Exclusivo

Premiado por Um Lugar ao Sol, Juan Paiva comemora: "O público abraçou o Ravi"

Ator comenta desfecho da novela e avalia mudança de postura do personagem na reta final


Juan Paiva como Ravi na novela Um Lugar ao Sol, em exibição na Globo
"Desde a primeira vez que li o texto, o Ravi já tinha me conquistado", relata Juan Paiva - Foto: Divulgação/Globo

Personagens éticos, contrapostos a vilões carismáticos e que movimentam as tramas, não costumam despertar a simpatia do público de novelas. Ravi, de Um Lugar ao Sol, é um ponto fora da curva. Mérito do jovem ator Juan Paiva, que com apenas 23 anos recebeu um dos prêmios de maior prestígio da arte brasileira. Em entrevista exclusiva ao NaTelinha, ele comenta o fim da novela e comemora o fato de o público ter abraçado seu personagem na trama da Globo.

“Desde a primeira vez que li o texto, o Ravi já tinha me conquistado. Eu pensei: “Cara, não vai ser diferente dos outros personagens. Vou me dedicar, obviamente, mas vou dedicar um tempo dobrado ao Ravi’. Por ser totalmente diferente de mim, ele me exigiu muito estudo e dedicação”, comenta Juan Paiva. A primeira preocupação do ator foi trabalhar o sotaque goiano de forma fiel.

Construir a personalidade delicada de Ravi foi outro desafio. “Ele é um cara super inteligente, acredita na bondade das pessoas, é íntegro, não se corrompe. Por mais que a vida bata nele, ele se mantém firme, pé no chão. Por essas qualidades, sempre achei que daria certo, no sentido de que as pessoas iriam se identificar com ele.”

“Não esperava [o sucesso do personagem], mas a gente sempre mira em um alvo interessante. Acredito que foi por causa dessa identificação que rolou a boa recepção do público, sabe? Esse lugar de afeto, esse retorno positivo. Isso ajudou muito ao meu trabalho alcançar um reconhecimento e ter mais visibilidade. O público abraçou o Ravi, e sou muito grato por isso.”

Juan Paiva promete um Ravi “com olho mais aberto” nos últimos capítulos de Um Lugar ao Sol

Premiado por Um Lugar ao Sol, Juan Paiva comemora: \"O público abraçou o Ravi\"

Ravi passa por várias fases ao longo da história, que em breve terá um longo salto de tempo. Segundo Juan Paiva, foi preciso trabalhar um amadurecimento do personagem. “Ele começa bem ingênuo, um menino sem muita vivência. Quando chega ao Rio, ele vai aprendendo a malemolência, a sagacidade da cidade. Isso junto a todos os perrengues e as quedas o ajudaram a se tornar mais maduro.”

“Nesta reta final da novela, ele já tem um olho mais aberto, está seguro de si. Deixa de ser um menino e passa a se comportar como um homem adulto. Vai criando casca, mais resistente, sabendo escolher o que ele quer da vida”, destaca o ator. É o que faz o personagem dar um fim ao romance com Thaiane (Georgina Castro) e confessar seu amor por Lara (Andreia Horta), com quem engata um romance nos últimos capítulos.

O destino dos personagens é de incertezas até para o intérprete, que gravou vários finais e não sabe qual irá ao ar. Ele espera que ao menos a amizade com Christian (Cauã Reymond) seja retomada no desfecho.

“Não posso afirmar o que vai acontecer porque a novela tem vários finais, e não sei qual a autora vai escolher. Espero que eles [Christian e Ravi] se acertem, porque uma amizade como a deles é rara. Por mais que a vida separe os dois, o amor continua. Então, se o amor continua, acredito que eles devam se reconciliar e recomeçar essa amizade de uma forma justa e verdadeira.”

Ator feito eleito o melhor da TV pela APCA em 2021; trabalho também o aproximou de vizinhos no Vidigal

Premiado por Um Lugar ao Sol, Juan Paiva comemora: \"O público abraçou o Ravi\"

Pelo desempenho como Ravi, Juan Paiva foi eleito o melhor ator da TV em 2021 pela APCA (Associação Paulista dos Críticos de Arte), um dos prêmios mais respeitados do meio. “Fiquei tão feliz por saber a proporção, o tamanho que é a APCA... Tive a notícia pela internet, nas redes sociais. Quando li, não acreditei”, recorda.

“O melhor foi poder contar para a minha mãe e para o meu pai, porque eles merecem mais ouvir [essa notícia] do que eu. Eles acreditaram muito no meu potencial, no meu talento. É muita luta e correria, muito suor. Toda hora batendo em porta e recebendo ‘não’. É muito satisfatório quando passamos por todos esses perrengues e chegamos em um lugar de glória.”

O artista vive com a namorada, Luana Souza, e a filha do casal, Analice, de 7 anos, no Vidigal, bairro carioca onde nasceu e foi criado. O dia a dia no local mudou desde que Um Lugar ao Sol entrou no ar, em novembro, apesar de ele ser um velho conhecido dos moradores por participar do grupo Nós do Morro. “Algumas pessoas passaram a falar comigo, a conversar... Pessoas com quem eu não tinha contato.”

“A novela foi uma ponte para que alguns se aproximassem para saber a pessoa que eu sou. Às vezes, a gente quer falar com alguém, mas não tem assunto, não sabe como chegar. Esse trabalho foi um caminho de abertura para que alguns se aproximassem de mim. Vejo que as pessoas ao meu redor estão torcendo, ficam muito felizes. Por isso, tenho paixão pelo Vidigal.”

Juan Paiva resgatou essência e descobriu talento ao participar do The Masked Singer como o Robô

Premiado por Um Lugar ao Sol, Juan Paiva comemora: \"O público abraçou o Ravi\"

Enquanto colhe os louros da novela, o ator ainda participou do The Masked Singer como o robô. “Foi uma das melhores experiências da minha vida, porque me lembrou sobre a minha essência no teatro, o contato com o público, a dança. Também me descobri em um lugar novo, que era um limite para mim, que é o canto. Cantar era algo muito distante, mas agora quero exercer mais vezes. Como produtor de beat, por já ter ritmo, isso agrega muito nos trabalhos que eu quero produzir na música.”

“Aceitei o convite porque achei que seria divertido e minha filha ia adorar. O The Masked é um programa lindo, que nos uniu muito. Ela adorava escolher os personagens favoritos, e a gente trocava ideia sobre isso... Quis me jogar de verdade, como sempre faço. Não gosto de fazer nada à toa, por fazer. Naquele momento, pensei: se é para viver o robô, vou viver o robô! Sou a alma e o espírito desse personagem. Nós dependemos um do outro, é uma troca.”

Coincidência?
Nesta semana, Juan Paiva apareceu em uma cena tocante, na qual Ravi se emociona e chora, ao telefone, cantando para o filho Chico a música Fico Assim sem Você, de Claudinho e Buchecha. O ator é apontado como nome certo no elenco de Nosso Sonho, cinebiografia da dupla de sucesso nos anos 1990. De acordo com a imprensa, ele daria vida a Claudinho, enquanto Buchecha seria defendido por Lucas Penteado.
Na conversa com o NaTelinha, o artista revelou ter projetos para o cinema, mas fez mistério sobre esses trabalhos. "Terei trabalhos no cinema, que é algo que eu amo fazer. Por enquanto, é isso que eu posso adiantar", resumiu.

Siga a gente no Instagram

Acompanhe nosso perfil e fique por dentro das quentinhas da TV e famosos

ACESSE!
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado