Nada feliz

O fim de Maria Marta em Império: viúva, solitária e convivendo com Isis

Megera vai passar por verdadeira tragédia no último capítulo, mas não perderá a pose


Lilia Cabral como Maria Marta em cena da novela Império, em reprise na Globo
Em Império, Maria Marta fica arrasada com morte do Comendador e prisão do filho predileto, José Pedro - Foto: Reprodução/Globo

Em Império, o destino reserva muitas surpresas para Maria Marta (Lilia Cabral). No fim da novela escrita por Aguinaldo Silva, a aristocrata perde o marido e o namorado, já que José Alfredo (Alexandre Nero) e Maurílio (Carmo Dalla Vecchia) morrem em um embate sangrento. Solitária, ela segue controlando a família com mãos de ferro.

Até o fim de Império, o Comendador não terá tomado uma decisão definitiva sobre com quem pretende ficar. Assim, Maria Marta seguirá dedicando sua vida a odiar Maria Ísis (Marina Ruy Barbosa). Após tanta tragédia na família, ela acaba aceitando conviver com a “sweet child”, que termina a história grávida de José Alfredo.

Confira, a seguir, os detalhes sobre o fim de Maria Marta em Império:

Viúva e sem um novo amor

O fim de Maria Marta em Império: viúva, solitária e convivendo com Isis

Na reta final da novela, Maurílio se revela filho de Silviano (Othon Bastos) e integrante de um plano diabólico para matar o Comendador. Assim como o pai, ele é pau-mandado de José Pedro (Caio Blat), que nutre um ódio doentio pelo genitor e pretende se livrar do todo-poderoso para assumir o comando do Império das Joias.

Os inimigos se enfrentam no último capítulo, quando o filho preferido de Maria Marta sequestra Cristina (Leandra Leal) para atrair o pai ao cativeiro e enfim se ver livre dele. No embate, José Alfredo mata Maurílio, mas poupa a vida do filho, que com uma arma escondida atira no genitor pelas costas. O protagonista morre na hora.

Trégua na guerra contra Maria Isis

O fim de Maria Marta em Império: viúva, solitária e convivendo com Isis

Arrasada com a desgraça que se abateu sobre os Medeiros, Maria Marta surgirá sem chão no velório do marido. Ao se dirigir até o caixão, ela faz um sinal para que todos da família presentes deem as mãos, incluindo Cristina e até Maria Isis, sua arquirrival. De mãos dadas com a amante do falecido, ela mostra que está disposta a conviver bem com ela.

Anos depois, as duas aparecem convivendo em plena harmonia nas festas da joalheria. A ninfeta terá dado à luz o quinto filho do Comendador, que viverá na companhia dos irmãos. Em um documento deixado pelo falecido, ele também coloca a moça como sócia na empresa. Já o posto do todo-poderoso será ocupado por João Lucas (Daniel Rocha).

Ainda intransigente após tragédia familiar

O fim de Maria Marta em Império: viúva, solitária e convivendo com Isis

Mesmo com todo o sofrimento, Maria Marta não perderá a pose. Após a catástrofe causada pela péssima criação dada a José Pedro, com um tratamento diferenciado em relação aos outros herdeiros, ela seguirá fazendo distinção entre os filhos. Nos momentos derradeiros da história, ela continua a rejeitar João Lucas.

Na despedida do Comendador, quando todos se reúnem para jogar as cinzas no Monte Roraima, ela veta a presença do filho mais novo, obrigando o caçula a enfrentar uma jornada para chegar até lá. “Eu sou sua mãe e eu decidi assim. Só vão as quatro mulheres próximas de José Alfredo. O assunto está encerrado”, resume a megera.

Já em sua última cena, ela aparece às voltas com os novos membros da família, os filhos pequenos de João Lucas com Du (Josie Pessoa), e principalmente o fruto da relação entre Amanda (Adriana Birolli) e José Pedro, a essa altura preso por matar o pai. “O meu preferido”, faz questão de destacar a matriarca, na frente de todos.


Fique por dentro dos próximos capítulos de Império e outras produções acessando o canal de Novelas do NaTelinha.

Quer saber mais? Confira o resumo semanal da novela Império de 09/08/2021 a 14/08/2021.

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado