/Gshow

NT: O que pode nos contar sobre o final de Zaquieu? Ele ganha um amor no desfecho?

Zaquieu de 2022 não terá um final de amor platônico, o que eu acho maravilhoso! Podemos esperar, sim, um final feliz reservado para ele e que foi muito importante pra mim, enquanto ator e militante LGBTBQIAP+, ver e fazer parte desse desfecho.

NT: Como avalia a reta final do personagem? Ficou contente com a jornada construída por ele?

“Fiquei muito feliz! Consegui construir essa personagem com coerência do início ao fim, cuidando bem das suas viradas de atitudes e sentimentos. Seu final é muito especial pra mim!”

Silvero Pereira

NT: Você foi escalado para dar vida ao Clodovil em uma série sobre o estilista. Como anda esse projeto?

Estamos com previsão de começar no segundo semestre de 2023. Isso me deixa feliz porque tenho algumas demandas de trabalho para realizar e quero me dedicar exclusivamente ao Clodovil, pois acredito muito na força desse projeto e dessa figura tão presente na nossa história.

NT: Conte sobre os projetos em que você está envolvido atualmente, além de Pantanal.

Encerro a novela e já conheço a gravar uma série em São Paulo entre outubro e novembro de 2022. Tenho meu show Silvero Interpreta Belchior, que inicia uma turnê por várias cidades do Brasil. Volto ao teatro em 2023 com novo espetáculo solo que estou escrevendo e, em seguida, vou me reservar para estudar e viver o Clô.


Imagem da thumbnail do vídeo

O NaTelinha divulga todos os dias os resumos dos capítulos, detalhes dos personagens, entrevistas exclusivas com o elenco e spoiler da novela Pantanal. Confira!

Acompanhe a TV NaTelinha no YouTube

Resumos de novelas, entrevistas exclusivas, bastidores da televisão, famosos, opiniões, lives e muito mais!

Inscreva-se
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado