Ficha Técnica & Sinopse
  • Emissora: Globo
  • Estreia: 08/11/2021
  • Gênero: Drama
  • Classificação: 14 anos
  • Autor: Lícia Manzo
  • Direção: Maurício Farias

Um Lugar ao Sol, próxima novela das 21h na Globo, será a primeira obra completamente inédita, nesta faixa horária, desde o início da pandemia da Covid-19. Criada e escrita por Lícia Manzo, a história mantém a marca dos trabalhos da autora, em que conflitos humanos e familiares são o fio condutor da narrativa. Os gêmeos Christian e Christofer (Cauã Reymond) encarnam realidades polares: a dos sonhos realizados e a dos que foram cruelmente frustrados.

Ao perderem a mãe no parto, em Goiânia, os irmãos são separados prestes a completarem um ano de idade. Um deles é adotado por um casal do Rio de Janeiro; o outro é encaminhado pelo pai, sem recursos, a um abrigo. Assim, Christofer – rebatizado Renato pelos pais adotivos – e Christian crescem em realidades opostas, sem saber da existência um do outro.

Um toma conhecimento da existência do outro quando os dois completam 18 anos. Após um desencontro, dez anos se passam. Aos 28, Christian conhece Lara (Andréia Horta), por quem se apaixona. Batalhadora, a jovem foi criada em Minas Gerais pela avó, Noca (Marieta Severo), e vai para o Rio de Janeiro cursar gastronomia.

Os dois planejam uma vida juntos, colocada em xeque por Ravi (Juan Paiva), tido como um irmão por Christian e que está envolvido na marginalidade. Disposto a livrar Ravi da mira de traficantes, Christian planeja fugir com o amigo e a namorada, mas, na noite marcada para isso, encontra, ao acaso, o irmão que acaba de voltar ao Brasil. Após uma intensa madrugada juntos, os irmãos serão novamente separados, mas, desta vez, em caráter definitivo. Instável e problemático, ao tomar conhecimento da dívida do irmão, Renato sobe o morro em seu lugar. Tomado pelo irmão, é morto pelos traficantes.

Idêntico recém-falecido, e, num primeiro momento, tomado por ele por sua namorada, a exuberante Bárbara (Alinne Moraes), Christian aplica-se então a emular personalidade e comportamento do irmão, tornando-se seu duplo. Decidido a deixar o passado para trás, assume a identidade de Renato, tendo Ravi como único confidente. Incógnito, assiste a Lara enterrar o suposto corpo de Christian e segue rumo a uma nova vida, em que terá que lidar com as consequências de sua escolha.