Vai estrear

Poliana Moça enfrentará desafios no retorno à grade do SBT

Ainda em data, novela terá que vencer muita coisa para fazer sucesso


Sophia Valverde caracterizada para a novela Poliana Moça
Poliana Moça terá desafios para se estabelecer - Foto: Divulgação/SBT

Poliana Moça ainda não tem data para estrear, mas os preparativos para a novela estão a todo vapor no SBT, inclusive com parte do elenco já em processo de preparação. Os protagonistas Igor Jansen e Sophia Valverde são dois exemplos, além de Dalton Vigh que deverá retomar o mesmo papel interpretado em As Aventuras de Poliana, porém, os desafios da trama agora são muito mais intensas do que na primeira temporada.

Como o NaTelinha antecipou, o SBT bateu o martelo pela volta de Poliana Moça e quase que automaticamente foi negociando e assinando contratos com o elenco, já que a intenção é começar a gravar para valer a partir do mês que vem. Ainda não há uma previsão de estreia, embora a expectativa nos bastidores do canal de Silvio Santos é que isso ocorra ainda no primeiro trimestre do ano que vem.

Mesmo assim, quando voltar ao ar, Poliana Moça terá que superar uma série de problemas que sua novela mãe não enfrentou. A primeira e mais óbvia delas é fazer com que o público redescubra o SBT. As Aventuras de Poliana estreou em 2017 no auge da faixa de tramas infantis da emissora e não teve problema para elevar os índices e se transformar numa espécie de fenômeno do Ibope.

Agora, no entanto, o cenário é diferente. Chiquititas enfrenta uma crise sem precedentes e passa longe dos índices que o horário alcançava em seus áureos tempos. Se antes da pandemia uma novela infantil do SBT marcasse menos de dois dígitos era sinal de alerta, atualmente a reprise sofre para atingir os seis ou sete de média, quase sempre ficando abaixo desse desempenho nas últimas semanas.

Poliana Moça e a audiência

Poliana Moça enfrentará desafios no retorno à grade do SBT

Diante disso, a questão levantada é de que a trama não partirá como sua obra original partiu, ou seja, com um grupo de telespectadores já sintonizados, o que facilitava a vida. Nos bastidores comenta-se que Poliana Moça terá de nadar sozinha para chegar aos dois dígitos de audiência.

Não se trata de discutir a qualidade das produções do SBT, mas dos números de audiência, que vem bem aquém do que alcançava antigamente. Houve tempo em que o Roda a Roda entregar nos dois dígitos, atualmente ele não chega aos sete . Com isso, dependerá exclusivamente de Poliana Moça atingir bons índices de Ibope.

Poliana Moça e seu público

Poliana Moça enfrentará desafios no retorno à grade do SBT

Neste ponto há outro problema que terá de ser solucionado pela produção: o público de Poliana Moça. As Aventuras de Poliana era uma novela basicamente infantil, no máximo pré-adolescente, mas agora a nova temporada tratará de problemas mais voltados para o público juvenil. Embora não seja uma Malhação do SBT, passa longe de ter como público alvo as crianças de 7 ou 8 anos.

Se o elenco cresceu, é bem verdade que neste meio tempo, parte do público também cresceu, por isso a aposta será em levar para frente da TV quem já era fã de As Aventuras de Poliana, num movimento semelhante ao que produções americanas, como Stranger Things faz. O público cresce e o drama da história vai se moldando a esse telespectador envelhecido. Essa será a aposta.

Mas é impossível saber se o pré-adolescente irá querer ficar diante da TV acompanhando a saga de Poliana Moça. O SBT tem, nas redes sociais, uma base de fã alta, que são as crianças. Difícil dizer que elas irão se adaptar à novela, mesmo tendo os atores principais como seus ídolos.  

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado