Em queda

Gênesis perde três de cada 10 telespectadores e liga sinal de alerta na Record

Novela vem perdendo público desde que estreou


Cena de Gênesis
Queda de Ibope de Gênesis faz Record monitorar novela - Foto: Reprodução

A audiência de Gênesis vem em baixa e os números já preocupam a cúpula da Record, que acendeu um sinal de alerta no monitoramento diário dos dados de Ibope da trama bíblica, a única inédita da emissora neste momento. Desde a estreia, em 19 de janeiro, o folhetim perdeu cerca de três a cada dez telespectadores que acompanharam a primeira semana da história que acompanha a trajetória do primeiro livro da Bíblia.

Levantamento do NaTelinha mostra que, na primeira semana (de 19 a 22 de janeiro) Gênesis acumulou média de 15,8 pontos, números considerados satisfatórios nos bastidores da Record, que chegou a ficar empolgada com os primeiros resultados da novela. Já na semana passada (entre 29 de março e 02 de abril), a 11ª desde a estreia, os números mostraram 10,8 pontos, segundo dados da Kantar Ibope para a Grande São Paulo, isso representa uma peria de 32%.

E a queda tem sido gradual, mas contínua desde que o folhetim bíblico, cheio de problemas nos bastidores e que teve até troca de autores, estreou na principal faixa do canal ligado à Igreja Universal do Reino de Deus. Desde a primeira semana (entre 19 e 22 de janeiro), em apenas uma ocasião os números semanais cresceram em relação a semana anterior, isso ocorreu entre a sexta e a sétima semana, quando a média saiu de 11,8 para 12,2 pontos, elevação discreta. Nos três blocos semanais consecutivos, a audiência estacionou na média de 12,2 pontos depois de ter caído cinco vezes consecutivas. Agora, já foram duas as quedas novamente, o que mostra que a perda de telespectadores está constante.

Ao se pensar em número de pessoas, os dados mostram como houve fuga de público. Na semana passada, a média de telespectadores que sintonizaram a Record no horário de Gênesis foi de 2.219.000 pessoas. Na semana de estreia do folhetim, a média de paulistanos que assistiram à trama foi de 3.244.957, o que representa a perda de quase um milhão de pessoas com menos de três meses no ar.

Aparentemente, a queda dos números não deverá ficar por aí, já que na atual semana os dados do Ibope mostram que Gênesis segue caindo. Na última segunda-feira (05), a novela marcou apenas 10 pontos, dois a menos do que havia registrado no mesmo dia da semana anterior. Na terça-feira (06), os consolidados mostraram 11 de média, mantendo o desempenho anterior. Nos dois primeiros dias, porém, o recuo já é de 9%.


Record monitora Gênesis

Gênesis perde três de cada 10 telespectadores e liga sinal de alerta na Record

Ao mesmo tempo em que teve de suspender as gravações da novela por causa da pandemia do coronavírus, ainda que a cúpula da emissora fosse contra e até tivesse agendado trabalhos, mesmo no auge da transmissão da Covid-19, a direção da Record passou a monitorar mais de perto os números de Ibope da trama porque quer evitar novas quedas, que colocariam Gênesis com apenas um dígito de audiência.

Nos bastidores, no entanto, o tom é de tranquilidade, principalmente porque a novela bíblica vem garantindo o segundo lugar de audiência com relativa tranquilidade e não ´incomodada pelo SBT. Mas se a cúpula do canal esperava números melhores e chegou a cogitar um fenômeno semelhante ao que aconteceu com Os Dez Mandamentos (2015), com direito a brigar pela liderança, isso já é considerado descartado.

Mesmo assim, a cúpula da Record segue tratando Gênesis como um sucesso e um projeto muito bem sucedido. As tentativas agora serão para manter o público cativo, evitar novas fugas e tentar recuperar parte dos telespectadores que abandonaram a novela desde que ela estreou. Para isso, a emissora irá apostar em maior divulgação, tanto na programação, quanto na internet.

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado